«Os pecados do mundo não passam, de facto, de impotências, de imperfeições que ele próprio tem. Os sofrimentos destinam-se a expiá-los.»Desejo e o Massagista Negro é o título de ficção mais recente da Sistema Solar. O autor americano Tennessee Williams (1911-1983) foi um dos mais admiráveis e prolixos dramaturgos do século XX, tendo conquistando inúmeros prémios, entre eles dois Pulitzer Prize for Drama e um Tony Award for Best Play. É sobretudo recordado como autor de peças que deram origem a filmes inesquecíveis como Um Eléctrico Chamado Desejo (1951), com Marlon Brando, ou Gata em Telhado de Zinco Quente (1958), protagonizado por Elizabeth Taylor. Também o conto que empresta o título a este livro foi adaptado para cinema, com realização de John Huston.
Tennessee Williams tinha como referências literárias Anton Chekhov, Shakespeare, D. H. Lawrence, Katherine Mansfield, Emily Dickinson e James Joyce.
Do autor, encontram-se publicados em Portugal Rosa Tatuada (2000), A Noite da Iguana e Outras Histórias (2009) e Doce Pássaro da Juventude e outras peças (2015).
Texto de apresentação, da autoria do tradutor, Aníbal Fernandes
O estilo de Tennessee Williams na prosa de ficção serve-se com audácia das oralidades do inglês americano, não hesita perante adjectivos e advérbios, omite verbos, insiste na monotonia dos pronomes, com tudo isto a funcionar com sábia destreza entre pingos de uma chuva, a conferir ritmos que fascinam, muitas vezes sem viabilidade de serem reconstituídos pela verdade de uma outra língua.
Na selecção dos contos deste livro, com duas excepções, há a presença mais ou menos explícita da homossexualidade. Mas Christopher Isherwood, entre outros, achava que Tennessee Williams se sentia com desagrado homossexual; e afirmou que havia nele o lamento de não ter nascido mulher. Nas suas peças teatrais Tennessee deplora o puritanismo americano, chega às camaradagens equívocas à Walt Whitman, mas retrai-se perante o homossexual assumido. No entanto… esta ginástica, esta contorção, não evita entrelinhas explícitas.
Em muitos dos seus contos, com personagens retiradas da evidência directa e representada perante um público no palco, consentiu a si próprio um pouco mais de liberdade. Mas os seus homossexuais não evitam ainda assim a sensação de culpa e, em Desejo e o Massagista Negro, um dos seus contos mais fulgurantes, a cruel expiação.Outras novidades lançadas pela editora:
A Morte do Grande Senhor, de Vita Sackville-West
Noa Noa seguido de Regresso à Oceania, de Paul Gauguin
O Retrato de Mr. W.H., de Oscar Wilde
quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Livro de contos de Tennessee Williams é publicado pela Sistema Solar
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário