quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Novo policial do escritor John Banville entre as novidades do Grupo Almedina

O Grupo Almedina deu a conhecer hoje as suas principais novidades para este mês. Em seguida, destaco alguns desses livros.

Neve
O inspetor St. John Strafford é chamado para investigar o assassinato de um pároco muito respeitado. Estamos em 1957 e a Igreja Católica governa a Irlanda com mão de ferro. Strafford – um homem rígido, determinado a obstinadamente protestante – enfrenta obstáculos a cada esquina, desde a neve que se acumula rapidamente à cultura de silêncio da comunidade que está a ser investigada.
O irlandês John Banville é autor de diversas obras como O Livro da Confissão (finalista do Booker Prize 1989) e O Mar (vencedor do Man Booker Prize). No catálogo da Minotauro, da sua autoria, consta o livro Marlowe, já adaptado para filme.

História da Medicina
Texto de referência para historiadores de Medicina. Edição revista para incluir os eventos médicos mais significativos da última década.
O livro está organizado em torno de temas de interesse clínico e científico, tais como a origem e a evolução da anatomia, da fisiologia, da farmacologia, da cirurgia, da obstetrícia, da educação médica, da prestação de cuidados de saúde e da saúde pública.
Jacalyn Duffin  é médica e historiadora, e ocupa, a título emérito, a cátedra Hannah de História da Medicina na Queen's University, Ontário, Canadá.

A Penúltima Bondade
Este ensaio aborda de forma subtil e inesperada os «infinitivos essenciais» do ser humano: viver, pensar e amar. Trata-se de uma valiosa contribuição filosófica, desenvolvida a partir do conceito de «plissagem do sentir».
Josep Maria Esquirol é professor de Filosofia na Universidade de Barcelona, onde coordena o grupo de investigação Aporia. É autor de vários livros sobre filosofia contemporânea.

A Filosofia e a Vida
Uma obra que se debruça sobre a história da filosofia e dos filósofos, dedicados ao sentido, valor e propósito da vida: como viver, o que importa, o valor, o encontro com a tragédia, a dor, o envelhecimento, a perda; as verdadeiras medidas de riqueza, os consolos que a vida, o amor e a arte podem trazer - e muito mais.
A. C. Grayling escreveu e organizou cerca de trinta livros de filosofia e outros temas. Durante muitos anos colaborou com o The Guardian e o The Times.

Sem comentários: