segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Livro para colorir, acompanhado de inspiradoras frases sobre mindfulness

Um Ano de Mindfulness, com ilustrações de Manel Cruz, foi pensado para a prática de mindfulness ao longo das 52 semanas, como forma de combater o stresse. Publicado pela Arteplural, este livro chega às livrarias no dia 2 de Fevereiro. Contém ilustrações originais para colorir, acompanhadas de inspiradoras frases sobre mindfulness.

Há quanto tempo não faz uma pausa a sério?

O nosso dia a dia é marcado pelo stresse e pela falta de tempo. Temos dias de trabalho cada vez mais longos e, mesmo no tempo livre, estamos constantemente a olhar para ecrãs - por exemplo, a verificar emails de trabalho ou embrenhados nas redes sociais. Ao mesmo tempo, a vida familiar é cada vez mais desgastante: as crianças têm jornadas escolares cada vez mais intensas, com atividades extracurriculares que exigem aos pais uma logística desgastante. Até em viagem ou de férias, quantas vezes não vamos só ver o email? Ou, mesmo num cenário paradisíaco, quem não fica de olhos presos no feed de notícias? E quando é que nos conseguimos desligar de todo esse ruído mental?
O grande problema de estarmos constantemente atarefados é que a nossa capacidade de atenção e de concentração é forçada até ao limite - e, muitas vezes, para além dele. Estudos recentes nas áreas da psicologia e da neurociência sugerem que o uso constante das tecnologias digitais provoca alterações estruturais e funcionais nas regiões do cérebro relacionadas com o processamento da informação emocional, da atenção executiva, da capacidade de decisão e do controlo cognitivo.

Sem comentários: