domingo, 8 de janeiro de 2023

Novo livro de Raimundo Quintal enaltece a botânica magistral da Ilha da Madeira

A Editora Letras Lavadas publicou recentemente um novo livro de Raimundo Quintal, autor madeirense de diversos livros e de numerosos artigos nas áreas da Ecologia, Biogeografia e Educação Ambiental. A obra bilingue Ilha da Madeira – 300 Árvores / Madeira Island – 300 Trees tem 362 páginas com encadernação em capa dura.

Texto de apresentação
Fruto de quatro décadas de trabalho de campo, tenho identificadas e fotografadas mais de 3000 espécies de plantas nos jardins, parques e quintas da Ilha da Madeira. Esta excecional riqueza florística resulta da conjugação de fatores ecológicos e históricos. O clima subtropical, os solos neutros ou ácidos, com uma boa componente de matéria orgânica e a disponibilidade de água transportada através das levadas para a rega no verão garantem a aclimatação de plantas trazidas pelos emigrantes desde os países de acolhimento, adquiridas pelas famílias inglesas para as suas quintas e importadas pelos comerciantes desde os grandes centros de produção.
O livro contém fotografias e informação sobre 270 espécies, 4 subespécies, 1 variedade natural, 3 formas naturais, 5 híbridos e 17 cultivares. Esta amostra engloba árvores endémicas da Ilha da Madeira, árvores monumentais, pequenas árvores ou grandes arbustos, palmeiras e plantas arborescentes. Este livro não é um guia dos jardins da Madeira. É uma lente que poderá ajudar os residentes e os visitantes a ver com sensibilidade as árvores dos jardins, quintas, parques, ruas e praças da minha Ilha.


Do mesmo autor: Mata do Dr. Fraga, Plantas do Jardim António Borges, Árvores dos Açores | Trees of the Azores, Baía do Funchal e Quintas, Parques e Jardins do Funchal.

Sem comentários: