quinta-feira, 8 de setembro de 2022

A biografia da Rainha Isabel II (1926-2022)

No dia em que morreu a Rainha Isabel II, relembro a biografia da monarca britânica nascida em 1926, da autoria de Marc Roche, obra publicada em Portugal pela Editorial Presença.

Sinopse
A rainha Isabel II é a mais conhecida e reconhecida figura da monarquia na atualidade. Emblemática, firme e elegante, a rainha atinge hoje níveis de popularidade que extravasam género, raça, credo ou nacionalidade. Apesar disso, no ano em que celebra o Jubileu de Platina, pouco sabemos do seu lado mais privado. Quem é, afinal, esta mulher que tem governado Inglaterra e influenciado o destino do mundo nos últimos setenta anos?
Partindo das conversas que teve com a rainha Isabel II, e também com altos funcionários do Palácio de Buckingham, Marc Roche mostra-nos como uma jovem frágil e tímida, que subiu ao trono em 1952, quase sem preparação, conseguiu, ao longo do mais extenso reinado britânico, manter o seu prestígio pessoal e afirmar, como poucos monarcas, a solidez da Coroa britânica.
Mas vemos ainda mais. Nestas páginas, entramos no Palácio de Buckingham, vamos até Balmoral e passamos por Windsor, para descobrir a menina princesa, a noiva de Filipe Mountbatten, a irmã de Margarida e a sogra de Diana, a avó de William e Harry, a mãe de Carlos e a mulher que reinou nos últimos anos de Winston Churchill.
Descobrimos, afinal, uma mulher de carne e osso, como nós, mas que se tornou dona, por graça divina e por força própria, de um destino absolutamente excecional.

Outro livro que pode interessar: Os Dias Portugueses de Isabel II.

Sem comentários: