quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

De Itália chega-nos um romance que promete fascinar os leitores


Vida Mortal e Imortal da Rapariga de Milão, um romance que redescobre a nostalgia da infância, é uma das grandes apostas de ficção da Guerra & Paz Editores para este mês. Domenico Starnone, o autor, foi vencedor do prestigiadíssimo Prémio Strega e considerado pela crítica como um dos melhores escritores italianos da actualidade.

Nuno Morais assina a tradução portuguesa desta obra, a segunda do escritor, argumentista e jornalista que é publicada em Portugal - depois de Laços (Alfaguara, 2018).
Salientar que Domenico Starnone tem gerado, entre a imprensa uma enorme especulação: será que é ele a figura por detrás da misteriosa Elena Ferrante, cuja identidade, até hoje, é mantida em segredo? Ou será que o fez em parceria com a sua mulher? Apesar da negação do casal, o mistério em torno do autor napolitano está longe de estar esclarecido.

Texto de apresentação
Imagine uma criança napolitana sonhadora, sempre a olhar pela janela. A avó, pouco letrada, mas cheia de sabedoria e amor, anda pela cozinha e conta-lhe histórias, enquanto o miúdo olha seduzido para a varanda do prédio em frente, onde uma menina de cabelos negros dança sobre o parapeito.
Desse olhar, nasce um amor. Mimí, é este o nome do miúdo, está disposto a tudo por esse amor terno e jovem, desde desafiar o seu amigo Lello para um duelo até ir recuperar a menina bailarina ao reino dos mortos, se preciso for.
Quando se é criança, pode-se ser tudo e este irresistível livro, tão afiado como as espadas da imaginação escondidas debaixo da cama, tão precioso como uma jóia de família, em que a descoberta do amor e da morte se perseguem mutuamente, leva-nos, na voz única de um dos melhores escritores italianos contemporâneos, à nostalgia da infância. É impossível não se ficar fascinado pelo poder da palavra de Starnone, pela poesia das peripécias do pequeno Mimí e pelo seu périplo de formação e crescimento. 

Outras novidades de ficção da editora que vão sair em Janeiro: A Casa do Outro Lado do Lago, de Riley Sager, e Meu Portugal Brasileiro, de José Jorge Letria.

Sem comentários: