Recentemente editada pela Devir, Anaïs Nin - No Mar de Mentiras é o mais recente volume da Coleção Angoulême, que inclui O Caderno Azul / Depois da Chuva. Os últimos títulos a lançar são O gosto do cloro e Kiki de Montparnasse.
Referir que os Prémios do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême são os mais prestigiados galardões do mundo da BD.
No início da década de 1930, Anaïs Nin vive nos subúrbios de Paris.
Várias vezes desenraizada, insatisfeita com a sua vida de casada, cresceu em dois continentes, falava três línguas, e lutava para encontrar o seu lugar numa sociedade que relegava as mulheres para papéis secundários.
Muito mais do que uma biografia ilustrada, esta novela gráfica da suíça Léonie Bischoff - que representa o ponto alto da sua carreira até ao momento, com forte reconhecimento crítico e do público - é uma celebração do poder da escrita e da liberdade feminina. Através de traços delicados e uma narrativa visual de rara sensibilidade, a artista recria a vida íntima e criativa de Anaïs Nin — uma das vozes mais singulares e corajosas da literatura do século XX.
Autora de uma obra marcada pelo erotismo, pela introspeção e pela busca incessante de autenticidade, Anaïs Nin, diarista, ensaísta, romancista e escritora de contos e literatura erótica franco-americana, desafiou as convenções do seu tempo e abriu caminho para novas formas de expressão literária e pessoal. Hoje, num mundo em que as questões de identidade, género e liberdade artística continuam a ser debatidas, a sua escrita mantém-se relevante e provocadora, décadas depois.A arte de Léonie Bischoff é de uma beleza subtil e profundamente sensorial: o seu traço expressivo e fluido capta as nuances emocionais de Anaïs Nin com rara delicadeza. Cada detalhe — das expressões faciais à fluidez dos corpos e dos espaços — traduz o universo interior da escritora, oscilando entre o real e o onírico. As cores, em tons quentes e translúcidos, evocam intimidade, desejo e melancolia, envolvendo o leitor numa atmosfera simultaneamente delicada e intensa, à imagem da própria biografada.
Mais do que uma biografia, Anaïs Nin - No Mar de Mentiras é o retrato de uma mulher que transformou a sua vida em literatura e a literatura numa forma de liberdade. Uma leitura relevante e atual, que revisita temas centrais do nosso tempo — a autonomia feminina, o desejo e o poder da arte como expressão de autenticidade.Anaïs Nin - Vida literária e erótica é a mais recente biografia (não ilustrada) de Anaïs Nin, publicada em 2023 pela Temas e Debates, uma chancela do Grupo BertrandCírculo.






