quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Está quase a chegar «Consentimento», o livro que desde o início deste ano tem abalado a sociedade francesa

Le Consentement é o livro que tem causado muita celeuma em França, desde a sua publicação no início de Janeiro deste ano. A obra, uma espécie de romance autobiográfico, foi escrita pela editora, escritora e cineasta parisiense Vanessa Springora. No livro, a publicar em Portugal no final deste mês pela Alfaguara, com tradução assinada por Tânia Ganho, a francesa de 48 anos conta como viveu uma relação amorosa com Gabriel Matzneff (um reputado e premiado escritor francês) quando era menor de idade.
O livro-testemunho incendiou e comoveu a sociedade francesa e levou o Ministério Público de Paris a abrir uma investigação preliminar a Gabriel Matzneff, actualmente com 84 anos, por «violações cometidas contra menores».

Consentimento é uma história de amor e perversão, de vítimas e predadores. «Um testemunho lúcido e arrepiante, [...] um livro corajoso e poderoso.» Léonard Billot, Les Inrockuptibles
 
Paris, meados da década de 80: a jovem V. procura nas páginas dos livros algo que preencha o vazio de afecto deixado pelo divórcio dos pais. Com treze anos, num jantar, conhece G., escritor, figura da elite intelectual parisiense, semblante de monge budista e olhos de um azul sobrenatural.
Desconhece a reputação sulfurosa de que o escritor de cinquenta anos goza e desde o primeiro olhar é conquistada pelo magnetismo daquele homem, pelos olhares que lhe dedica. Depois de um meticuloso cortejo de algumas semanas, V. entrega-se a G. de corpo e alma.


Sem comentários: