quinta-feira, 31 de agosto de 2023

«Ejacula com Responsabilidade» é o título de um novo livro da Cultura Editora

A 21 de Setembro a Cultura Editora vai lançar
Ejacula com Responsabilidade, da autoria da fundadora do DesignMom.com e da Alt Summit, Gabrielle Blair.

Sinopse
Centrando-se no papel dos homens na gravidez indesejada, Ejacula com Responsabilidade afasta-nos do ciclo destrutivo associado a questões sobre o aborto — Quando começa realmente a vida? Que leis devem regular o corpo das mulheres? — e sugere-nos uma alternativa justa e eficaz para ultrapassar os impasses neste tema.
Divertido e inflexível, este livro apresenta 28 argumentos que encaminham os leitores pelos fundamentos da fertilidade, pelo fardo injusto colocado sobre as mulheres quando se trata de prevenção (são alvo de 90% do mercado de contracetivos), pelos estigmas no controlo de natalidade por parte dos homens (os preservativos tornam o sexo menos prazeroso; as vasectomias são assustadoras) e, por fim, pela evidência de que os homens, cinquenta vezes mais férteis do que as mulheres, encaram toda a problemática de forma pouco responsável.
Num mundo em que um país liderante e desenvolvido como os Estados Unidos da América reentra numa era de proibição ou restrição de práticas abortivas, a ejaculação irresponsável torna-se um problema trágico.

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Novos livros de José Jorge Letria entre as novidades da Glaciar editora

A Glaciar editora já deu a conhecer as suas mais recentes publicações.

Além da obra poética Viver, a primeira antologia em Portugal de Francisco Muñoz Soler, um dos mais celebrados escritores espanhóis contemporâneos, e do livro de ensaios Aquilo que não Havia Acontecia, da tradutora literária italiana Sofia Morabito, a Glaciar apresenta aos leitores mais dois livros de José Jorge Letria - autor, no catálogo da editora, de Mochila, É Tudo uma Questão de Tempo, Nada Ficou por Contar e O Que a Memória Guardou.

O Mundo com Todas as Letras

«A Europa está a viver uma grave situação de guerra, ninguém sabendo como e quando irá resolver-se, por estar a paz ainda muito distante e por pairar sobre o conflito e sobre o mundo a tensão criada pela referência preocupante de Putin ao eventual recurso ao poder nuclear. A Rússia é, com mais de seis mil ogivas, o principal detentor de capacidade destrutiva. Apesar da distância a que estamos da Ucrânia, após dois anos detormento pandémico, aumenta o número das pessoas revoltadas que se interrogam sobre o que irá ser a etapa seguinte.
“A grande finalidade da guerra não é morrer pelo seu país, mas garantir que o canalha do outro lado tenha de morrer pelo seu” – quem o disse foi o general norte-americano George S. Patton, herói sempre problemático da II Guerra Mundial, que morreu vítima de um acidente rodoviário mesmo no final da guerra. Neste momento deve ser esta a perspectiva do Presidente Zelensky, que, vindo do mundo da comédia televisiva, se tornou uma figura encorajadora e heróica para milhões de ucranianos.» - Da crónica 'Tempo de Falar da Guerra'


O Livro dos Contos

Os artigos definidos impõem a canonicidade. Por um lado, fazem reconhecer o corpus seleccionado do Autor: 150 contos, distribuídos por 4 obras publicadas entre 1983 e 2004, 21 anos, tempo de amadurecimento, maioridade, deixando de lado, em especial, os dedicados ao público infantojuvenil. Por outro lado, insinuam o projecto (in)confessado de um LivroBiblioteca, modelo textual ocidental com a Bíblia (O Livro dos Livros) em ponto de fuga, ideário denunciado por um imponderável alinhamento de títulos: O Livro dos Amantes, O Livro Branco da Melancolia, e, para as crianças, O Livro das Rimas Traquinas, O Livro das Boas-Noites, O Livro que Falava com o Vento e Outros Contos, O Livro das receitas malucas, O Livro de Ir à Índia, O Livro do Natal… O Livro dos Contos… é, pois, um livro de maravilhas, de emaravilhamento do leitor arrastado pelo inesperado e insólito de anúnciosindícios-títulos cuja ficção é sempre imprevisível, surpreendente, frustrando expectativas, driblando-as. A vertigem e o fascínio dominam-nos a leitura, crescentes, incontroláveis…

Outra novidade da Glaciar: Mudamos pelo que Fazemos, da autoria do Prof. Doutor Ivandro Soares Monteiro.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Vão ser publicadas biografias de Elon Musk e Roberto Martínez e autobiografias de Britney Spears e Ágata Ruiz de la Prada

Uma cantora norte-americana que há duas décadas era apelidada de 'A Princesa da Pop', cujos seus dois primeiros álbuns tornaram-se sucessos internacionais;
Uma estilista e aristocrata espanhola, cuja marca é um sucesso há mais de trinta anos;
Um empreendedor, empresário e filantropo sul-africano-canadense, fundador, diretor executivo e diretor técnico da SpaceX, CEO da Tesla, Inc. e proprietário do Twitter;
Um ex-futebolista espanhol e actualmente treinador da Seleção Portuguesa de Futebol.

Estas são as personalidades reconhecidas à escala mundial, cujas biografias e autobiografias serão publicadas durante as próximas semanas.

A Mulher que Há em Mim, de Britney Spears
Ágata Ruiz de la Prada - A Minha História, de Ágata Ruiz de la Prada

Elon Musk, de Walter Isaacson
Roberto Martínez, de Benoît Delhauteur

Novas edições de «Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais» e «Manual de Psicopatologia»

Em Setembro será publicado a 5.ª edição, revista, do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais - DSM-5-TR, da American Psychiatric Association (edição da Climepsi Editores) e a 3.ª edição, revista e actualizada, do Manual de Psicopatologia, obra com coordenação do Prof. Doutor Diogo Telles Correia  (edição da LIDEL).

O Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, Quinta Edição, Texto Revisto, é o produto de uma extensa revisão do DSM-5 que foi desenvolvida pela Associação de Psiquiatria Americana desde 2012.

Ao contrário daquela que foi a opção para a revisão do texto da quarta edição — que atualizou o texto, mas manteve inalterados os critérios de diagnóstico —, a presente revisão do texto quis, de forma global e aprofundada, reescrever o Manual, focando-se não apenas numa muito relevante revisão dos textos descritivos das perturbações mentais nele classificadas, mas também na alteração dos critérios de diagnóstico de mais de 70 perturbações, na adição do novo diagnóstico de Perturbação de Luto Prolongado, entre outras alterações de relevo que, por exemplo, visaram a garantia de que era utilizada uma linguagem desestigmatizante e inclusiva.
A presente edição portuguesa, resulta de uma tentativa rigorosa de tradução fiel do texto original para português continental. Para tal, contribuiu, indubitavelmente, a opção por fazê-la com recurso a uma equipa de médicos de pequena dimensão, todos eles com formação específica em Psiquiatria e Saúde Mental, dado que se considerou que era importante que a equipa estivesse familiarizada com a prática clínica e com a terminologia nela utilizada.


A primeira edição da obra Manual de Psicopatologia surgiu no contexto de uma tendência generalizada para mudanças nos sistemas classificativos em saúde mental. Tornou-se assim fundamental ter um bom conhecimento das bases que deram origem aos últimos critérios diagnósticos e que podem contribuir para a sua revisão, sendo para isso necessário regressar ao sintoma e às suas raízes históricas.

Elaborado por um grupo de médicos psiquiatras ligados às faculdades de medicina das universidades de Lisboa, do Porto e de Coimbra e aos serviços de psiquiatria do Hospital de Santa Maria em Lisboa, do Hospital de São João no Porto e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, este livro, além de referir os principais elementos históricos que estão na base da psicopatologia, faz uma revisão da semiologia psiquiátrica e dos vários termos utilizados na descrição psicopatológica, ensina a metodologia médica para a construção de uma história clínica psiquiátrica, descreve a história e o estado atual dos sistemas classificativos oficiais em psiquiatria, aborda as principais síndromes psico-orgânicas e os sintomas psiquiátricos na doença médica a ter em conta para um diagnóstico diferencial com qualidade. De modo a facilitar a consolidação de conhecimentos, todos os capítulos incluem perguntas de revisão, sendo as respetivas soluções disponibilizadas no fim do livro.
Esta obra, recomendada por várias faculdades de Medicina e de Psicologia em Portugal, no Brasil e em países de língua oficial portuguesa, foi, nesta 3.ª edição, revista e atualizada de acordo com o DSM-5 e o CID-11. Passou também a incluir uma secção de Competências de Comunicação Especificas em Pacientes com Perturbações Mentais. Reúne ainda a informação indispensável aos estudantes e, de uma forma geral, a todos os profissionais de saúde (médicos, psicólogos, psicoterapeutas, enfermeiros) que trabalham e investigam em saúde mental e àqueles que, não estando diretamente ligados a esta área, queiram dela aproximar-se através de instrumentos rigorosos e ao mesmo tempo acessíveis a um leitor informado.

Gradiva publica «E Choviam Pássaros», romance multi-premiado da canadiana Jocelyne Saucier

Jocelyne Saucier é uma jornalista e escritora nascida em 1948 que vive no Canadá. Esta romancista galardoada conta com vários livros publicados, entre os quais La Vie comme une image (1996), Les Héritiers de la mine (2000), À train perdu (2020) e Je n'ai jamais lu Baudelaire (2022).
E Choviam Pássaros (Il pleuvait des oiseaux), seu quarto romance publicado em 2011, traduzido em vinte países, ganhou vários prémios, incluindo o Prémio dos leitores Radio-Canada, Prémio do Clube dos Irresistíveis, Prémio literário França-Quebeque e Prémio dos Cinco Continentes da Francofonia, tendo sido nomeado para vários outros. Um filme baseado no livro foi lançado em 2019, realizado por Louise Archambault.
A tradução portuguesa deste romance deslumbrante acaba de chegar às livrarias portuguesas, com o cunho da Gradiva.

Texto sinóptico
Habitando nas profundezas de uma floresta canadiana, Tom e Charlie, já bem avançados na idade, estão determinados a viver o resto das suas vidas segundo os seus próprios termos: livres de todos os laços e responsabilidades. Contudo, o tão desejado isolamento é interrompido pela chegada de duas mulheres, uma fotógrafa à procura do último sobrevivente que lhe falta encontrar do Grande Incêndio de Matheson, decorrido há décadas, e uma idosa a quem a vida ofereceu, finalmente, a oportunidade de ser livre.
Um romance marcante que mostra de forma maravilhosa que o amor, a esperança, a determinação e o desejo de ser livre se podem manter por muito tempo. A escrita irresistível de um livro várias vezes premiado.


Elogios da imprensa
«Um romance que vai certamente deixar a sua marca.»
Martine Desjardins, L’actualité

«Que lufada de ar fresco! E que humanidade! Jocelyne Saucier é uma mágica da alma.»

Danielle Laurin, Le Devoir

«É absolutamente necessário ler, pelo menos uma vez na vida, o livro E Choviam Pássaros...»
David Chabot, Radio-Canada

Outra publicação recente da editora: Enxaqueca - Como trato as minhas crises sem fármacos.

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

As letras de todas as músicas de Caetano Veloso reunidas em livro

Após Verdade Tropical, a Companhia das Letras lança o livro Letras, na celebração de 80 anos de vida de Caetano Veloso. Esta obra reúne pela primeira vez as letras de todas as suas músicas.

Compositor singular, cujo percurso se confunde com a própria história da música nas últimas décadas, Caetano Veloso é também um poeta extraordinário. Este é um livro de poesia reunida, que acolhe todas as canções escritas por um dos nomes centrais da cultura popular brasileira. A sua leitura acompanha as transformações de uma obra que se estende por mais de sessenta anos e quarenta álbuns de estúdio...

«O leitor encontrará [aqui] o emprego expressivo e desassombrado da língua (de línguas), numa escrita em que são flagrantes as idiossincrasias do criador, ou melhor, de sua livre liberdade.» Eucanaã Ferraz

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Livro de Pedro Almodóvar entre as novidades da rentrée literária

Com tradução de Helena Pitta, a Alfaguara publica a 25 de Setembro o livro O Último Sonho, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.


Texto de apresentação
Nunca tive um diário e, quando tentei escrevê-lo, não passei da segunda página; no entanto, este livro implica a minha primeira contradição. É o que existe de mais parecido com uma autobiografia fragmentada, incompleta e um pouco críptica. Contudo, creio que o leitor acabará por obter muita informação sobre mim enquanto cineasta e efabulador (ou escritor), e sobre o modo como a minha vida leva uma coisa a misturar-se com outras. […] Esta coleção de histórias […] demonstra a relação estreita entre o que escrevo, o que filmo e o que vivo.»

Assim define Pedro Almodóvar o seu primeiro livro de histórias. Aqui estão reunidas doze narrativas, escritas ao longo de décadas, desde os anos 1960 até à actualidade. Em todas, encontramos as mais íntimas obsessões de Almodóvar: os obscuros anos de escola, a celebração do humor, o seu crescimento enquanto artista, as agruras da fama, a influência da ficção na própria vida. Assente em múltiplas camadas possíveis de leitura, O último sonho é um compêndio sobre modos de contar histórias, apresentando-nos um escritor que foi secretamente reunindo uma excepcional obra literária.

Outras novidades de Setembro da Alfaguara: A Voz das Mulheres e Um Lugar para Mungo.

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Nova edição de um dos maiores tratados já escritos sobre a depressão


A Quetzal Editores vai lançar, a 7 de Setembro, uma nova edição de O Demónio da Depressão (816 pp.), «um livro-chave», segundo o The Times, «para uma geração que tem a depressão no seu cerne.» Este é um dos maiores tratados já escritos sobre o tema, e os prémios que lhe foram atribuídos reconhecem tanto a sua natureza científica como o seu brilhantismo literário.
Tradução de Francisco Paiva Boléo e Constança Paiva Boléo.

Andrew Solomon, o autor, nasceu em Nova Iorque em 1963 e formou-se em Inglês e Literatura em Yale. Obteve o mestrado e o doutoramento em Cambridge. É consultor especial de saúde mental LGBT em Yale e membro do conselho consultivo do Columbia University Medical Center. Escritor, ativista e conferencista, Solomon é autor também de Um Crime da Solidão e Lugares Distantes.

Texto sinóptico
Este é o grande tratado sobre a depressão, numa leitura acessível a todos os leitores. E, ao mesmo tempo, é o relato pessoal da batalha do autor contra a depressão crónica, uma ameaça letal para mulheres e homens de hoje.
Partindo da sua própria batalha contra a depressão, Andrew Solomon constrói um monumental retrato da doença que assola os nossos tempos. O diagnóstico é tão complexo como a doença.
O que geralmente caracteriza a felicidade é a impressão permanente de que é fugaz, ao passo que a depressão parece ser, quando a temos, um estado que não irá passar nunca. Solomon explica que cabe a cada um de nós aceitar e entender os aspetos relacionados com a depressão e como buscar um estilo de vida que possa minimizar o sofrimento e diminuir a nossa exposição à infelicidade.
Neste livro, obrigatório para todos aqueles que sofrem ou conhecem alguém que sofre de depressão, analisam-se também as medicações, os tratamentos alternativos, o impacto deste distúrbio nas populações, os seus efeitos históricos, sociais, biológicos, químicos e médicos.

«Um feito considerável. É natural que provoque discussão e controvérsia; o seu generoso sortido de vozes, do patológico ao filosófico, torna a leitura rica e variada.» Joyce Carol Oates

Paulus Editora publica «Deus existe! Razões à prova de fogo para jovens céticos»

Deus existe! Razões à prova de fogo para jovens céticos
de Javier Arias Artacho

Sinopse
O livro é dirigido aos jovens e também aos que questionam a existência de uma vida transcendente. O autor aborda a esperança noutra vida e busca apresentar uma abordagem fundamentada e acessível, demonstrando que a verdade pode estar alinhada com a razão. Ele levanta questões sobre a credibilidade histórica dos Evangelhos, a existência dos Apóstolos e a crença na ressurreição de Jesus. Também questiona se a ciência pode fornecer provas da existência de Deus e se a razão pura inevitavelmente nos levará a essa conclusão. Explora ainda a possibilidade de as experiências de quase morte serem mais do que simples sonhos. É um desafio à inteligência daqueles que buscam a verdade.

Outra novidade da Paulus:
Papa Francisco - JMJ Lisboa 2023 - Discursos e Homilias.

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Biografia ilustrada dá a conhecer aos mais jovens a vida de Vicente Jorge Silva


Após livros dedicados a contar as vidas da artista plástica Lourdes Castro e da escritora Luzia (cujo livro de memórias foi publicado recentemente: Diário de Luzia), o novo título da
colecção infanto-juvenil 'Vidas (des)conhecidas', da CADMUS, homenageia Vicente Jorge Silva (1945-2020), jornalista, cineasta e político madeirense. Esta terceira biografia conta com texto de Rúben Castro e ilustrações de Manuel Salvador Roldán.

Texto sinóptico
Um menino que cresceu no mundo estático da fotografia, mas que se apaixonou pela imagem em movimento. Das histórias que fabricava na sua cabeça, passou a colocá-las no papel, sempre com o pragmatismo, a irreverência e a exigência que o caracterizaram.
Tornou-se jornalista e marcou uma era do jornalismo português. Primeiro no Comércio do Funchal, depois no Expresso - onde coordenou a criação de um dos mais importantes projetos editoriais portugueses, a Revista do Expresso - e no Público, tendo sido um dos seus fundadores.
No entanto, o cinema nunca deixou de ser a sua paixão. Um contador de histórias, um cineasta dentro do corpo de um jornalista. Assim foi Vicente Jorge Silva.

O autor
Rúben Castro nasceu no Funchal, em 1990. Vive em Bruxelas, onde é o responsável pela política científica e comunicação da Federação Europeia de Academias de Medicina. Formou-se em Estudos de Cultura, na Universidade da Madeira, e em Jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se a terminar um mestrado avançado em Integração Europeia, no Instituto de Estudos Europeus da Universidade Livre de Bruxelas (VUB). Como voluntário, colaborou com a Académica da Madeira em diversos projetos, incluindo como editor de duas publicações académicas.

O ilustrador
Manuel Salvador Roldán é designer gráfico e ilustrador espanhol,​ ​oriundo da cidade de Valência. É formado em Design e Tecnologias Criativas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de​ ​Valência, tendo também estudado na Universidade da Madeira ao abrigo do​ programa ERASMUS+.​ ​

O 3.º volume da série Berger & Blom, do autor sueco Arne Dahl

Um novo tríler, emocionante e sombrio, do galardoado escritor sueco Arne Dahl, chegará às livrarias a 5 de Setembro, numa tradução a cargo de João Carlos Alvim, O Próximo És Tu é o terceiro volume da série Berger & Blom,
protagonizada pelo inspetor Sam Berger e a agente infiltrada do Serviço de Segurança, Molly Blom. Os anteriores títulos da série são Areias Movediças e Perseguidos.

Sinopse

A vida do ex-inspetor Sam Berger ficou virada do avesso. É suspeito de assassínio e a sua colega Molly Blom, agente dos serviços secretos, encontra-se em coma.
Entretanto, uma ameaça terrorista impende sobre Estocolmo, e um assassino procurado está em liberdade.
Berger foge para o arquipélago de Estocolmo, onde aguarda por ordens do chefe da Unidade de Inteligência da Polícia de Segurança da Suécia.
Mas será ele a solução ou parte do problema?

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Em Setembro sai o novo romance de Francisco Camacho

Passado entre a Lisboa dos anos oitenta e os dias de hoje, O Monte do Silêncio, o novo romance do escritor e editor Francisco Camacho,
é «um romance profundamente visual, com uma atmosfera de thriller psicológico e um enredo sinuoso que prende o leitor até à última página.»
Com edição da Dom Quixote, o livro será  publicado no início de Setembro.

Texto sinóptico
Diogo vive atormentado por duas tragédias, uma na infância e outra na adolescência, numa família da alta burguesia reconstruída por um tio que cultiva o segredo e a mentira. Os traumas do passado empurram-no para uma existência desregrada e sem rumo, em que os problemas de memória e os sentimentos de culpa o afastam cada vez mais da verdade acerca de si próprio e daqueles que o rodeiam.
Até que, numa manhã de setembro em que o sol brilha intensamente mas um horizonte negro anuncia a tempestade, o cadáver de Norma, a afilhada do tio sobre a qual pouco se sabe, é encontrado no cenário majestoso da Praia do Eco. Ao ver-se envolvido na morte de Norma, depois de um telefonema inesperado que o faz recuar aos tempos da juventude, Diogo inicia uma jornada de descoberta que o levará a pôr em causa a sua própria história e a desfazer os equívocos de toda uma vida.

Conhece aqui e aqui outras publicações recentes da Leya.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

As palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude


Já se encontra à venda Papa Francisco - JMJ Lisboa 2023, o livro que colige os discursos e homilias do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude 2023, que decorreu em Lisboa.

Sinopse
Num mundo abalado por incertezas, escândalos e divisões, surge um convite à unidade, à compreensão mútua e à ação concreta. Independentemente das diferenças que nos separam, somos todos parte de uma única família humana, que partilha sonhos, aspirações e o desejo de um mundo melhor.
Francisco apresentou um conjunto de propostas sobre temas que tocam as vidas dos jovens: fé, justiça social, cuidado com o meio ambiente, diálogo inter-religioso e a importância da solidariedade global.
Cada página é um testemunho da capacidade de liderança espiritual do Papa, que transcende fronteiras e conecta gerações, inspirando-nos a olhar além das adversidades e a construir um mundo de amor, de compaixão, de tolerância.
Uma mensagem de esperança para «todos, todos, todos»!


Outra publicação editada pela Paulus: Peregrino da Esperança e da Paz - Francisco em Fátima

Publicações editadas pela Paulus: «Peregrino da Esperança e da Paz - Francisco em Fátima» e «Francisco, um Papa para a história»

Peregrino da Esperança e da Paz - Francisco em Fátima
Neste livro pode encontrar as mensagens e as fotografias dos momentos mais significativos da peregrinação do Papa Francisco pela ocasião do centenário das aparições de Fátima. Inclui dezenas de fotos da visita. Ilustrado a cores.

Francisco, um Papa para a história
Trata-se de um livro biográfico inteiramente dedicado ao Papa Francisco e à sua relação com Nossa Senhora, sem esquecer o particular amor do Pontífice por Portugal. Uma relação que se iniciou antes mesmo de ter sido eleito chefe da Igreja Católica

Outro livro publicado recentemente pela Paulus editora: Papa Francisco - JMJ Lisboa 2023 - Discursos e Homilias.

domingo, 13 de agosto de 2023

«Um Golpe no Céu», o relato de um crime real, escrito por Jeanine Cummins

Chega a Portugal a tradução de A Rip in Heaven (1994), livro de memórias da escritora americana de 48 anos, Jeanine Cummins, autora do sucesso de vendas internacional Terra Americana - já considerado um clássico moderno da literatura americana. Um Golpe no Céu está previsto ser lançado antes deste mês findar.

Texto sinóptico
Numa noite de abril de 1991, Julie e Robin Kerry, primas da autora, bem como Tom, irmão dela, foram atacados numa ponte sobre o Mississípi. À violência que se seguiu, apenas Tom escapou com vida. Assim que se sentiu a salvo, Tom acreditou que o pesadelo tinha terminado. Não podia estar mais enganado. Para ele, para a sua irmã Jeanine, e para toda a família, começou nesse momento uma nova e angustiante etapa. Uma prova de fogo da qual ninguém saiu ileso.
Um Golpe no Céu é o relato de um crime, mas, ao dar voz a todas as pessoas atingidas pela tragédia, é um retrato da humanidade. Fala-nos do Mal e das suas consequências duradouras, das sentenças de dor e devastação às quais as vítimas e as suas famílias estão condenadas para sempre, independentemente das investigações policiais e do desfecho em tribunal.

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Como ganhar dinheiro com um salário normal?

O jornalista da SIC, Pedro Andersson, responsável desde 2011 pela rubrica «Contas-Poupança», dedicada às finanças pessoais, tem um novo livro. Ganhar Dinheiro está previsto ser publicado a 7 de Setembro, numa edição da Contraponto Editores.


Sinopse
Pedro Andersson tem sido o principal educador financeiro dos portugueses e acredita que este livro vai mudar as suas finanças pessoais e o modo como encaram o dinheiro. Nele encontrará tudo o que as escolas não ensinam e que poderá aplicar de imediato para começar a gerar riqueza.
Ao contrário do que muitos pensam, o segredo para uma vida financeira desafogada não é ter um salário milionário, mas sim investir no planeamento, na disciplina e na persistência. Através do método dos cinco passos, o autor mostra-lhe como até mesmo com um salário normal poderá ganhar dinheiro e garantir um futuro melhor para si e para os seus.

terça-feira, 8 de agosto de 2023

«50 Códigos que Mudaram o Mundo» entre os próximos lançamentos das Edições Desassossego

Em meados deste mês, a Desassossego, chancela de não-ficção da Saída de Emergência, prepara-se para abastecer os escaparates livreiros com exemplares de quatro novos títulos, dos autores Sinclair McKa, Andrew Doi, David de Jong e Marcus Rediker.

50 Códigos que Mudaram o Mundo
Uma análise apaixonada e historicamente rigorosa dos códigos secretos que alteraram o curso da História.
Para além de ser um guia completo sobre o mundo fascinante da criptografia, também lhe dá a oportunidade de testar as suas competências na descodificação de alguns dos enigmas mais complexos alguma vez criados.

Este Ciclo Fatal
Quem diria que a História da morte podia ser tão fascinante? Prepare-se para 10.000 anos de surpresas.
Este Ciclo Fatal apresenta um retrato esclarecedor e global da morte, com um olhar detalhado sobre as suas principais causas — das doenças infeciosas às genéticas, da violência aos hábitos alimentares —, quem afetam e quem foram os investigadores que permitiram vencer essas patologias.

Milionários Nazis
Uma investigação exaustiva que revela como os magnatas alemães lucraram milhões com o Terceiro Reich e a Segunda Guerra Mundial — e escaparam impunes. 
David de Jong revela a verdadeira história de como as dinastias empresariais mais ricas da Alemanha acumularam incalculável poder ao serem cúmplices nas atrocidades do Terceiro Reich.

O Navio Negreiro

Uma reconstrução detalhada de uma época traumática da História mundial.
Apresentando histórias reais, Rediker relata a tragédia e o desespero, mas igualmente a coragem e resiliência de pessoas despojadas das suas vidas e dispostas a tudo pela sua liberdade.

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

«Os Claustros», o tríler místico que marca a estreia no romance de Katy Hays

Rui Azeredo assina a tradução portuguesa de The Cloisters, obra de estreia da norte-americana Katy Hays, Professora de História da Arte e perita em museologia, que neste romance promete muita emoção mas também nos faz questionar se realmente queremos mesmo saber o que o futuro nos reserva.

Morte, destino, cartas de tarot e drogas botânicas num museu medieval com vibrações góticas, é o que o leitor poderá esperar encontra nas páginas de Os Claustros.

«Não podemos confiar em ninguém, nem mesmo em Ann —será esta uma história sobre um mistério oculto e sobre a ambição, ou sobre um (ou talvez mais) psicopatas? A resposta é chocante e chega-nos de surpresa.» The New York Times

«Sombrio e misterioso, Os Claustros agarrou-me desde a primeira página. Cativante em todos os sentidos.» Sarah Pearse, autora de O Sanatório e O Retiro

sábado, 5 de agosto de 2023

Livro de cientista explica o que faz e como funciona o ChatGPT

Após ChatGPT e Inteligência Artificial, chega este mês às livrarias o livro O Que Faz o ChatGPT e Como Funciona, da autoria do cientista britânico Stephen Wolfram, criador de alguns dos sistemas de software mais respeitados do mundo – Mathematica, Wolfram|Alpha e Wolfram Language. Uma edição da chancela Casa das Letras.


Texto de apresentação
Ninguém previa - nem mesmo os seus criadores - que o chatgpt se tornasse um dos assuntos mais importantes em todo o mundo, e muito menos fosse uma forma de inteligência capaz de escrever com um estilo tão semelhante a humanos, de uma maneira tão convincente.
Neste livro, o proeminente investigador e pioneiro de computação Stephen Wolfram oferece-nos uma simples e acessível explicação, assente numa vasta experiência nas áreas da ciência e da tecnologia.
Descubra como o sucesso de ChatGPT é baseado na combinação da tecnologia neuronal mais recente com questões fundamentais sobre a linguagem e o pensamento humano colocadas por Aristóteles há mais de dois mil anos.

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Duas sugestões de leitura para o mês de Agosto com o selo do Grupo Almedina

Entre as publicações a lançar em Agosto pelo Grupo Almedina, destaque para o sucesso de vendas internacional Como Viver Uma Vida Boa e o guia para encontrar o equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal Dinheiro e Amor.

Sinopse
15 importantes filósofos apresentam uma introdução a outras tantas filosofias de vida, desde as filosofias orientais até às filosofias contemporâneas, passando pelas filosofias clássicas ocidentais. Cada colaborador, seguidor de cada uma das filosofias expostas, oferece um relato vivo e pessoal, mostrando como encontrou sentido na prática da tradição filosófica que elegeu.
Em conjunto, os ensaios de Como Viver Uma Vida Boa fornecem não só um guia para principiantes na escolha de uma filosofia de vida, mas também um retrato oportuno do que significa viver uma vida substancial no século XXI.
Coordenação a cargo de Massimo Pigliucci, Skye C. Cleary e Daniel A. Kaufman.


Sinopse
O amor não é um conto de fadas e o dinheiro não é uma limitação. Tanto o dinheiro como o amor têm mais poder quando funcionam em conjunto, ajudando-o a si e aos seus entes queridos a construir e a desenvolver a vida que mais desejam. Este livro, de Myra Strober e Abby Davisson, oferece algo que tem estado em falta nos conteúdos sobre tomada de decisões: um guia de carreira e vida que tem em conta os relacionamentos, um modelo de tomada de decisões que se aplica à mais pessoal das escolhas e um plano para tomar as maiores decisões de vida com o qual todas as pessoas se identificarão.

Tudo sobre o mistério do sexo feminino para ler em «O Sexo das Mulheres»

Anne Akrich é uma escritora francesa de 37 anos, autora de romances e ensaios (Il faut se méfier des hommes nus; Un monde nouveau; etc.), notórios e muito falados pelo seu tom «belicoso». O Sexo das Mulheres é o título que marca a sua estreia em Portugal, um ensaio sociológico, «um texto furioso e burlesco, íntimo e inspirador», segundo a Elle.

Texto sinóptico
Neste livro não há muito pudor, nem decoro, nem tranquilidade. Quase tudo é explosivo, mesmo quando a autora sussurra confidências - a sua história extremamente pessoal e a memória familiar transformam-se num manifesto feminista: a violação (e a violação do desejo feminino), a sua negação, a sua instrumentalização. Neste texto iconoclasta, torrencial, a autora diz em voz alta e com rara audácia o que muitas mulheres pensam consigo mesmas e o que muitos homens se recusam a imaginar acerca de desejo feminino, maternidade, estupro, a suposta «zona cinzenta» do consentimento, o diálogo impossível entre os sexos, o «Me Too» e a nova caça às bruxas, a educação dos filhos, o olhar masculino que domina o mundo das artes e das letras - e sempre com humor devastador. E se o riso fosse a arma mais poderosa para superar os nossos antagonismos estéreis? E se os homens desconhecem, mesmo, as mulheres? E se o sexo das mulheres fosse essa torrente de festa, desejo, humor, fúria, pacificação, antagonismo, delicadeza?

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

«A Capitoa», a nova incursão de João Paulo Oliveira e Costa no romance histórico

A Capitoa
é o título da nova e fascinante incursão de João Paulo Oliveira e Costa no romance histórico. Inspirada em factos verídicos, particularmente na figura de D. Brites de Macedo – que, tendo enviuvado em 1495 do primeiro capitão do Faial e do Pico, ficaria mais tarde conhecida como a capitoa – esta obra, a com edição Temas e Debates, leva-nos a terras e mares agitados pelas novidades das Descobertas. Entre geografias várias, dos Açores a Jerusalém, o autor recria a inebriante atmosfera dos séculos XV e XVI, num romance onde não faltam amores proibidos, assassinatos, um padre anão e outro que pode ser herege (ou não), uma estalagem chamada Peter’s e um navio que explode.


João Paulo Oliveira e Costa é autor dos romances históricos O Império dos Pardais (2011), O Fio do Tempo, O Cavaleiro de Olivença, O Samurai Negro, Xogum – O Senhor do Japão, A Dama do Quimono Branco e A Estreia do Auto da Índia.

Outra novidade da editora: A Viagem Maravilhosa de Nils Holgersson através da Suécia, de Selma Lagerlöf.

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Oficina do Livro publica «Sou Madrasta ou Padrasto… e Agora?»

A Oficina do Livro, uma das chancelas do Grupo Leya, lançará no final deste mês o livro Sou Madrasta ou Padrasto… e Agora?, da autoria de três especialistas em Psicologia e Direito da Família: Nuno Cardoso-Ribeiro (advogado e mediador familiar), Adriana Morão (psicóloga especialista na área da Infância e Juventude) e Rute Agulhas (psicóloga e psicoterapeuta, coordenadora do Grupo VITA e co-autora de livros como Miúdos & Ecrãs, Divórcio e Parentalidade, Descomplicar a Mente, Casos Práticos em Psicologia Forense e Guardar Depois de Escrever).

Texto sinóptico
Um livro pertinente e necessário, destinado a madrastas, padrastos em famílias recompostas. Um guia simples e prático que vai ajudar todos os elementos do novo sistema familiar a adaptarem-se a esta nova realidade, na gestão de expetativas e emoções, na clarificação de papéis e na criação de laços afetivos.
Os autores conseguem, ao contrário do que acontece com a maioria dos livros sobre parentalidade e divórcio, que se centram nos pais e nas crianças, criar um espaço seguro e de protagonismo para madrastas e padrastos nestas páginas, onde podem de forma prática e simples saber mais sobre:
- Gerir emoções e desafios em famílias recompostas;
- Conhecer os direitos e deveres de todos;
- Estabelecer uma relação saudável com as crianças descobrir e derrubar mitos.

Conhece aqui outras novidades do Grupo Leya.

Palimpsesto editora publica «Autobiografia», de Stéphane Mallarmé

A mais recente publicação da Palimpsesto — editora que já publicou autores como George Bernard Shaw (O Wagneriano Perfeito) e Henry James (Diário de um Homem de 50 Anos) — intitula-se Autobiografia, da autoria do poeta e crítico literário francês Stéphane Mallarmé (1842-1898). Figura cimeira da modernidade poética, Mallarmé é autor de uma obra poética ambiciosa e difícil, que promoveu uma renovação da poesia na segunda metade do século XIX.
O autor privou com figuras de renome como André Gide e Oscar Wilde, nas tertúlias sobre arte e literatura, que promoveu em Paris.
A tradução para o nosso idioma desta Autobiografia ​é assinada por Mário Ferreira.

Texto sinóptico
Pela primeira vez publicados em Portugal, coligem-se neste volume três textos fundamentais para a compreensão da obra de Stéphane Mallarmé, o mais moderno, o mais influente e o mais radical poeta francês dos últimos 150 anos: a célebre carta autobiográfica endereçada a Paul Verlaine, uma entrevista e um polémico panfleto de juventude.

Excerto
«No fundo, considero que a época contemporânea é um interregno para o poeta, que não deve envolver-se nela, está demasiado obsoleta, e numa efervescência preparatória (...)»

Os mais recentes livros do autor publicados em Portugal
Poemas de Mallarmé lidos por Fernando Pessoa (2011) e Poemas em Prosa (2022), ambos
com a chancela da Assírio & Alvim.

terça-feira, 1 de agosto de 2023

10 livros a publicar este mês pela Leya

Já são conhecidas algumas novidades editoriais das chancelas da Leya a publicar, maioritariamente, na última semana do mês de Agosto.

O Italiano, de Arturo Pérez-Reverte
Entre 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, mergulhadores de combate italianos afundaram ou danificaram catorze navios aliados em Gibraltar e na Baía de Algeciras. Elena Arbués, uma livreira de vinte e sete anos, viúva de um oficial da Marinha espanhola, encontra um desses mergulhadores numa manhã ao passear pela praia. Ele é Teseo Lombardo, um suboficial da Marinha Italiana, e está desmaiado na rebentação. Quando o socorre, Elena não sabe que esse pequeno gesto mudará a sua vida, e que o amor será apenas parte de uma perigosa aventura.

Helena ou o Mar do Verão, de Julián Ayesta
Na Espanha católica dos anos cinquenta, um rapaz aguarda, ansioso, a chegada do verão e dos primos, principalmente Helena. Mas, de um verão para outro, Helena transformou‑se. Pode a inocência tornar-se subitamente desejo? E pode o que se sente... ser pecado?
Este é um livro absolutamente maravilhoso sobre a transição da infância para a adolescência. Tão simples que é impossível não nos revermos nele.


Mil Grous
, de Yasunari Kawabata

Com uma contenção que mal disfarça a ferocidade das paixões das suas personagens, um dos grandes romancistas japoneses do pós-guerra criou uma luminosa história de desejo e arrependimento, e da saudade quase sensual que liga os vivos aos mortos.
Quando Kikuji é convidado para uma cerimónia do chá organizada por uma antiga amante do falecido pai, não está à espera de se ver envolvido com a rival e sucessora desta, a senhora Ota. Nem suspeita do sofrimento profundo que nascerá dessa relação. Mas, na cerimónia do chá, cada gesto tem um significado. E, em Mil Grous, até o toque mais fugaz ou o comentário mais casual têm o poder de iluminar vidas inteiras... por vezes no mesmo instante em que as destroem.

Teoria das Nuvens, de Mário Cláudio
«Numa cidade portuguesa, facilmente identificável, mas também na Espanha do Século de Oiro, um punhado de personagens ruma ao horizonte da sua redenção. Uma fotógrafa e um músico, uma empregada doméstica e um académico da literatura, um velho coleccionador, um poeta místico e uma criança eterna encontram-se e desencontram-se ao sabor do acaso. Correm as nuvens sobre os passos que levam, companheiras da idade humana que lhes coube trilhar.»
Assim apresenta o escritor Mário Cláudio – ficcionista multipremiado e com uma obra invulgarmente variada – o seu mais recente romance, Teoria das Nuvens, uma deliciosa fábula urbana, capaz de nos arrancar umas valentes gargalhadas, apesar de por ela passarem uma bibliotecária deprimida, um professor universitário às voltas com uma tese, ou um menino de três anos, filho de uma prostituta e com uma deficiência cardíaca incurável.



Noite, de Elie Wiesel
Nascido no seio de uma família judia na Roménia, Elie Wiesel era adolescente quando, juntamente com a família, foi empurrado para um vagão de carga e transportado primeiro para Auschwitz e, depois, para Buchenwald.
Este é o aterrador e íntimo relato do autor sobre os horrores que passou, a morte dos pais e da irmã de apenas oito anos, e da perda da inocência a mãos bárbaras.
Descrevendo com grande eloquência o assassínio de um povo, do ponto de vista de um sobrevivente, Noite faz parte dos mais pessoais e comovedores relatos sobre o Holocausto, e oferece uma perspetiva rara do lado mais negro da natureza humana.

Os Meninos de Palhavã, de Isabel Lencastre
As vidas atribuladas dos três filhos que D. João V reconheceu ter tido fora do seu casamento com a rainha D. Maria Ana de Áustria. A história, que se prolonga por quase todo o século XVIII, estava em grande parte guardada nos arquivos da Torre do Tombo, donde Isabel Lencastre agora a tirou para contar. O monarca teve seis descendentes legítimos, mas terá deixado vários bastardos. Destes, apenas reconheceu a paternidade de três rapazes, os Meninos de Palhavã, que tiveram uma vida que raramente lhes sorriu, ainda que Gaspar tenha chegado a arcebispo primaz de Braga e usufruído desse estatuto. Já António e José sofreram humilhações públicas e foram alvo de punições severas, como aquela que os empurrou para um exílio de 16 penosos anos no Buçaco, depois de acusados pelo marquês de Pombal de graves crimes contra a majestade do seu irmão, o rei D. José I. Foram libertados do degredo depois da morte do monarca, mas nem o reinado da sobrinha, D. Maria I, lhes serviria para verem as suas aspirações atendidas. Da autora de Bastardos Reais.

Portugal: Porquê o País do Salário Abaixo de Mil Euros?, de Luís V. Tavares e João C. Neves
Com prefácio de Luís Marques Mendes e incluindo uma entrevista com os dois economistas feitas pelo jornalista Nicolau Santos. Os autores chamam-lhe o “novo livro do desassossego”, conversam sobre a evolução do país nas últimas décadas e os grandes bloqueios que impedem a realização das reformas indispensáveis ao progresso e ao crescimento económico. «Quase 50 anos depois do 25 de Abril, mudámos muito, mas podíamos e devíamos ter mudado muito mais; tivemos ciclos relevantes de transformação e mobilização da sociedade, mas desde o início deste século que andamos sistematicamente a baixar de divisão na Europa; a maior e mais preocupante consequência prática deste nivelamento por baixo está nos salários médios de mil euros que este livro cruelmente recorda e que atormenta milhões de portugueses”, escreve Luís Marques Mendes.

O Meu MBA, de Josh Kaufman
Seja um mestre da gestão sem ter de frequentar os dispendiosos cursos universitários. Neste bestseller mundial, o professor norte-americano ajuda os leitores a desenvolverem as suas aptidões para o negócio, a serem empreendedoras e a progredirem nas suas áreas de atividade. Josh Kaufman foi considerado o primeiro autor bestseller na categoria de Business & Money na Amazon, e os seus livros já venderam mais de um milhão de exemplares em todo o mundo.


Dar Vida ao Fogo, de Sarah Rees Brennan
É primavera e a diretora Farah Dowling decide organizar um Dia de Orientação para atrair e esclarecer potenciais alunos que pretendam frequentar a escola a partir do outono.
Stella voluntaria-se de imediato para coordenar o comité que há de acolher as visitas nesse dia e insiste que o namorado, Sky, a ajude nos preparativos. Mas quem conhece a Princesa Stella sabe que ela tem sempre segundas intenções, e esta situação não foge à regra.
Aisha, Terra e Musa são três possíveis candidatas ao ensino de excelência na área da magia que se ministra em Alfea, e não podem negar que estão nervosas neste primeiro contacto com a escola.
Aisha deseja provar que é ali que vai conseguir controlar o seu poder sobre a água. Terra deseja apenas fazer amigos e, quem sabe, encontrar o seu primeiro namorado. Musa, por sua vez, tem dúvidas se Alfea é mesmo o sítio onde quer estar.
Longe deste mundo mágico, e mais longe ainda de ter noção dos seus poderes, no mundo dos humanos Bloom começa a chamar a atenção da diretora Dowling.

O Método Glucose Goddess, de Jessie Inchauspé
Com o seu primeiro livro, o bestseller internacional A Revolução da Glicose, Jessie Inchauspé mostrou ao mundo a importância de equilibrar diariamente o açúcar no sangue. Agora, em O Método Glucose Goddess, que além de um livro é um movimento, sediado numa conta de Instagram com mais de dois milhões de seguidores, a autora oferece-nos um plano de quatro semanas, passo a passo, que ajudará a integrar nas nossas vidas várias estratégias científicas para estabilizar os níveis de açúcar. E para tornar tudo mais fácil, o livro inclui cem receitas deliciosas e uma série de dicas e conselhos da comunidade Glucose Goddess para que não nos falte motivação. 

Outras novidades da Leya: Seios e ÓvulosSou Madrasta ou Padrasto… e Agora?.