segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Dois novos títulos enriquecem a coleção 'Dois Mundos' da Editora Livros do Brasil


Escrito com uma clareza acutilante, O Acontecimento é um romance poderoso sobre sofrimento, justiça e a condição feminina. Escrito pela francesa Annie Ernaux (n. 1940) em 1999, foi adaptado ao cinema em 2021 por Audrey Diwan, num filme vencedor do Leão de Ouro em Veneza.

Texto de apresentação
Uma jovem de 23 anos, estudante universitária brilhante, descobre que está grávida. Tomada pela vergonha, consciente de que aquela gravidez representará um falhanço social para si e para a sua família, sabe que não poderá ter aquela criança. Mas, na França de 1963, o aborto é ilegal e não existe ninguém a quem possa acorrer. Quarenta anos mais tarde, as memórias daquele acontecimento continuam presentes, num trauma impossível de ultrapassar e cujas sombras se estendem para além da história individual.



Cristo Parou em Eboli é considerada a obra-prima de Carlo Levi (1902-1975), adaptada ao cinema e estudada nas escolas italianas. Jacinto Lucas Pires assina a nova tradução portuguesa deste livro do escritor italiano, que nas palavras de Jean-Paul Sartre: «Em Levi, tudo se harmoniza, tudo se encaixa.» Salientar que há mais de seis décadas Cristo Parou em Eboli estava indisponível na rede livreira portuguesa. 

Texto de apresentação

Pequeno conjunto de casinhas empilhadas sobre um precipício de argila branca, Gagliano surge aos olhos de Carlo Levi, naquela tarde de agosto de 1935, como uma terra às portas da civilização, da História, da humanidade. «Nós não somos cristãos», dizem os seus habitantes. «Cristo parou em Eboli.» Foi para esta localidade, na região empobrecida e isolada da Lucânia, no sul de Itália, que o médico, pintor e escritor se viu enviado para confinamento por oposição ao regime fascista de Benito Mussolini. Durante os cerca de dez meses que ali viveu, Levi refletiu sobre aquela paisagem, as suas gentes e a sua resignação à pobreza, à ruralidade, à perpetuação das crenças dos antepassados. Em 1945, publicou o testemunho desta experiência, uma narrativa envolvente na qual se mistura ficção, memória, registo sociológico, ensaio e literatura de viagem.

Sem comentários: