quarta-feira, 30 de setembro de 2020

PACTOR publica «A Psicologia da Pandemia»

Em conjunto, os psicólogos Mauro Paulino e Rodrigo Dumas-Diniz assinam a coordenação do livro A Psicologia da Pandemia, editado pela PACTOR. Esta obra, que vem preencher uma lacuna importante na literatura nacional, sobretudo a propósito da COVID-19, é reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Contribuíram para este livro 30 autores, entre eles psicólogos, médicos, sociólogos e advogados.

Sinopse
É inegável que as pandemias representam uma ameaça à saúde pública e o ano de 2020 marcou um momento histórico que será sempre estudado e recordado, provando que o mundo não estava preparado para múltiplas alterações provocadas pelo impacto de uma pandemia como a COVID-19.
A obra aborda tópicos urgentes e aponta importantes orientações futuras que podem servir de aprendizagem na gestão de novas pandemias. Aqui, o leitor encontrará o contributo de profissionais das mais diversas áreas, entre as quais a Medicina, a Enfermagem, a Sociologia, o Serviço Social, o Direito e, em particular, a Psicologia, podendo contar com o enfoque mais atual e consistente que o conhecimento científico, por agora, permite. Uma obra destinada a todos os que procuram mais informações credíveis sobre os impactos, bem como as reações emocionais e comportamentais, decorrentes da pandemia.

Neste livro, destacam-se as questões incontornáveis de uma pandemia que inquieta todos os cidadãos e os impactos na esfera económica, laboral, legal, pedagógica, pediátrica e religiosa.
«Um vírus veio lembrar-nos da nossa fragilidade, revolucionar cada recanto da nossa existência. Mas veio também dizer-nos da força de que somos capazes e revelar aqueles que verdadeiramente nos salvam. São os heróis anónimos que, nos serviços de saúde, nos prendem à vida. São os que pertencem à academia, aos laboratórios, aos centros de investigação de vacinas. São os que olham para o lado mais profundo e oculto de nós, que procuram descodificar a mente no momento mais adverso das nossas vidas e sobre a qual falta saber tanto.»
Bento Rodrigues
, jornalista da SIC, in prefácio
«Este livro permite-nos pensar a nossa história e refletir sobre o ponto em que estamos e para o qual podemos e devemos caminhar. Pleno de oportunidade e propósito, pensa a pandemia nas suas consequências múltiplas (…), surge num momento de maior reconhecimento da Psicologia e da importância da promoção da saúde psicológica e mental para o bem-estar.»
Tiago Pereira, Coordenador do Gabinete de Crise COVID-19 da OPP, in posfácio

Sem comentários: