sábado, 18 de outubro de 2025

Novos livros publicados pelas editoras Sílabo, RH e Lidel/Pactor

Transformação Digital nas Organizações
Fundamentos, Tecnologias e Estratégia

Autores: Pedro Isaías (Doutor em Gestão de Informação), Paula Miranda (Doutora em Ciência e Tecnologia da Informação) e Sara Pífano (Doutora em Gestão)

A transformação digital deixou de ser uma opção para se tornar uma exigência competitiva e estratégica.
Num cenário em que a tecnologia redefine modelos de negócio, acelera operações e cria novas experiências para os utilizadores, sobreviver e prosperar é um desafio a vencer.
Este livro, numa abordagem clara, prática e estruturada, apresenta o que importa saber sobre como enfrentar essa transição. Parte dos conceitos fundamentais para explorar os principais impulsionadores da transformação digital, desde a inteligência artificial, computação em nuvem e internet das coisas até
blockchain, realidade aumentada e digital twins.
Combinando fundamentos teóricos com ilustrações práticas, a obra conduz o leitor através dos elementos centrais da transformação digital: estratégia organizacional, experiência do utilizador, reconfiguração operacional e reinvenção dos modelos de negócio.
Uma leitura essencial para estudantes, profissionais e decisores que pretendem compreender e aplicar os fundamentos da transformação digital nos seus contextos organizacionais.


O Well-Being é «Super» Sexy
O Guia Prático para Pessoas e Organizações

Coordenação: Daniela Lima (Doutorada em comportamento organizacional, licenciada e mestre em gestão de recursos humanos e pós-graduada em segurança e saúde no trabalho)

Este livro é um convite à introspeção, estimula a reflexão e permite ter uma visão crítica e holística da complexidade que é viver em sociedade pela multiplicidade de interações que estabelecemos diariamente. Foi escrito de uma forma muito desconstruída e pragmática e procura refletir sobre o conjunto de vicissitudes do nosso tempo: o stresse, a ansiedade, a síndrome de burnout, doença mental e acidentes de trabalho. 
Esta obra emerge de uma escrita catártica que expõe, através da compilação de artigos de opinião publicados em jornais e revistas de referência a nível nacional, os desafios da vida atual para as pessoas e para as organizações. Conta com o contributo de várias mulheres e profissionais de referência em contexto nacional e internacional, que partilham as suas experiências individuais e os desafios dentro das suas organizações.


Líder Coach
Transforme a Liderança na sua Organização com Ferramentas que Funcionam

Coordenação: Catarina Quintela (Licenciada em Psicologia e Mestre em Educação, Formação e Recursos Humanos) e Margarida Pedrosa (Especialista em Estratégia de Recursos Humanos)

Vivemos num tempo marcado pela incerteza, pela aceleração tecnológica e pela crescente complexidade nas organizações. Perante este cenário, a liderança exige mais do que competências técnicas: requer propósito, autenticidade, coragem e capacidade de inspirar.
Este livro apresenta uma abordagem transformadora à liderança, apoiando gestores, chefias e profissionais com responsabilidade sobre pessoas, a adotarem uma atitude de Líder
Coach. Mais do que gerir tarefas, trata-se de desenvolver pessoas e equipas, promovendo uma cultura de aprendizagem, confiança e bem-estar organizacional.
Com uma perspetiva teórico-prática, a obra combina conceitos fundamentais, com ferramentas aplicáveis, oferecendo aos leitores um guia sólido para lidar com os novos desafios organizacionais.
Entre os temas centrais destacam-se os atuais desafios das lideranças, o modelo GROWTH, as competências do líder
coach e a criação de uma cultura de líder coach.
Destinado a gestores, líderes de equipas, empreendedores, responsáveis de Recursos Humanos e todos os que aspiram a liderar com impacto, este livro oferece uma caixa de ferramentas prática e atual, enriquecida com entrevistas a líderes empresariais e especialistas em gestão de pessoas.
Um guia indispensável para quem procura evoluir para um exercício da liderança alicerçado no desenvolvimento das pessoas, utilizando ferramentas de
coaching.

Manual de Princípios Básicos Para o Sucesso da Gestão 

Com casos de estudo e exercícios

Autoria: Felipa Lopes dos Reis (Doutora em Gestão, investigadora no Intrepid Lab e autora de vários livros nas áreas de gestão, capital humano e metodologia científica)

Um guia prático e acessível para os primeiros passos na gestão. 
Este livro é um guia prático e acessível para quem deseja dar os primeiros passos na gestão e compreender os conceitos fundamentais sobre o funcionamento das organizações.
Escrito numa linguagem simples e clara, dirige-se sobretudo a alunos do ensino superior, mas será também útil para formadores, docentes, profissionais em início de carreira e para todos aqueles que procurem iniciar-se na área da gestão.
Todos os capítulos começam com a apresentação dos objetivos de estudo e terminam com questões para discussão, exercícios práticos e casos de estudo, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente, dinâmico e aplicável.
Ao longo do livro, são abordados temas essenciais como:
• A gestão e a empresa;
• As principais funções do gestor: planeamento, organização, direção, liderança e controlo;
• O comportamento individual, de grupo e das equipas nas organizações;
• A comunicação, a cultura organizacional e a gestão da mudança;
• A importância da inovação e do empreendedorismo no sucesso das organizações. 
Com este livro, o leitor adquirirá a sua primeira caixa de ferramentas para começar a construir o seu futuro como gestor e a saber como ultrapassar os desafios com que se irá deparar.



Gestão Estratégica de Pessoas

Liderança, Cultura e Resultados 

Coordenação: Joana Carneiro Pinto (Doutorada em psicologia. Especialista em desenvolvimento de carreira e transições profissionais) e Pedro Branco (Especialista em executive search, headhunting e gestão de carreiras)

Este livro nasce no seio de uma pós-graduação em desenvolvimento organizacional de uma das mais conceituadas universidades portuguesas. Cada capítulo resume um módulo, em que o respetivo docente, com forte experiência organizacional, percorre os meandros da gestão estratégica de pessoas e negócios. Partilhamos, também, o estudo de caso trabalhado ao longo da pós-graduação, incluindo três possibilidades de resolução apresentadas por três estudantes da 1.ª edição.
Acompanhe-nos nesta viagem imperdível.


Saúde Mental e o Trabalho

Uma Abordagem Integrada da Psiquiatria do Trabalho 

Coordenação: Pedro Moura (Médico especialista em Psiquiatria e Medicina do Trabalho) e Afonso Gouveia (Médico especialista em Psiquiatria)

A presente obra constitui um recurso bibliográfico que, combinando teoria e prática, visa oferecer ferramentas úteis para a compreensão e a abordagem da complexa relação entre o trabalho e a saúde ou doença mental, permitindo aos leitores tanto explorar as especificidades do contexto laboral, que devem ser tidas em conta ao cuidar da saúde mental de trabalhadores, como, inversamente, as nuances psicológicas e psiquiátricas que precisam de ser consideradas ao nível ocupacional.
Mais do que um manual, o livro Saúde Mental e o Trabalho pretende ser um ponto de partida para reflexões e práticas transformadoras, que unam o bem-estar e a saúde mental com a produtividade e a felicidade, assentando na convicção, e no imperativo, de que o trabalho pode engrandecer a vida sem a esta subtrair saúde.
Destinado a um público diversificado, este livro foi pensado para profissionais que diariamente lidam com os desafios dessa interação, como médicos do trabalho, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de segurança no trabalho, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e gestores, bem como profissionais das áreas de medicina legal, saúde pública, medicina geral e familiar, direito, sociologia, entre outras. 

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