sábado, 15 de outubro de 2022

«Paisagem Portuguesa», o novo álbum da colecção Livros da Fundação


Paisagem Portuguesa é o novo álbum da colecção Livros da Fundação. Chega às bancas e livrarias a partir de 25 de Outubro.

Texto de apresentação
De Guadramil à praia do Telheiro, de Barrancos ao Corvo, que itinerários podemos seguir? Que paisagens encontramos? Procurámos elementos estruturais do território português, mas também a celeridade das transformações actuais. Sobrepusemos uma quadrícula ao mapa de Portugal e a cada um dos rectângulos atribuímos uma fotografia. São 141 imagens e outros tantos textos em demanda de uma identidade tantas vezes convocada, mas afinal esquiva, multiplicada por muitos imaginários, acontecimentos e ficções. O país é pequeno, antigo e feito de uma única nação. A unidade é um engano ou não seja a serra do Gerês um dos pontos de maior pluviosidade da Europa e a margem esquerda do Guadiana o mais árido. Da gente temos notícias das misturas que houve, no passado, como hoje, os que chegam e os que emigram. A geografia e o tempo vão deixando um mosaico de registos, ora acentuando permanências que se perdem no tempo geológico e na raiz de tradições antigas, ora surpreendendo-nos com novidades do mundo global, muito para além da Taprobana.



Os autores
Entre outras obras, o geógrafo Álvaro Domingues é autor de Paisagens Transgénicas (Museu da Paisagem, 2021), Volta a Portugal (Contraponto, 2017), A Rua da Estrada (Dafne, 2010) e Cidade e Democracia (Argumentum, 2006).
Duarte Belo tem formação em arquitectura. Tem trabalhado sobre nomes relevantes da cultura portuguesa, como Mário de Cesariny, Ruy Belo, Maria Gabriela Llansol ou Miguel Torga. Expõe desde 1987 e participa regularmente em actividades pedagógicas, conferências e mesas redondas. 

Sem comentários: