domingo, 9 de outubro de 2022

Abuso sexual de crianças é o tema de um livro que a Pergaminho lançará em breve


A 13 de Outubro a Pergaminho vai publicar
De Que Falamos Quando Falamos de violência Sexual Contra Crianças, da autoria de Ângelo Fernandes, fundador da Quebrar o Silêncio – a primeira associação portuguesa de apoio especializado para homens e rapazes vítimas e sobreviventes de violência sexual.

«O livro que faltava para famílias e profissionais, resultado de um trabalho, único, na prevenção da violência e abuso sexual contra crianças.» Vânia Beliz (Autora, Psicóloga, Sexóloga e Investigadora em Saúde Infantil)

Texto sinóptico
O Conselho da Europa indica que uma em cada cinco crianças é, foi ou será vítima de violência sexual durante a infância.
O abuso sexual de crianças é um problema com uma dimensão bem mais profunda do que comummente pensamos, mas é tema que permanece tabu e repleto de mitos. Muitas mães e pais acreditam que é algo que só acontece aos outros e que, se os seus filhos fossem vítimas, lhes iriam contar. No entanto, esta crença é falsa. A maioria das crianças não partilha a sua história de abuso sexual, o que transmite a mães, pais e pessoas cuidadoras uma falsa sensação de segurança.
Por ser tabu e por não se falar abertamente deste tema, os abusadores sentem liberdade para chegar às crianças, abusar delas e silenciá-las durante anos. É urgente que mães, pais e pessoas cuidadoras se armem das ferramentas necessárias para a prevenção - ferramentas que este livro vem precisamente oferecer. De Que Falamos Quando Falamos de violência Sexual Contra Crianças ensina-nos a chamar as coisas pelos nomes, a perceber melhor o que é e como acontece a violência sexual contra crianças, e o que podemos fazer para a prevenir. 

Sem comentários: