sábado, 28 de fevereiro de 2015

«Um Homem e o Seu Cão», de Thomas Mann

Editora: Bertrand
Data Publicação: 06/02/2015
N.º de Páginas: 120

Foram vários os escritores que escreveram sobre, ou inspiraram-se, em seus fiéis e admiráveis animais de estimação: Doris Lessing nunca escondeu a sua paixão por gatos e escreveu sobre os felinos no livro Gatos e Mais Gatos; os cães, para Anton Tchekhov, eram «grandes pessoas»; já Clarice Lispector confessou que «nenhum ser humano me deu jamais a sensação de ser tão totalmente amada»; em suas crises depressivas Virginia Woolf buscava reconforto emocional num cocker spaniel que nunca saía do seu redor, aquando desses momentos de angústia. Também o autor de A Montanha Mágica dedicou um livro a descrever a sua relacção de companheirismo e afeição com um perdigueiro alemão chamado Bauschan.
Um Homem e o Seu Cão foi escrito em 1918 e é o retrato de uma amizade, entre um animal de estimação e o seu dono, construída muito aos poucos, com desconfianças por parte de ambos, enquanto iam se apercebendo da índole um do outro. Tendo como pano de fundo Bad Tölz, cidade alemã localizada na Baviera, onde Thomas Mann possuía uma casa à beira rio, ao longo de cinco capítulos o escritor, então com 57 anos de idade, vai dando a conhecer ao leitor os últimos dois anos da sua vida, passados desde que Bauschan veio ter às suas mãos, era então um cãozinho de seis meses, muito medroso e afoito pela comida, de tanto que dela nesses primeiros meses de vida estivera privado.
Com um novo dono, um novo habitat onde predomina grandes áreas de vegetação e montanhas, com uma natureza aquática (rios, lagos, riachos) diversificada e mesmo ao redor, com passeios regulares ao longo da pradaria circundante, surge um novo Bauschan, com hábitos saudáveis e carácter mais forte. Esta nova compleição e robustez ganhas por este cão é relatada por Thomas, quando o canino é internado numa clínica veterinária, inesperadamente, superando com ânimo e resiliência uma doença de perda de sangue. Mann, nesses dias em que fica separado do seu cão, confessa ter ficado surpreso consigo próprio, dado o surgimento repentino de uma profunda solidão, pela ausência do seu fiel amigo. É essa constatação de apego, de anseio pela vida de um outro ser que ajuda o escritor a chegar a uma nova compreensão da natureza humana, do amor e da humanidade em toda a sua complexidade.
A escrita de Thomas Mann nesta obra revela-se analítica, descritiva em pormenores que fazem o leitor visualizar e sentir estar a acompanhar os protagonistas pelos seus passeios e desfrutar da quietude dos sons dos pássaros, que o autor que é considerado um dos maiores romancistas do século XX, utilizando a escrita transmite. Um livro ideal para os leitores que têm ou já tiveram animais de estimação.
Publicado pela Bertrand Editora e traduzido do alemão por Sara Seruya, Um Homem e o Seu Cão foi dado à estampa originalmente em Munique, em 1919, dez anos antes de Mann ser agraciado com o Nobel de Literatura, sob o título Herr und Hund - Ein Idyll, numa edição exclusiva de 120 exemplares numerados e assinados pelo autor. No início da década de 1960 teve a sua primeira publicação em Portugal (O Cão e o Dono, Editorial Inquérito), cuja tradução esteve a cargo de João Gaspar Simões.

(Esta informação não consta neste livro mas da entrada do diário de Thomas Mann de 16 de Janeiro de 1920, que revela Bauschan não ter resistido a uma cinomose. Foram cerca de quatro anos o tempo que o cão esteve com o autor.)


Amor, Silêncios e Tempestades, num jardim, aqui, no Funchal

Porque a vida é feita de Amor, Silêncios e Tempestades










sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

«The Girl On The Train» é o livro mais vendido nos Estados Unidos e será publicado em Junho em Portugal

The Girl On The Train, da autora britânica Paula Hawkins, é o livro mais vendido nos EUA e em Inglaterra e chegará a Portugal em Junho deste ano, sob o título A Rapariga no Comboio. A edição portuguesa deste thriller psicológico estará a cargo da Topseller, uma das chancelas do Grupo 20l20.

Publicado em Janeiro, este livro de estreia saltou de imediato para o primeiro lugar dos livros mais vendidos nos EUA (Hardcover) e, cinco semanas depois, mantém-se o livro mais apetecível em Terras do Tio Sam (Publisher’s Weekly).



No início de Março é publicado pela editora Matéria Prima o livro «Segredos de Estado»


Segredos de Estado
de Luís Reis Pires com Nuno Martins

N.º páginas: 256
Editora: Matéria Prima
Data publicação: 04/03/2015

Sinopse
Fique realmente a saber o que aconteceu:
- As conversas à porta fechada entre ministros e parceiros de coligação;
- Os pormenores da crise política entre Paulo Portas e Pedro Passos Coelho;
- Os choques frontais e a relação tortuosa entre a Troika e Paulo Portas;
- Como António Mexia fez cair um secretário de Estado;
- Quem segurou Passos Coelho no Governo em momentos críticos;
- As guerras com os jornalistas.


QUANTO MENOS NOS CONTAM, MAIS QUEREMOS SABER.


Dois livros para quem quer conhecer - e pôr em prática - a Dieta do Cholocate!

A Dieta do Chocolate Negro
de Will Clower

Páginas: 264    
Editora: Matéria Prima
Sinopse
Descoberta científicas recentes mostram que o chocolate negro e o cacau é um importante aliado na perda de peso e na manutenção de uma saúde equilibrada. Estão prontos para o desafio? Perca 5 kg num mês com a ajuda de dezenas de receitas.



Dieta do Chocolate
de Alexandre Fernandes

Páginas: 200   
Editora: Planeta Editora
Sinopse
A Dieta mais aguardada pelos muitos "dependentes" do chocolate, feita pelo nutricionista Alexandre Fernandes.
Contém plano completo para 21dias, para homens e mulheres - porque homens e mulheres têm diferentes necessidades nutricionais e uma boa dieta unissexo é coisa que não existe.


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Livro sobre lições de liderança do Papa Francisco, para crentes, ateus ou agnósticos

Papa Francisco - As Lições de Liderança
de Arménio Rego e Miguel Pina e Cunha
N.º de páginas: 168   Edição: Edições Sílabo   Data de publicação: Fev. 2015
Sobre o livro
As experiências de vida, a ação, as virtudes e os «pecados» do Papa Francisco são fontes de aprendizagem para quem pretende desenvolver-se como líder, na vida empresarial ou noutros tipos de organizações. Este livro explica porquê e discute dezoito importantes lições de liderança, entre as quais as seguintes:

• O poder importa (tanto quanto o modo como é usado) e deve «casar» com a humildade.
• Ser amável não implica ser piegas.
• Os atos e os gestos simbólicos comunicam mais do que as palavras.
• O contexto atrai os líderes – e também os «faz».
• Os liderados devem ser tratados como adultos.
• O humor e a alegria são coisas muito sérias.
• A liderança é uma maratona.
• «O poder autêntico é serviço». 
O livro interessa a crentes, ateus ou agnósticos interessados em aprofundar a compreensão dos fenómenos da liderança e o potencial da mesma para a construção de um mundo mais sustentável.
«Explanamos as principais etapas da vida do Papa Francisco, damos conta das controvérsias associadas à sua liderança, sobretudo enquanto Superior Provincial dos jesuítas na Argentina. Sublinhamos as razões que o transformaram no «Bispo dos pobres» e discutimos o contexto que o catapultou para a liderança da Igreja Católica. Explanamos ainda o seu perfil de liderança e o potencial transformador a ele associado. Discutimos como o discurso crítico de Francisco sobre o sistema capitalista atual está alinhado com o criticismo que, em vários quadrantes não religiosos, tem sido tecido sobre o mesmo sistema. No último capítulo, extraímos lições de liderança. São notas sobre o que os líderes, atuais ou potenciais, podem aprender com Francisco, a sua liderança e as circunstâncias em que a mesma é exercida.» in Introdução (p. 19)

Capítulos:
Cap. 1 - Vocação: medicina da alma
Cap. 2 - Do conservadorismo à modernização
Cap. 3 - A controvérsia e a metamorfose
Cap. 4 - As circunstâncias fazendo a liderança fazendo as circunstâncias
Cap. 5 - Um reformista paradoxal?
Cap. 6 - Um pé no acelerador, outro no travão
Cap. 7 - O «efeito Francisco» e a regeneração do capitalismo
Cap. 8 - Lições de liderança
Outras novidades do mês da Sílabo:

Infinito + 1: Uma jornada de (re)descoberta da matemática à boleia do mundo em que vivemos, de Luís M. Aires

Informática e Tecnologias da Informação, de Paulo Francisco António

Trabalho e Segurança Social, de Glória Rebelo
 

Master Quiz by LeYa traz a cultura geral aos jogos casuais do MEO

Na senda do sucesso que têm atingido os jogos casuais no MEO Interativo, a plataforma de TV da PT Portugal acaba de lançar mais um título, desta vez em parceria com a LeYa.

O Master Quiz by LeYa é um jogo exclusivo de cultura geral para ser jogado na MEO Box, recorrendo apenas ao comando da mesma. Este jogo promete ser um verdadeiro quebra-cabeças para centenas de milhares de clientes MEO que diariamente se divertem com os jogos casuais, a partir das suas casas, e que competem para figurar nos rankings dos mais diversos jogos que o MEO oferece.

Este jogo casual, muito ao estilo do popular “Quem quer ser Milionário”, desafia um ou vários jogadores a responder a perguntas de cultura geral, de categorias tão diversas como Literatura, História, Geografia, Artes e Música, havendo também uma categoria “Geral”, onde se encontram perguntas sobre os outros cinco temas. O jogo apresenta a chancela LeYa, assegurando assim a originalidade e qualidade das perguntas propostas aos jogadores, perguntas criadas de raiz por uma equipa de editores da área escolar e das edições gerais do grupo editorial.

O Master Quiz by LeYa é um jogo exclusivo MEO e está disponível gratuitamente no MEO Interativo para todos os clientes M EO ADSL e MEO Fibra com MEOBox. Para aceder ao Master Quiz basta clicar no botão azul do comando MEO, escolher a categoria Jogos e selecionar Master Quiz by LeYa. Podem jogar até 4 jogadores na mesma box, aumentando assim o divertimento e levando o entretenimento a toda a família ou amigos.

O desenvolvimento de jogos casuais, disponíveis no MEO Interativo, vem na sequência do sucesso comprovado que este estilo de jogos tem tido junto dos clientes MEO. Estes jogos, mais simples que os jogos de consola que o MEO também disponibiliza nas suas boxes, têm atingido números relevantes. Exemplo disso é o jogo Flappy Plane, que conta com mais de 400 mil visitas e mais de 10 milhões de sessões, desde o seu lançamento.
De salientar que em 2014, o MEO lançou 9 novos jogos casuais e o portfolio total conta já com mais de 28 milhões de sessões de Jogos. Jogos Exclusivos, desenvolvidos em parceria com marcas fortes como a Panda, Nutri-Ventures, Max Adventures, ZeroZero e, agora, com a LeYa, têm-se revelado excelentes apostas e formas inovadoras e diferenciadoras das marcas comunicarem com os seus seguidores.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Novidade da editora Arena: «A Enzima Prodigiosa 2», da autoria do médico japonês Hiromi Shinya

A Enzima Prodigiosa 2
de Hiromi Shinya
Sinopse
Mude pequenos hábitos hoje e ganhe uma nova vida.
Na Enzima Prodigiosa, o Dr. Hiromi Shinya oferecia aos leitores um tratamento comprovado em centenas de pacientes que foi modificando ao longo da sua carreira - mais de 50 anos como profissional de medicina -, e que consistia na geração corporal de uma enzima vital a qual chamou "enzima prodigiosa": a chave para uma vida longa e saudável. Dedicou a sua obra a explicar o seu funcionamento e por que é tão importante nos seres humanos, num livro que já conquistou mais de 2 milhões de leitores em todo o mundo.

Após o sucesso obtido com A Enzima Prodigiosa e movido pela necessidade de seguir explicando os detalhes de um método que está a revolucionar o mundo da saúde e melhorou a vida de milhares de pessoas, o Dr. Hiromi Shinya regressa ao panorama editorial para insistir que a chave para saúde está em nós próprios. A Enzima Prodigiosa 2 aporta novos hábitos saudáveis para incluir no nosso dia-a-dia e assim obter a vitalidade e a saúde da juventude em todas as etapas da vida.

Com a leitura desta obra ficará a saber:
-Quais os alimentos que aceleram o envelhecimento e quais o previnem.
-Por que é que os primeiros signos de envelhecimento se mostram na pele.
-Que a falta de água pode provocar cancro.
-Que a cafeína acelera o envelhecimento.
-Que fumar desidrata.
-Que dormir não só serve para dar descanso ao cérebro.
-Que os melhores alimentos para os intestinos o são também para o cérebro.
-Que o envelhecimento é a prova mais clara da diminuição das nossas enzimas.
-Que o sexo é o segredo para se manter sempre jovem.
-Que nunca é tarde e que é preciso ser feliz, rir, cantar, dançar,… para ter uma longa vida saudável e plena.

O autor
O Dr. Hiromi Shinya, médico japonês, é célebre pelos progressos feitos no campo da cirurgia colonoscópica, tendo realizado a primeira cirurgia ao cólon sem incisão abdominal. É médico dos membros da família real e de altos funcionários do governo japonês. Dirige a Unidade de Endoscopia Cirúrgica do prestigiado Centro Médico Beth Israel, em Nova Iorque, é professor de Cirurgia Clínica na Faculdade de Medicina Albert Einstein, na mesma cidade, e é orador em conferências internacionais.
Com 73 anos, depois de quatro décadas de experiência, continua a exercer actividade clínica, tanto nos Estados Unidos da América como no Japão.
É autor dos bestsellers A Enzima Prodigiosa (Arena, Janeiro 2014) e A Enzima Para Rejuvenescer (Arena, Agosto 2014).

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A 6 de Março é lançado «Nocturno Chileno», romance de Roberto Chileno que segundo Susan Sontag está "destinado a ocupar para sempre um lugar na literatura universal"

Noturno Chileno
de Roberto Bolaño

Género: Ficção
Tradução: Rui Lagartinho e Sofia Castro Rodrigues
N.º de páginas: 136
Edição: Quetzal Editores

«Um escritor extraordinário, um romance – possivelmente o seu melhor romance – inteligente, intenso, misterioso, poético e verdadeiro, que surge do mais profundo das contradições humanas.»
La Vanguardia

«Uma maravilhosa torrente de emoção, uma meditação histórica brilhante, uma fantasia que nos cativa. Noturno Chileno é um desses raros e autênticos prodígios: um romance contemporâneo, destinado a ocupar para sempre um lugar na literatura universal.»
Susan Sontag

Um romance imprescindível e arrepiante em que o talento de Bolaño brilha em todo o seu esplendor.

Sinopse
O chileno Sebastián Urrutia Lacroix, padre e crítico literário, membro da Opus Dei e poeta medíocre, rememora alto numa única noite de muita febre os momentos mais importantes da sua vida, convencido de que vai morrer. Assim, aparecem no romance os sinistros senhores Oido e Odeim (anagramas de «ódio» e «medo») – que o recrutam para dar aulas de marxismo ao general Pinochet –, Ernst Jünger, as festas de María Canales, uma mulher misteriosa em cuja mansão se reúne a nata da cultura chilena em serões artísticos, ao mesmo tempo que na cave, que nenhum dos hóspedes conhece, se desenrolam acontecimentos dignos de filme de um terror – e que nas avenidas de Santiago impera o recolher obrigatório.

«Conversas Com o Universo» é uma das novidades da editora Sinais de Fogo

Conversas com o Universo
Como o mundo fala connosco
de Simran Singh

Páginas: 344
Sinopse
Consegue perceber a mensagem? Aprendeu a ouvir, para poder receber a mensagem? Se não o fizer, quando o Universo comunica, estará a perder muita da riqueza e da beleza dessa experiência. Simran Singh conduziu o trabalho da sua vida para nos ajudar a ter consciência desta linguagem e partilha os seus conhecimentos nesta obra. Uma vez que estamos constantemente a receber avisos e sinais do Universo, podemos desenvolver o vocabulário para processar essas mensagens de forma adequada. Dominar esta capacidade é como ganhar um novo sentido, como uma segunda visão. Sem ela, tacteamos na escuridão.
Simran Singh defende a expansão da nossa consciência para os avisos que o Universo coloca claramente à nossa frente para nos guiar em direcção ao caminho certo. Quando abrirmos as nossas mentes, poderemos embarcar numa viagem espiritual milagrosa.
Índice
Parte 1 - As Bases da Linguagem Universal
Parte 2 - Os Componentes da Linguagem Universal
Parte 3 - A integração da Linguagem Universal
Parte 4 - A Alma da Linguagem Universal

Excerto
«O que acontece no exterior está relacionado específica e unicamente consigo. Tudo são mensagens instantâneas do Universo para si, sobre o seu Eu. Em vez de manipular, resolver e controlar o que surge externamente, tem a oportunidade de levar esses dados externos e de os ligar à sua estrutura interna que foi escondida.» (p. 41)
Prémios
Independent Publisher Book Award - Medalha de Ouro, Melhor Livro Mind-Body-Spirit 2014.
Mais informações sobre o livro e a autora: http://www.simran-singh.com/conversations-with-the-universe/



A Mente Imortal
de Ervin Laszlo (com Anthony Peake)

Páginas: 220
Sinopse
Com base num novo paradigma científico em harmonia com a espiritualidade baseada na experiência, Ervin Laszlo e Anthony Peake exploram o modo como a consciência está continuamente presente no cosmos e pode existir sem uma conexão a um organismo vivo. Examinam um corpus crescente de dados científicos que corrobora a continuidade da consciência, incluindo experiências de quase-morte, comunicação após a morte, reencarnação e informação neuro-sensorial recebida em estados alterados.
Os autores explicam como a persistência da consciência depois de abandonar o corpo quer dizer que, em essência, não somos mortais: continuamos a existir mesmo quando o nosso corpo físico já chegou ao fim. Isto relaciona-se de modo exacto com as teorias mais recentes da física, que afirmam que as coisas no nosso plano de tempo e espaço não são intrinsecamente reais, mas sim manifestações de uma dimensão oculta onde existem sob a forma de supercordas, campos de informação e matrizes de energia.
Munidos da prova de que a consciência é básica ao cosmos e imortal no seu reino mais profundo e não visível, Laszlo e Peake revelam o objectivo da consciência: tornar-se visível nos seres humanos para poder continuar sempre a evoluir.
«Um livro a não perder.» Luís Portela
O autor
Ervin Laszlo, filósofo das ciências, ex-director de investigação junto das Nações Unidas e reitor da Academia de Viena; conselheiro especial do director-geral da UNESCO, é mundialmente conhecido pelos seus trabalhos sobre a teoria geral dos sistemas. Em Portugal, além deste mais recente A Mente Imortal (Sinais de Fogo, 2014), tem publicados os livros Ciência e Espiritualidade (Gradiva, 2012), Lagoa dos Murmúrios (Publicações Europa-América, 2000), O 3.º Milénio (Instituto Piaget, 1999), Nas Raízes do Universo (Instituto Piaget, 1994) e Evolução - A Grande Síntese (Instituto Piaget, 1994).


 
As 10 Melhores Técnicas para Vencer a Ansiedade
de Margaret Wehrenberg 

Páginas: 308
Sinopse
25% da população mundial sofre de um de cinco tipos de transtorno de ansiedade: síndrome do pânico, stress pós-traumático, fobia social, fobias específicas e TAG (Transtorno de ansiedade generalizada). Cerca de 1/3 da população dos EUA sofre um ataque de pânico durante a vida; 40 milhões de norte-americanos sofrem de um problema de ansiedade, com 3 vezes mais probabilidades de procurarem ajuda médica e seis vezes mais de serem hospitalizadas.

Alguns efeitos físicos:
- Memória: a concentração é afectada.
- Coração: pode provocar hipertensão e enfartes.
- Fígado: pode desencadear diabetes tipo 2.
- Estômago: gastrite.
- Musculatura: dores nas costas, pernas e ombros.
- Pele: longos períodos de ansiedade podem gerar lesões.

5 formas de alívio:
- Exercício: Fazer exercícios físicos regularmente.
- Desacelerar: Respirar fundo e sem pressa.
- Acalmar a mente: Ouvir as músicas favoritas.
- Conversar: Partilhar as emoções com outras pessoas.
- Boa onda: Procurar manter o bom humor.

As recentes investigações em neurobiologia provam que a ansiedade resulta de problemas específicos na estrutura e no funcionamento do cérebro, o que significa que as pessoas têm maior capacidade para mudarem a forma como este trabalha.
Excertos do livro
 «Vários estudos demonstram que os ataques de pânico súbitos causados pela composição genética de uma pessoa podem ser provocados pelo consumo de cafeína» (p. 74)
«É muito raro que a respiração diafragmática não tenha impacto positivo na redução dos sintomas de pânico.» (p. 102)
«O embaraço é apenas uma sensação. Planeie o que fazer se sentir sinais de embaraço. Repita para si próprio que ser notado não significa ser rejeitado.» (p. 161)


O Segredo das Datas de Nascimento
de Isabelle Biron

Páginas: 224
Sinopse
Sabia que a sua data de nascimento diz muito sobre a sua personalidade?
Segundo diversos astrólogos, profetas e visionários, a vida é uma roda gigante, que gira de acordo com as suas próprias regras e que obedece a uma lei universal, em função de ciclos precisos. É por isso que as pessoas nascidas no mesmo dia, seja em que ano for, ocupam o mesmo ponto neste ciclo da vida e partilham certas características. 

"Somos maiores do que as coisas que nos acontecem" é uma das mensagens do primeiro livro da cantora Rita Guerra


No Meu Canto
de Rita Guerra

Sinopse
Na vida de Rita Guerra há um antes e um depois dos 16 anos. Foi nessa idade que iniciou a sua carreira de enorme sucesso como cantora e foi nessa idade que se casou pela primeira vez.
Ao longo dos anos, o seu percurso continuadamente bem-sucedido, em termos musicais, tem sido acidentado no campo pessoal. Conheceu a desilusão, o medo, a violência. Hoje sabe que é uma vencedora, alguém que aprendeu a dizer «não» e a transformar a raiva e a revolta em energia. E uma inspiração para mais de meio milhão de fãs.
No último ano reencontrou-se. Tranquila não é apenas o nome de uma das canções do seu disco mais recente, é como se sente agora. Também por isso decidiu contar a sua história neste livro. Da infância feliz entre Lisboa e São João do Estoril, com passagem pelos Açores, às «Canções do Século» e outros momentos mágicos; das perdas dolorosas (como a da Mãe e de um irmão) aos encontros felizes com pessoas muito bonitas.
Esta é uma das principais mensagens que nos deixa: somos maiores do que as coisas que nos acontecem e muito mais resistentes do que poderíamos pensar. E ninguém merece que deixemos de acreditar. Sobretudo quando é difícil.
Imagem do vídeo em que a autora vê pela primeira vez o seu livro.
Rita Guerra nasceu em Lisboa, em 1967. Desde muito cedo que a sua paixão pela música foi notória. Gravou dezenas de discos, representou Portugal no Festival da Eurovisão, cantou em dueto com Michael Bolton e Ronald Keating e fez dobragens em vários filmes da Disney. No Casino Estoril, onde esteve durante mais de uma década, participou em vários projectos musicais, de onde se destaca o espectáculo 'As Canções do Século', que a levaram em tournée por Portugal.
A cantora, com mais de 30 anos de carreira, tem três filhos, uma neta e vive junto ao mar onde se inspira para cada espectáculo e todos os desafios da vida.
No Meu Canto (Oficina do Livro, Fev. 2015) é o seu primeiro livro.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Livro destinado para o público infantil, «A Vila das Cores», desmistifica preconceitos

A Vila das Cores
de Bruno Magina (texto) e Carolina Figueira (ilustrações)
Páginas: 36

Sinopse
A Família Violeta veio recordar aos habitantes da vila que, com tantas cores existentes no mundo, não há razões para indiferença ou preconceito. Somos todos diferentes e devemos ser livres de viver como mais gostamos. E é de toda esta diversidade que vem a riqueza.

Em A Vila das Cores é abordado, de uma forma simples e divertida, a homossexualidade, a homofobia e a diversidade de famílias, desmistificando preconceitos e deixando uma mensagem de tolerância e respeito, tanto a crianças como a pessoas adultas.

O livro inclui prefácio de Paulo Côrte-Real (Vice-presidente da Direcção da ILGA Portugal) onde salienta que este «é um livro infantil para todas as famílias – e um verdadeiro conto arco-íris.» 

Neste mês o autor iniciou uma série de apresentações do livro em bibliotecas, escolas e livrarias nacionais. Em Janeiro Bruno Magina esteve na Sic Notícias a falar sobre o livro (assiste aqui).

Receitas vegetarianas para folhear no livro «Cozinhar Com o Coração»


Cozinhar Com o Coração
de Rita Sambado

Receitas vegetarianas para uma vida mais natural, saudável e cheia de energia.

Sinopse
Uma das bases mais importantes numa cozinha vegetariana e energética é o tipo de alimentos que é usado. Ou seja, devemos não só recorrer a alimentos frescos, orgânicos, da época e da região onde habitamos, mas também a determinados alimentos que fazem toda a diferença em termos energéticos.
Com Cozinhar com o Coração (Casa das Letras, 2015) descubra quais os superalimentos a que pode recorrer para reforçar a sua saúde e energia, saiba quais os princípios básicos e os benefícios de comer de forma saudável e experimente um plano detox, sabendo quais os alimentos que deve escolher e utilizar.
Um livro que pretende dar a conhecer que é possível uma alimentação mais saudável para toda a Família, estimulando o prazer que retiramos da comida. É como se fosse uma viagem, uma aventura, que cada alimento quer contar sob o formato de história.
Leonor, a filha mais velha da autora, foi a grande impulsionadora deste projecto e responsável por todas as fotografias do livro.
A autora
Cozinha desde que se conhece e vê a culinária como uma forma extraordinária de expressão e libertação. Gosta de ajudar as pessoas a serem mais saudáveis, a criarem novos processos de confecção e a explorarem as suas sensações através dos alimentos. Nos últimos anos, e fruto da prática da homeopatia e de uma alimentação de base vegetariana, enveredou pelo estudo da vertente mais nutricional e energética da alimentação, com o objectivo de ajudar as pessoas a crescerem e a serem mais saudáveis e felizes através da alimentação.

Chiado Editora publica o 2.º romance do autor Patrique Feijão


O Mundo que Nos Faz, a Nós que Fazemos o Mundo
de Patrique Feijão

Género: Romance
N.º de páginas: 238
Edição: Chiado editora
Colecção: Viagens na Ficção
Data de publicação: 08/02/2015

Texto de apresentação da obra
“O beijo é das melhores coisas desta vida, principalmente quando a entrega a essa troca de movimentos musculares é inteira. Não há redor durante um beijo verdadeiro. Estamos sós, mais nada existe, assim se pára o tempo. Confusões salivares, movimentos musculares, o mais puro de todos os ares que nos confunde a alma como se de uma transfusão espiritual se tratasse. Conspiração interligada, partilha encruzilhada, planetária emoção da transposição de barreiras virtualmente reais, vimos do nada, exactamente o sítio para onde vamos, como se de um ciclo corrupto se tratasse, mas nesta etapa de tão flagrante viagem, são os salpicos de pólen que sobrevivem ao tempo, é o ósculo. És muito mais bonita vista daqui, assim perto de nariz a roçar, peles coladas e pestanas quase enroladas. Lábios enroscados, olhos flamejados, mesmo que encerrados, é uma das formas de voar, como se de liberdade se tratasse. Línguas infiltradas, respirações descoordenadas, mesmo que desafinadas, é assim que uma orquestra celestial se consegue amestrar. É uma prosa poética esse beijo, é o versejo que rima mesmo que não entoe, que harmoniza mesmo que doa, suaviza a luta dos que permanecem em fuga, como se de uma abstracta amálgama de cores se tratasse, não é arte que se descarte, é a mais bonita de todas as formas de arte. É uma prosa poética, esse beijo.”

Excertos
«Há seres mais inconformados que outros. Uns estão bem e deixam-se ficar, outros estão bem e mudam-se, talvez por nunca terem sabido que estavam bem. Uns estão mal e mudam-se, outros estão mal e deixam-se ficar por todas as muitas razões que existem. Depois há os eternamente inconformados, internamente amarfanhados, bem e mal ao mesmo tempo, ou talvez com pequenos intervalos que podem ser de apenas dois dias, ou dois minutos, momentos de escuridão num lugar repleto de luz, em permanente dúvida, principalmente devido as todas as certezas que carregam, e pelas questões infinitas que já tem respostas alcançadas. O que faço aqui? Quem é esta gente? Como vim aqui parar? Quando foi que o meu caminho se desfez ao longo do percurso que já perdi de vista? Mas, afinal, alguém me sabe dizer quem é esta gente e o que fazem aqui à minha volta? Que foi que perdi? Onde foi que me perdi? Tenho de sair daqui. Tenho de sair daqui o mais depressa possível.»

«Há cérebros que se movem tão depressa que nem a dormir se calam, os seus donos nem saberiam explicar qual é a diferença entre estar acordado e a sonhar se o corpo não conhecesse o cansaço. Há cérebros que são uma voz que não se cansa nem fica rouca sempre a conversar com quem o transporta, os seus proprietários não o conseguem controlar. Sair à noite sozinho ajuda, não é pelo divertimento, é mais pelo barulho, as luzes, a confusão dos outros que distrai e, finalmente, se consegue pensar sem ter uma voz interior, como se uma discoteca fosse uma igreja. O pensamento consegue correr a uma velocidade muito superior ao controle que se tem sobre ele mesmo, ele até consegue correr sem consentimento, ele consegue planear e transportar corpos, é difícil de acompanhar tão rápido que é, quase impossível de domar como se fosse um animal selvagem no seu habitat natural, mas, se nos esforçarmos, é possível dominar parte do seu funcionamento e usá-lo para executar trajectos que sirvam para alguma coisa de importante. O que se passa dentro da cabeça de cada ser humano, por mais incompreensível que seja, é o lado mais visível de tudo o que é mágico. Há cérebros tão rápidos que só se entende a sua velocidade quando o despertador já não acorda.»



Para ler mais trechos do livro e colher outras informações, basta seguir a página do autor no Facebook, aqui, visualizar os vídeos que constam na sua página do Youtube, aqui, ou visitar o site http://patriquefeijao.pt.vu/.


O autor
Patrique Feijão nasceu em Paris em 1980, cresceu em Portugal e é cidadão do mundo. É um aprendiz de adulto e eterno perseguidor de sonhos. Dedica-se a viver, a sentir, a partilhar, a viajar, a apaixonar-se e, nos intervalos, escreve.
O mundo que nos faz, a nós que fazemos o mundo é o seu segundo romance, por vezes frio, num discurso frontal, o confronto entre o interior e o exterior é posto em causa através de personagens que vivem em pessoas extraordinárias mas que se vestem com vidas normais.

Outra obra do autor: A vida mais estranha que já tive (Papiro Editora, 2012).

domingo, 22 de fevereiro de 2015

«A Dieta do Paleolítico», o livro que revelou o poder da alimentação revigorante dos nossos antepassados

A Dieta do Paleolítico é um novo conceito que chega agora a Portugal, adaptando ao século XXI os hábitos e os alimentos dos nossos antepassados. O livro A Dieta do Paleolítico, de Loren Cordain, é composto por 352 páginas e é publicado pela editora Lua de Papel.


Perca Peso. Ganhe Saúde. Com os alimentos que conhecemos há milhares de anos.
Sinopse
Durante 2,5 milhões de anos comemos o que a natureza nos dava: peixe, carnes magras, frutos, sementes e vegetais. Éramos magros, atléticos, não tínhamos cancro, doenças auto-imunes ou problemas cardíacos. O nosso corpo, desenhado geneticamente para viver com os alimentos naturais, era impressionantemente elegante e resistente. Até que descobrimos a agricultura e a pecuária. E deitámos tudo a perder.
A Dieta do Paleolítico apresenta-lhe todo um “novo” estilo de vida, que adapta ao século XXI os hábitos e alimentos dos nossos (saudáveis) antepassados. O autor, Dr. Loren Cordain, professor da Universidade de Colorado, é unanimemente reconhecido como o maior especialista nessa área – que estuda há mais de 20 anos.
Quando publicou a primeira edição deste livro, em 2002, a comunidade científica insurgiu-se – como era possível dizer-nos para não beber leite? Ou não consumir cereais? No entanto, os estudos científicos em que Loren Cordain se baseou foram sendo comprovados– a Universidade de Harvard, por exemplo, já baniu o leite da pirâmide alimentar. E entretanto, as pessoas que adotaram o estilo de vida paleolítico emagreceram e viram-se livres das mais diferentes doenças crónicas. Agora chega finalmente a Portugal este clássico revisto, que inclui um plano de arranque de seis semanas, com receitas e exercícios baseados no paleolítico.

www.dietadopaleolitico.pt
O autor
O Dr. Loren Cordain, um dos mais conceituados cientistas no estudo da Medicina Evolucionária, é considerado o maior especialista mundial na dieta do paleolítico, que estuda há mais de duas décadas. É atualmente professor no Departamento de Ciência da Saúde e do Desporto da Universidade de Colorado, e as suas investigações foram debatidas na NBC, New York Times, Wall Street Journal, entre muitos outros órgãos de comunicação social. É autor de vários livros sobre nutrição.