segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Biografia de Clarice Lispector, da autoria de uma das maiores estudiosas da sua vida e obra

Editora Narrativa publica hoje À Procura da Própria Coisa, de Teresa Montero, uma das maiores especialistas na vida e também na obra de Clarice Lispector. É autora e professora brasileira que dedica-se há mais de 30 anos aos estudos claricianos e à divulgação do legado de Clarice Lispector.
Esta biografia extensa, fruto da edição revista e aumentada da biografia Eu sou uma pergunta (Rocco, 1999) somada a três décadas de pesquisas, «apresenta Clarice como mulher cuja obra serve de base para se poder sentir e pensar com mais profundidade.»
A revisão e adaptação do texto para Português de Portugal esteve a cargo de Rita Almeida Simões.

Sinopse
A obra À procura da própria coisa é a mais recente e completa biografia de Clarice Lispector e o resultado de mais de três décadas de pesquisa da professora Teresa Montero.
Clarice Lispector nasceu numa pequena cidade da Ucrânia, quando os pais rumavam ao Brasil para fugirem à perseguição dos judeus e à miséria que assolava a Rússia, após a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique. Cresceu no Nordeste brasileiro, no Recife, onde sentiu pela primeira vez o drama social das classes menos privilegiadas. No Rio de Janeiro, tornou-se escritora, e o casamento com um diplomata com quem viveu em Nápoles, Berna, Torquay e Washington deu-lhe a experiência do desenraizamento da vida no estrangeiro.
Em
À Procura da Própria Coisa destacam-se raridades encontradas em arquivos públicos, como a única entrevista de Clarice Lispector filmada no seu apartamento e os registos da escritora elaborados pela polícia política entre 1950 e 1973, que revelam novos aspetos da sua participação nos movimentos contra a ditadura militar no Brasil. Na trajetória literária, o relato pormenorizado da sua última viagem ao Recife (também documentada em imagens inéditas) ajuda a entender a composição da sua obra derradeira, A hora da estrela. A criação de A paixão segundo G.H. e Água viva, de par com a faceta de Clarice como crítica literária na revista Senhor e mais de cem depoimentos são outras preciosidades reveladas neste volume.

Conhece, aqui, outras novidades de Janeiro da editora.

Sem comentários: