terça-feira, 10 de janeiro de 2023

«O Sentido da Vida - Histórias de Psicoterapia», de Irvin D. Yalom

Editora: Desassossego
Data de publicação: 03/11/2022
N.º de páginas: 256


Após o comovente e, simultaneamente, dilacerante livro Uma Questão de Morte e de Vida (Ed. Desassossego, 2021), foi traduzido para português um novo livro do proeminente psiquiatra americano Irvin D. Yalom – esta é a sua décima primeira obra ao dispor dos leitores portugueses. O Sentido da Vida - Histórias de Psicoterapia (Momma and the Meaning of Life) foi publicado quando o autor tinha 68 anos e contém quatro ensaios e dois contos.
A obra abre com ‘Mamã e o Sentido da Vida’, o relato pessoal, em estilo sonial, do relacionamento conturbado com a sua mãe, com quem deixou de falar no fim da adolescência. A senhora Yalom era uma mulher sem instrução, «presunçosa, controladora, intrusiva», que embora tenha falecido há dez anos, amiúde, por reflexo, Irvin David leva «a mão ao telefone para lhe ligar.» Este ensaio sustenta que ele dedicou a sua vida a conquistar a aprovação da sua falecida mãe, ao mesmo tempo que deseja purgar da sua lembrança todas as memórias que corroem o seu inconsciente.
O segundo capítulo é um retrato do primeiro grupo de terapia para doentes com cancro, na década de 1970, conduzido por Yalom, onde este descreve vários pacientes a enfrentar doenças terminais, cuja sensatez aumentou conforme iam se confrontando com as respetivas mortes.
A história mais extensa e complexa do livro tem como protagonista Irene, uma cirurgiã que acaba de saber que o marido fora diagnosticado com tumor cerebral maligno e inoperável. É um relato de uma psicoterapia desafiadora e complexa e uma excelente ilustração das habilidades de tratamento do Dr. Yalom, da sua dedicação com uma paciente inteligente, glacial e carrancuda e a sofrer dor psicológica derivado ao luto do marido e a lutos não terminados: o da mãe, pai e irmão. São várias as lições sobre a terapia do luto que o autor nos oferece neste belíssimo ensaio. Revela-nos que «a morte dos outros nos confronta com a nossa própria morte… o confronto com a própria morte pode gerar uma mudança pessoal positiva», nos tornamos - após o luto - mais maduros, mais conscientes e sensatos.
As últimas histórias do livro são ficcionais; dois contos que têm como narrador o protagonista do romance Mentiras no Divã.
O Sentido da Vida - Histórias de Psicoterapia é um livro que fala sobre vida, morte, luto e espiritualidade. É fácil deleitar-se com a criatividade e inteligência de Irvin, um pensador, um escritor circunspecto, que actualmente conta com 91 anos. Nesta obra, as suas habilidades como contador de histórias são abundantes.

Excertos
«Dentro de cada doente, e em cada situação clínica, reside a crisálida de um profícuo drama humano. A arte da psicoterapia reside na ativação do drama.»

«O labor do luto consiste em libertar-nos gradualmente da pessoa que morreu e redirecionar a energia para outras pessoas.»

«Muitos viúvos e viúvas que tiveram os melhores casamentos passaram pelo processo de luto de afastamento com mais facilidade do que aqueles que tiveram casamentos conflituosos.»

«Durante dez anos (…) escolhi trabalhar com doentes a morrer de cancro, na esperança de que eles me aproximassem mais do trágico âmago da vida.»

«Muitas pessoas angustiadas consideram a morte um lugar de paz mágico. Mas a morte não é um estado de paz, tão-pouco é um estado em que uma pessoa continua a vida sem dor; é a extinção da consciência.»

«Os terapeutas facilitam a mudança no doente e, no processo, também mudam. Um bom terapeuta está sempre a aprender numa viagem interminável de autodescoberta.»

Sem comentários: