segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Em Outubro chegam «O Livro da Saudade» e «O Livro do Chá»


De Sue Monk Kidd (n. 1948), a mesma autora de A Vida Secreta das Abelhas e A Invenção das Asas, chega-nos, em meados de Outubro pelas Edições Chá das Cinco, O Livro da Saudade, «o relato da luta corajosa de uma mulher para seguir as suas paixões e fazer ouvir a sua voz num tempo, lugar e cultura projetados para a silenciar.»

Criada numa família rica de Séforis, Ana é uma jovem rebelde com uma mente brilhante e um espírito ousado. Ela estuda em segredo e escreve histórias sobre as mulheres da sua época, negligenciadas e silenciadas. Até que um encontro casual com Jesus muda tudo: o pacifista que se opõe ao domínio de Roma e que ajuda os pobres e as prostitutas cativa Ana, que abandona tudo para viver com ele em Nazaré.
Contudo, os desejos reprimidos que Ana guarda dentro de si colocam-na em perigo. Durante a turbulenta resistência à ocupação de Israel por Roma, ela é forçada a fugir para Alexandria, onde revelações surpreendentes, perigos ainda maiores e um ambiente inesperado a aguardam. Ana determina o seu próprio destino durante uma excecional convergência de acontecimentos, decisivos para a História da Humanidade.


Uma nova edição do clássico da literatura O Livro do Chá, chegará às livrarias também no próximo mês. Este livro de Kakuzo Okakura (1863-1913) enfatiza como a simplicidade induzida pelo chá, afectou a cultura, a arte e a arquitectura do Japão. Um século depois de ter sido escrita, esta obra permanece muito amada por leitores de todo o mundo e entrelaça uma rica história do chá com uma escrita comovente sobre a cultura asiática, justificando o fascínio que temos por ela.

«Aquele que não consegue ver a pequenez das grandes coisas em si tende a ignorar a grandeza das pequenas coisas nos outros.» Em 1906, na cidade de Boston, ao virar do século, um pequeno livro espiritual sobre o chá foi escrito com a intenção de ser lido em voz alta no ilustre salão de Isabella Gardner, a socialite mais célebre de Boston. O livro foi escrito por Kakuzo Okakura, filósofo japonês, especialista em arte e gestor de acervos artísticos. Pouco conhecido na época, Kakuzo emergiria, mais tarde, como um dos grandes pensadores do início do século XX , um génio perspicaz e gracioso, dedicado a unir ambas as culturas ocidental e oriental.
O Livro do Chá de Kakuzo Okakura transcende os limites estreitos do seu título e mostra-nos um conceito unificado de vida, poesia, arte, espiritualidade e natureza. Ao longo do caminho, explora temas como o zen e o taoísmo, mas também os delicados aspetos seculares do chá e da vida no Japão.

Sem comentários: