segunda-feira, 18 de setembro de 2023

O novo romance de Douglas Stuart é sobre uma história de amor entre dois homens

Um Lugar para Mungo
,
o segundo romance poderoso e comovente, ambientado na Glasgow dos anos 1980, de Douglas Stuart, autor de Shuggie Bain, será publicado a 25 deste mês pela Alfaguara - numa tradução assinada por Nuno Quintas.
Segundo o texto de apresentação da obra, este é «um impressionante retrato do quotidiano da classe trabalhadora nos subúrbios de uma grande cidade europeia, cenário onde germina a comovente e perigosa história do primeiro amor entre dois homens».

Texto sinóptico
Nascidos em mundos diferentes, Mungo - protestante - e James - católico - habitam o ambiente hiper-masculino e violentamente sectário dos bairros sociais de Glasgow. Deveriam ser inimigos figadais, caso fossem encarados sequer como homens, mas tornam-se melhores amigos. À medida que se apaixonam um pelo outro, sonham em fugir daquela cidade cinzenta. Não podem, contudo, esquecer-se de esconder a sua identidade de todos os que os rodeiam, especialmente de Hamish, irmão de Mungo e líder de um gangue local. Os dois rapazes vivem sob a constante ameaça da descoberta da verdade e do inominável castigo que se lhe seguiria. Douglas Stuart infunde no quotidiano das suas personagens um notável lirismo, dando uma voz poderosa àqueles que raramente protagonizam histórias. Eis uma narrativa que questiona profundamente os limites da masculinidade, os grilhões da família, a violência social - e o perigo de se amar demasiado alguém.

Elogios da imprensa
«O amor e a esperança superam as barreiras religiosas, num romance intenso, arrojado e emocionalmente exigente.»
The Guardian


«Eis a confirmação de que Douglas Stuart é um génio. […] A história de um despertar romântico e sexual no meio de uma violência horrenda.»
The Washington Post

«Stuart escreve maravilhosamente, com um apurado sentido para o lirismo dos mal-amados e das pessoas comuns.»
The New York Times Book Review

«A história comovente e terna de um rapaz que encontra outro rapaz igual a si, num bairro sombrio de Glasgow. […] Soberbo.»
The Times

1.º parágrafo
«Junto à esquina, Mungo parou e tirou do ombro a mão do homem. O gesto tão assertivo apanhou todos de surpresa. Mungo virou costas e, semicerrando os olhos ao andar do prédio do bairro social, os olhos começaram-lhe a tremer do tique nervoso. A mãe, que o mirava através do padrão espigado das cortinas de rede, tentava-se convencer de que aquele tremor eram os olhos a piscarem-lhe de satisfação, um meigo código morse a telegrafar que ia ficar tudo bem. B. E. M. O seu mais novo era assim. Sorria quando não queria. Fazia tudo só para os outros se sentirem bem.»

Outras novidades deste mês da Alfaguara:
A Voz das Mulheres, de Miriam Toews; O Último Sonho, de Pedro Almodóvar.

Outros romances com a mesma temática: Maurice; A Biblioteca da Piscina; Deixa-te de Mentiras; O Quarto de Giovanni.

Sem comentários: