domingo, 26 de outubro de 2025

Glaciar editora está a reeditar a obra de Pedro Paixão

Pedro Paixão (n. 1956) aos dezanove anos foi diagnosticado com psicose maníaco‑depressiva. Estudou na Universidade Católica de Lovaina e na Universidade de Heidelberga, tendo‑se doutorado (com uma tese de doutoramento sobre o conceito de vida) aos 29 anos. Tentou ensinar durante uma vintena de anos e depois desistiu, em 2004. Por volta de 1987-88, ao lado de Miguel Esteves Cardoso e Paulo Portas, ajudou a fundar o jornal O Independente. Estreou-se na Literatura em 1992. Publicou três dezenas de livros e dois álbuns de fotografia. Escreveu textos para ópera e teatro e durante muitos anos colaborou na imprensa.

Com 10 edições ao longo dos últimos trinta anos, a Glaciar inicia a reedição da obra ficcional de Pedro Paixão com um dos mais importantes livros - e um dos que teve mais sucesso: Nos Teus Braços Morreríamos.
Com as narrativas curtas do que agora se convenciona chamar auto-ficção, Pedro Paixão é um dos escritores com maior sucesso no país, merecedor do destaque que estas reedições lhe vêm, finalmente, dar. 

Espécie de Amor é um dos mais interessantes - e importantes - livros de Pedro Paixão. Editado há 10 anos numa edição com pouca circulação, tem neste momento a distribuição que sempre mereceu. O livro, de ficção autobiográfica ou de biografia de ficção, centra-se na relação de grande amizade - a tal "espécie de amor" - que, durante anos, houve entre o autor e o também escritor Miguel Esteves Cardoso. Imperdível.

Muito, Meu Amor é o livro de Pedro Paixão. O escritor que nos habituou a pequenos contos, aqui surge numa novela - ainda assim curta, mas nem por isso menos contundente - sobre a relação e as relações. 
Um sucesso retumbante quando foi editada pela Cotovia há quase 30 anos e que nunca perdeu a actualidade - porque pensar o amor nunca se desactualiza. 

Livro incrivelmente mal valorizado na obra de Pedro Paixão, Lembra-me de Mim, é um dos seus mais interessantes volumes.
Editado há 10 anos, por razões circunstanciais quase sem distribuição comercial, pode e deve ser considerado uma novidade para quem quer ler excelentes pequenas prosas onde o amor é subsidiário de toda uma ideia.

Outro título do autor já editado pela Glaciar: Desvio da Memória 

Sem comentários: