domingo, 11 de setembro de 2022

«O Nosso Irmão», um romance tocante da escritora francesa Clara Dupont-Monod

Um romance tocante e delicado. O Nosso Irmão é uma novidades preparadas pela Editorial Presença para a rentrée literária - chega às livrarias a 21 deste mês. Clara Dupont-Monod, a autora, é uma jornalista francesa premiada com o Prix Femina em 2021. É da sua autoria o romance A Loucura do Rei Marco (Difel, 2002).

Elogios da imprensa
«Intenso e tão vivo, este é um romance delicado - e o mais tocante da rentrée literária.» Le Parisien

«Um romance de uma vitalidade selvagem, onde os lugares, as personagens e a linguagem são protagonistas, escrito por quem transformou a perda, primeiro, em lugar de paz, e, depois, num tesouro.» Elle
Sinopse
Havia uma família - pai, mãe e irmãos. Depois, nesse microclima único e irrepetível - como são todas as famílias -, nasceu um menino. Uma criança de olhos bem negros, que se perdem no vazio; uma criança sempre deitada, com bochechas rosadas e pernas translúcidas, nas quais se veem pequenas veias azuis; um bebé com um o de voz puro e feliz, pés arqueados e palato elevado - um bebé eterno, uma criança inadaptada que traça uma linha invisível entre a família e o resto do mundo.
Esta é a história de uma família: da que existia antes; da que se confronta com um bebé que descobrem diferente; da família que parece ir desabar e depois se transforma e reconstrói, lenta, dolorosa e amorosamente em redor de uma criança; da família que se adapta ao que cada um sente, na pele, no corpo, na alma; e da família que ca, depois daquele menino, que criou um laço inquebrantável, entre irmãos, para sempre.
Esta é a história desse menino pelos olhos dos três irmãos: do mais velho, que o adora e protege; da irmã do meio, que se revolta e quer proteger a família; e do mais novo, que reconcilia as três vozes e une as histórias de O Nosso Irmão.

Sem comentários: