quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Clássico da Literatura Espiritual Portuguesa, «A Catedral», regressa de novo às livrarias


Paulus Editora publica A Catedral, o primeiro livro, editado em 1920, da denominada trilogia social que o escritor e poeta Manuel Ribeiro (1878-1941) escreveu depois da sua alteração radical de percurso pessoal e literário.
Manuel Ribeiro foi uma figura política de relevo na Primeira República Portuguesa. Ficou conhecido na história de Portugal pelo seu papel enquanto fundador da primeira organização bolchevista em Portugal (Federação Maximalista Portuguesa), assim como, enquanto dinamizador da fundação do PCP.

Sinopse
A acção passa-se em 1919, ano em que se restaura e renova a Sé de Lisboa, representando, com o autor, um movimento de «construtores» de catedrais simbólicas. Teve várias edições, sendo Manuel Ribeiro considerado o autor mais vendido nos anos 20 do século passado em Portugal. Terão sido, ao longo das décadas, e num Portugal marcado pelo analfabetismo, mais de 20.000 exemplares vendidos, entre edições para livraria ou edições especiais.
Manuel Ribeiro foi uma figura política de relevo, mas abraçou a partir do fim da segunda década do século XX o ideário católico, afastando-se totalmente das ideias revolucionárias. Foi editor (na Guimarães) e conservador da Torre do Tombo, onde se dedicou ao estudo da Soror Mariana Alcoforado.

«A obra de Manuel Ribeiro é o testemunho literário de um percurso pessoal que parte de uma posição anarco-sindicalista até chegar ao cristianismo.» José Alberto Ribeiro

Outra novidade da editora: O Santo do dia a dia, de Pe. Hugo de Azevedo.

Sem comentários: