terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Clube do Autor publica «Retrato de Uma Senhora», o majestoso romance de Henry James

«Uma obra magistral que vinga, através da protagonista, todas as mulheres do mundo. (…) Nada falta a este romance.» Rita Ferro

Da coleção 'Os Livros da Minha Vida', é editado pelo Clube do Autor Retrato de Uma Senhora, «um romance inesquecível sobre a independência feminina que integra as grandes seleções de obras a não perder.» Esta obra, «o romance que mudou a literatura», segundo o The Guardian, publicada originalmente em 1881, já foi adaptada para filme várias vezes, sendo o mais conhecido o filme homónimo de 1996, com realização de Jane Campion e interpretação de Nicole Kidman (como Isabel Archer).
Desta coleção fazem parte obras intemporais da Literatura como Terra Abençoada, de Pearl S. Buck, e Madame Bovary, de Gustave Flaubert.

Texto sinóptico
Henry James revela magistralmente nesta obra a subtil tragédia da inocência perdida e dos sonhos desfeitos. O autor constrói sua história como um jogo em que cada coisa se converte no seu oposto: liberdade em destino, afeto em traição, pureza em astúcia e vice versa.
Isabel Archer é uma jovem independente que renuncia ao casamento para experimentar tudo o que a vida tem para lhe oferecer. No entanto, acaba por se casar com com um homem cujas manipulações quase lhe destroem a vida e o espírito de Isabel. A sua esperança é escapar se antes que seja tarde demais.

Henry James (1843-1916) foi um dos mais reconhecidos autores de finais do século XIX e princípios do século XX. Das suas inúmeras obras constam Retrato de Uma Senhora, Fera na Selva, Daisy Miller, Washington Square, O Aperto do Parafuso, Diário de um homem de 50 anos, entre muitas outras.

Sem comentários: