quinta-feira, 16 de outubro de 2025

O coração fala, mesmo no fim. O novo — e talvez último — livro de Irvin D. Yalom

Hour of the Heart foi publicado em Dezembro de 2024 nos EUA. Este é o novo livro de Irvin D. Yalom, psiquiatra existencialista norte-americano e professor emérito de psiquiatria na Universidade de Stanford. Tornou-se conhecido como escritor, quando A Psicologia do Amor alcancou a lista de livros mais vendidos nos Estados Unidos no final dos anos 80. A sua obra é publicada em Portugal pelo Grupo Saída de Emergência. 
Quando Nietzsche Chorou, Mentiras no Diva, A Cura de Schopenhauer, De Olhos Fixos no Sol, O Problema Espinosa, Criaturas de um Dia, Eu, Yalom - Memórias de um Psicoterapeuta, O Sentido da Vida - Histórias de Psicoterapia e Uma Questão de Morte e de Vida e Chamem a Polícia são os seus livros de ficção e não-ficção.
O Dr. Yalom completou em Junho 94 anos e já não dá consultas. A Hora do Coração, a editar pelas Edições Desassossego a 13 de Novembro, teve a participação de Benjamim Blake Yalom, o seu filho, que é psicoterapeuta. É um relato profundamente tocante sobre a importância da relação terapêutica e um desabafo sincero de quem lida com o declínio físico e mental.

Elogios da imprensa
«O sucesso de Yalom como terapeuta advém do seu intenso auto-exame e da sua apurada sintonia com as suas emoções. Passou a vida a mapear as profundezas da sua própria alma para poder compreender melhor os outros. A Hora do Coração desmistifica o psiquiatra como um telepata sobrenatural para uma pessoa que é falivelmente humana, mas que lançou um raio-x metafísico de si mesma. O livro tem um efeito interessante no leitor, induzindo um tipo de mindfulness que uma sessão de terapia na vida real pode proporcionar.» — Arts Hub (AU) 

Sinopse
Enfrentando perda de memória aos 93 anos, bem como as consequências de uma pandemia global que transferiu grande parte da vida quotidiana para o mundo digital, o psicoterapeuta e autor bestseller Irvin Yalom viu-se forçado a reconsiderar a natureza das suas sessões. Em vez de desistir perante as adversidades, enfrentou as limitações impostas por esta nova realidade, e revolucionou a sua abordagem, concentrando-se num trabalho intenso, realizável numa única sessão de uma hora entre terapeuta e paciente.
Neste livro, Yalom relata algumas destas consultas intensas e transformadoras, explorando uma diversidade de dilemas humanos, e o seu próprio desenvolvimento neste fim de carreira como terapeuta. Ao recontar estas sessões, demonstra como a disposição de um terapeuta para ser genuinamente aberto ajuda o paciente a baixar a guarda, criando uma ligação mais imediata, essencial para alcançar profundas conclusões em apenas sessenta minutos.
A Hora do Coração ensina-nos a relacionarmo-nos melhor no presente, com mais honestidade e vulnerabilidade. Essa hora de conexão, que decorreu, para tantos, num período de isolamento e de luto, ajudou a suster tanto os pacientes como o terapeuta, enriquecendo a visão de Yalom sobre o que a psicoterapia pode oferecer.

Sem comentários: