quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Alberto Miranda, especialista em famílias reais, publica biografia da Rainha Elizabeth II

Do mesmo autor de As Dez Monarquias da Europa (Ed. Casa das Letras, 2022), chega às livrarias a 27 deste mês Isabel II - Rainha e Mulher. Nesta obra biográfica, Alberto Miranda - jornalista e comentador, especializado em famílias reais - aborda a vida pública e o universo íntimo da Rainha que faleceu no passado dia 8.

Sinopse
Rainha à escala planetária, símbolo para toda a humanidade, conhecida nos quatro cantos do planeta, Isabel II é um verdadeiro ícone dos séculos XX e XXI.
A vida oficial da rainha é pública e amplamente mediatizada, mas a sua vida privada foi sempre um verdadeiro mistério. É o mergulho nesse mistério que este livro pretende e se propõe.
Como encarou o passar dos anos? Como preparou a sua sucessão? Qual o seu papel na união dos Windsor e nos elementos desestabilizadores da sua família?
Além das suas responsabilidades como soberana e chefe da Igreja Anglicana, quais os seus gostos, os seus hobbies, comidas, roupas e joias? Qual a relação com as suas casas privadas?
Estas e outras perguntas serão respondidas através da investigação cuidada de Alberto Miranda, suportada nos relatos de próximos e de especialistas que com ela privaram ou tiveram uma relação directa.
Neste livro, o primeiro escrito em português inteiramente dedicado à Rainha, os seus 96 anos de vida e 70 de reinado são analisados numa perspetiva temática, cuja narração, plena de detalhes e curiosidades, não obedece necessariamente à cronologia.

Sem comentários: