quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Os livros de Fevereiro do Grupo Almedina

Conhece as novidades do Grupo Almedina - Edições 70, Minotauro e Actual - que serão editadas ao longo do mês de Fevereiro.

Como Organizar uma Biblioteca, de Roberto Calasso
Aqueles que tentam pôr os seus livros em ordem devem ao mesmo tempo reconhecer e modificar uma boa parte da sua paisagem mental. Esta é uma tarefa delicada, cheia de surpresas e descobertas, mas sem uma solução (trata-se, como sublinhado nesta obra, de «um tema altamente metafísico»). Vários tentativas são aqui relatadas, misturadas com fragmentos de uma autobiografia involuntária do autor, mítico editor da Adelphi.

Alguns Problemas de Filosofia, de William James
Única obra filosófica que William James elaborou em forma de ensaio monográfico.
Autor fundamental do pensamento norte-americano, introdutor da Psicologia nos EUA.

História do Japão, de Kenneth G. Henshall
Um livro extraordinário e apelativo para académicos, especialistas e simples curiosos sobre um país que viveu isolado durante séculos, foi praticamente aniquilado e é hoje uma potência planetária.

Os Desertores, de Augusto Abelaira
Neste segundo romance, Abelaira mostra-nos as vidas e aventuras de um grupo de jovens amigos que entre as preocupações quotidianas e a inquietação da procura da felicidade e do amor acabam por desertar, isto é, por se render à rotina, desistir das suas expectativas iniciais ou conformar-se com o status quo.

Como Vivemos e Porque Morremos, de Lewis Wolpert
Uma obra incontornável, é simultaneamente um guia acessível para compreender o corpo humano e uma meditação profundamente reverente sobre a própria vida.

O Fogo da Liberdade, de Wolfram Eilenberger
Filosofia perante a catástrofe. - A história de quatro filósofas singulares - quatro mulheres indomáveis que eram, ao mesmo tempo, refugiadas e combatentes da resistência -, cada um apresentando uma visão particular de uma sociedade livre e aberta numa época de autoritarismo e guerra. Simone de Beauvoir, Hannah Arendt, Simone Weil e Ayn Rand - lançam as bases para uma sociedade verdadeiramente livre e emancipada.


Os Gregos - Uma História Global, de Roderick Beaton
Como o historiador Roderick Beaton demonstra, ao longo de três milénios, os falantes de grego produziram uma série de civilizações com raízes no sudeste da Europa mas que, invariavelmente, se espalharam por todo o globo. Esta é a história dos Gregos e do seu impacto global como nunca antes foi contada.

Do Contrato Social, de Jean-Jacques Rousseau
Um dos textos mais importantes da teoria política. Nesta obra, Rousseau examina as relações complexas entre os indivíduos e o Estado, e defende que o povo deve formar uma sociedade baseada num acordo mútuo no que respeita aos direitos e responsabilidades dos cidadãos. Só assim seria possível criar uma sociedade em que todos os indivíduos fossem livres e iguais.

Tsunami - Trump, Trumpismo e a Europa, de Vasco Rato
Numa reflexão sobre a figura e a presidência que desempenhou, Vasco Rato traça os meandros republicanos, e os temores democratas, na vertigem de mais uma campanha Trump para a Presidência dos Estados Unidos, não descurando as implicações que terá na Europa e na China.


Beleza Negra, de Anna Sewell
Clássico da literatura juvenil. Uma das primeiras obras de sempre a denunciar os maus tratos a animais. Foi originalmente escrita para incutir compreensão e bondade às pessoas que lidam com cavalos.

A História dos Caçadores de Tesouros, de Edith Nesbit
Os seis filhos dos Bastable são aventureiros ambiciosos, detetives, exploradores e caçadores de tesouros intrépidos por natureza. Infelizmente, a família Bastable enfrenta um futuro financeiro incerto. Quando o pai fica doente e os negócios vão de mal a pior, os seis filhos unem-se para restaurar a riqueza da família. Embora planeiem algumas escapadas engenhosas, os seus esforços geralmente são infrutíferos, mas divertidos - e às vezes francamente perigosos. Mas um dia a aventura leva-os a resultados completamente inesperados.

Sem comentários: