domingo, 16 de outubro de 2022

A aguardada sequela de «O Rapaz do Pijama às Riscas»


John Boyne
é um autor irlandês de inúmeros romances e contos. A sua obra mais famosa, O Rapaz do Pijama às Riscas, que publicou em 2006, vendeu mais de 11 milhões de exemplares em todo o mundo e foi adaptada para o cinema. O seu mais recente livro, Todos os Lugares Desfeitos, é a tão aguardada continuação de O Rapaz do Pijama às Riscas - dezasseis anos depois. Uma edição Porto Editora.


Sinopse
Gretel Fernsby tem 91 anos e vive em Londres há décadas, sempre no mesmo quarteirão de luxo. Leva uma vida confortável e tranquila, apesar do seu passado sombrio. Nunca fala da sua fuga da Alemanha, mais de setenta anos antes. Nunca fala dos anos do pós-guerra, passados em França com a mãe. Sobretudo, nunca fala do pai, o comandante de um dos mais infames campos de concentração nazis.
É então que uma jovem família se muda para o apartamento por baixo do seu, e Gretel acaba por fazer amizade com Henry, o filho do casal, apesar de o seu rosto lhe trazer memórias que ela prefere esquecer. Quando Gretel é confrontada com a escolha entre a sua própria segurança e a de Henry, sabe que está perante a oportunidade de expiar a sua culpa, mesmo que isso a obrigue a revelar os segredos que passou a vida a proteger.
Todos os lugares desfeitos é uma história devastadora e imensamente bela sobre uma mulher marcada por um terrível passado e por um presente onde nunca é tarde para a coragem e para a redenção.

Críticas de imprensa
«John Boyne é um mestre da ficção histórica. É impossível estar preparado para a magnitude e para o impacto emocional deste poderoso romance.» John Irving

Sem comentários: