terça-feira, 20 de setembro de 2022

Novidade das Edições Sílabo: «Psicoterapia – A Cura pelo Diálogo»


Psicoterapia – A Cura pelo Diálogo é o primeiro título de uma nova coleção das Edições Sílabo: PSIU! Uma coleção de pequenos ensaios que chama os leitores para os temas da psicologia. Com base científica atual, aposta na divulgação do saber psicológico para todos os públicos.

Sinopse
O que é a psicoterapia? Do que trata?
Quando se deve procurar a psicoterapia?
Que orientações teóricas guiam as intervenções psicoterapêuticas?
A que práticas recorre?
A psicoterapia é uma intervenção eficaz respeitadora da complexidade humana?
Como funciona?
Que investigações sustentam a psicoterapia como uma prática baseada em evidência?
Dirigido a um público vasto, este livro responde a estas e outras questões que caraterizam os conhecimentos e as práticas da psicoterapia moderna.

«Além de útil, este livro é oportuno já que permite que um público leigo, mas atento, perceba porque pode e deve recorrer a uma psicoterapia, que não é apenas uma conversa como muitas outras, mas uma efetiva cura pelo diálogo.» Isabel Leal, psicóloga e psicoterapeuta, autora, co-autora e organizadora de diversos livros, entre os quais Psicoterapias (Pactor, 2018)


O autor
David Dias Neto é Licenciado em Psicologia na Universidade de Lisboa, em 2002, tendo realizado estágio profissional e exercido subsequentemente no antigo Hospital Júlio de Matos. Neste contexto teve a oportunidade de trabalhar, entre outros, em internamento psiquiátrico, ambulatório e em núcleo de intervenção comunitária. No serviço de psicoterapia comportamental participou na Consulta de Stress Traumático e nos grupos de stress de guerra. Durante este período termina a formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva e o mestrado em Stress e Bem-Estar.
Em 2007 sai do Hospital para fazer doutoramento em Psicologia Clínica, que termina em 2011. Entre 2011 e 2016 fez parte da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sendo subsequentemente presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde até 2020.
Atualmente é professor auxiliar no ISPA – Instituto Universitário – e investigador da unidade de investigação APPsyCI, onde leciona e investiga nas áreas da psicologia clínica e da saúde e psicoterapia. A par desta atividade, exerce ainda como psicoterapeuta e dá formação.

Outra novidade da Sílabo: Código do Trabalho (9.ª edição)

Sem comentários: