segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Os livros de Janeiro e Fevereiro da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Em 2023, os Ensaios e Retratos da Fundação continuarão a contribuir para o conhecimento da realidade portuguesa. Espreita alguns dos títulos a publicar nos primeiros dois meses do ano.

Mente
, Cérebro e Educação
, de Joana Rato

Há cerca de uma década que se discute a ponte entre as neurociências, a psicologia e a educação e como torná-la mais robusta e sem risco de queda. O interesse dos professores em saber mais sobre o cérebro é enorme, bem como em compreender como crianças e jovens aprendem e encontrar as práticas mais eficazes. Contudo, nas escolas, os neuromitos (crenças falsas) estão mais presentes do que os dados vindos da ciência e é notória a falta de estrutura e de mecanismos concretos que unam o conhecimento neurocientífico ao processo de aprendizagem.


O Lixo em Portugal
, de Andreia Barbosa

O ser humano é, e sempre foi, fazedor de lixo. Mas o chamado lixo, e o destino que se lhe dá, mudou muito através dos tempos. Ele é matéria: extraída, transformada, desejada, usada, rejeitada; objeto de processos, tecnologias, políticas, mercados e culturas. Problema ambiental, desafio técnico ou riqueza potencial, o lixo espelha a sociedade. As advertências para o reduzir, reutilizar e reciclar não vão ao fundo da questão. Este livro parte da história do lixo como problema coletivo de origem urbana para uma radiografia atual da produção nacional e da economia do lixo.


Sociedade de Consumo e Consumidores em Portugal
, de Mário Beja Santos

Portugal chegou tarde à sociedade de consumo, mas adotou-a de forma inequívoca, assimétrica e concentrada na faixa litoral. Desde então, os portugueses aceitaram os benefícios de uma política de consumidores, mas sem se envolverem num movimento social com efetiva participação cívica: capaz, por exemplo, de questionar as decisões da União Europeia ou de responder às questões ambientais e de sustentabilidade. Este ensaio traça o itinerário do consumidor português.


Jénifer, ou a princesa da França
, de Joel Neto

Jénifer é uma criança em busca de uma saída e Joel um homem em busca de uma história. O encontro entre os dois dá-se num bairro social dos Açores, a região mais pobre de Portugal, terreno fértil para o abuso sexual e o incesto, o alcoolismo e a violência doméstica, a exclusão social, o tráfico de droga, o insucesso escolar, a pobreza persistente ou o suicídio jovem, entre tantos outros sinais de subdesenvolvimento humano.

Joel Neto é autor dos livros Arquipélago, Meridiano 28, O Terceiro Servo, Os Sítios sem Resposta, A Vida no Campo, entre outros.


O homem que via no escuro
, de Catarina Reis

Bruno Candé foi a primeira pessoa em Portugal cuja morte resultou numa condenação de crime motivado por ódio racial.
O homicida, de 76 anos, matou por preconceito contra a cor de pele. A justiça sentenciou que, a 25 de julho de 2020, Candé, de 39 anos, ator, lisboeta, pai de três filhos, morreu por racismo: uma palavra em que ele não acreditava. Este livro é um retrato de Bruno Candé, da sua vida e do seu legado para a família, para a cidade e para a Zona J.

Outra novidade da editora: Viver Só, de Ana Margarida de Carvalho.

Sem comentários: