sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

«O Urso, o Piano e o Concerto da Pequena Ursa», de David Litchfield

Editora: Fábula
Data de publicação: 22-11-2021
N.º de páginas: 40

Um novo álbum infanto-juvenil do premiado ilustrador David Litchfield chegou há poucos dias às livrarias. Trata-se do terceiro e último volume da série 'O Urso e o Piano', cujo título de estreia valeu a este artista o Waterstones Children’s Book Prize para Melhor Livro Ilustrado de 2016.
Um dia, na floresta, um ursinho-pardo encontrou uma coisa que nunca tinha visto: um piano. Após anos a dedicar-se a tocar nesse instrumento, o urso torna-se num hábil e talentoso pianista. Assim, ele deixa a floresta para ir para a cidade nova-iorquina, e inicia uma carreira de estrelato tocando para multidões, nos mais prestigiados palcos do mundo.


«Mas à medida que o tempo passava e o urso envelhecia, as coisas mudaram.»

Após alguns anos de fama, o urso fica desmotivado, porque se apercebe que menos público vai assistir às suas interpretações, e que os aplausos são cada vez mais escassos.

«Então, um dia, o urso decidiu ir para casa. E, desta vez, para sempre.»

Ele regressa à floresta, às suas raízes, e a sua vida prossegue. Com o nascimento da sua filha, o pianista ganha um novo ânimo. A ursa vai crescendo e um dia encontra na floresta uma coisa que nunca tinha visto… Será a pequena ursa capaz de incentivar o pai a voltar para os palcos?

«O urso não imaginava o quanto, com a sua música, tinha tocado e inspirado tantos animais a seguirem os seus sonhos.»

Com uma linda narrativa visual e uma mensagem intemporal, O Urso, o Piano e o Concerto da Pequena Ursa é uma história inspiradora que nos transmite a mensagem de que a boa amizade, tal como uma boa música, dura uma vida inteira.
Com ilustrações dinâmicas e deslumbrantes, David Litchfield (que ilustrou o livro Depois da Chuva, Vem o Arco-Íris, que é publicado no dia de hoje pela editora Jacarandá) fecha com denodo uma trilogia que vai ficar por muito tempo no imaginário de crianças e adultos de todas as idades.

Sem comentários: