quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Livros que marcarão a 'rentrée' literária da LeYa

Entre as apostas das editoras que compõem o Grupo LeYa para a rentrée literária deste ano constam um dos romances finalistas do Prémio Booker 2020 («Um livro de uma extraordinária perspicácia, coragem e sofisticação», segundo o Washington Post), o novo romance de Nicholas Sparks, e o livro que venceu o Prémio espanhol Francisco Umbral para Melhor Livro do Ano 2020.
Em seguida, os textos de apresentação de 10 destas novidades, que chegarão às livrarias até ao término deste mês de Setembro.

Açúcar Queimado, de Avni Doshi
Na sua juventude, Tara era uma rebelde. Abandonou o seu casamento infeliz e foi viver para um ashram, uma comunidade espiritual hindu, mendigou nas ruas – porque a família abastada lhe fechou a porta de casa – e passou anos a correr atrás de um artista sem eira nem beira, com a filha a reboque. Hoje, é uma mulher com falhas de memória, que paga o salário da empregada a dobrar e se esquece do gás ligado durante a noite. A filha, agora adulta, vê-se obrigada a cuidar de uma mãe que nunca quis saber dela em criança.
Acutilante e cáustica, Avni Doshi faz-nos questionar não só até que ponto conhecemos as pessoas que nos são mais chegadas, mas também em que medida conhecemos os nossos próprios limites.
Foi traduzido por Tânia Ganho.

As Mulheres Douradas, de Namina Forna
Somos raparigas ou somos demónios? Vamos morrer ou vamos sobreviver?
Deka, de 16 anos, devido à sua intuição e natureza sente-se diferente e vive com medo do ritual do sangue, o qual irá determinar se pode ou não ser um membro da sua aldeia. Se o seu sangue correr vermelho, será aceite pela comunidade. Mas no dia da cerimónia o seu sangue revela ser dourado - a cor da impureza, de um demónio, e as consequências serão pior do que a morte.
A jovem vê-se forçada a abandonar a aldeia onde sempre vivera na companhia de uma mulher misteriosa e a juntar-se a um exército de raparigas como ela - as alaki. Um grupo de raparigas quase imortais com dons raros e as únicas capazes de travar a maior ameaça do império.
Mas, à medida que avança até à capital para treinar para a derradeira batalha, Deka descobre que a grande cidade murada encerra em si muitas surpresas. Nada nem ninguém é exatamente o que parece ser - nem mesmo Deka…

O Sonho, de Nicholas Sparks
Em 1996, Maggie Dawes tem 16 anos e muito pouca vontade de ir viver com uma tia que mal conhece numa vila costeira remota e ventosa. Mas a ilha de Ocracoke, na Carolina do Norte, vai mesmo ser a sua nova casa.
Contrariada, Maggie encontra refúgio nas recordações da família e dos amigos que deixou para trás. Até ao dia em que a tia lhe apresenta Bryce Trickett, um dos poucos adolescentes da zona. Bonito e genuíno, o rapaz vai mostrar-lhe a beleza da ilha e despertar nela uma paixão pela fotografia que influenciará toda a sua vida daí para a frente.
Em 2019, Maggie é já uma fotógrafa de renome e divide o seu tempo entre viagens a locais remotos e uma galeria em Nova Iorque. Mas uma notícia inesperada obriga-a a permanecer na cidade durante o Natal. Com um fiel assistente por companhia, Maggie passa os últimos dias da quadra a recordar um Natal de outrora e a avassaladora paixão que mudou o rumo da sua vida.
Nesta história de descoberta, perda e redenção, Nicholas Sparks recorda-nos que o tempo que dedicamos às pessoas que amamos é uma dádiva preciosa.

Lady Whistledown Tem Algo a Dizer, de Julia Quinn, Mia Ryan, Suzanne Enoch e Karen Hawkins
Ao ler sobre o comportamento menos próprio da sua noiva na crónica de mexericos de Lady Whistledown, um (muito ansioso) noivo apressa-se a viajar até Londres para a conquistar de uma vez por todas… E o que acontece quando um conhecido patife (e eterno mulherengo) se apercebe de que a sua melhor (e única) amiga está de olho… noutra pessoa?
Depois de ser expulsa do seu lar por um insuportável (e irresistível) marquês, uma jovem descobre que ele não tenciona apenas tomar posse da casa… pretende possuí-la a ela também!
A alta-sociedade fica ao rubro quando a debutante mais promissora da temporada é rejeitada pelo seu prometido - para depois ser arrebatada por nada menos do que… o irmão dele!

Duas Vidas Num Instante, de Dani Atkins
A noite do acidente foi trágica... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está a ruir. Ela mora sozinha num apartamento minúsculo, tem um emprego enfadonho e sem futuro e vive culpada pela morte do seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar atrás no tempo.
Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
A noite do acidente foi mágica... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, amigos fantásticos e a carreira com que sempre sonhou. Mas porque será que não consegue fazer parar as estranhas recordações de uma vida muito diferente?

Balada de Veludo, de Jude Deveraux
Alyx Blackelt vê o pai ser assassinado e o seu lar reduzido a cinzas. Desesperada, foge para a floresta e encontra refúgio no acampamento de Raine Montgomery, um nobre caído em desgraça por ordem do rei. Para se proteger, disfarça-se de rapaz. Para esconder a sua dor, esmera-se no seu papel de escudeiro de Montgomery.
Mas durante quanto tempo conseguirá Alyx manter o disfarce?
Durante quanto tempo fingirá Montgomery não ver o óbvio?
E enquanto uma disputa sangrenta ameaça as vidas de todos, o amor de uma boa mulher pode fazer toda a diferença… inspirar um intrépido cavaleiro, tocar o coração de um rei, e enaltecer o espírito de Inglaterra.



As Maravilhas, de Elena Medel
Qual o peso da família nas nossas vidas, e qual o peso do dinheiro?
Que acontece quando uma mãe decide não cuidar da sua filha, e quando uma filha decide não cuidar da sua mãe?
Seríamos diferentes se tivéssemos nascido noutro sítio, noutro tempo, noutro corpo?
Neste romance há duas mulheres: María, a que em finais dos anos sessenta deixa a sua vida numa cidade de província para trabalhar em Madrid; e Alicia, que faz o mesmo caminho trinta anos mais tarde, por razões distintas. E há, claro, a mulher que as une e de quem praticamente não se fala: filha de uma e mãe da outra.

O Reino, de Jo Nesbø
Quando os pais de Roy e Carl morrem inesperadamente, Roy tem de assumir o papel de protetor do impulsivo irmão mais novo. Porém, quando Carl decide partir para percorrer o mundo em busca de sucesso, Roy fica para trás na pacata vila, satisfeito com a sua vida de mecânico e proprietário da estação de serviço local. Alguns anos depois, Carl regressa a casa com Shannon, a sua carismática mulher arquitecta. Chegam cheios de planos e entusiasmo para construírem um hotel de luxo na propriedade da família. Carl não quer fazer ricos só ele e o irmão, mas toda a vila.
E é apenas uma questão de tempo até que um triunfante regresso a casa desencadeie uma série de acontecimentos que ameaçam tudo o que Roy mais ama, e os perturbantes segredos de família, há muito enterrados, comecem a vir ao de cima…


Notas sobre um Naufrágio, de Davide Enia
«Este livro é um romance. Conta o que está a acontecer no Mediterrâneo - as travessias, os salvamentos, os desembarques, as mortes - e fala da relação entre mim e o meu pai, abordando ainda a doença do meu tio, seu irmão.» É assim que Davide Enia apresenta este livro que parte da sua experiência em Lampedusa, lugar de um naufrágio simultaneamente individual e coletivo.
De um lado, estão os que atravessaram vários países, e depois o mar, para chegarem à Europa em condições inimagináveis - rapazes feridos e nus, raparigas estupradas e grávidas, crianças e adultos que viram morrer familiares durante a travessia. Do outro, homens e mulheres que os ajudam a desembarcar - voluntários, mergulhadores, pessoal médico, a Guarda Costeira… No meio, o autor, para os ouvir a todos e contar sem paninhos quentes o que realmente acontece em terra e no mar e como as palavras são manifestamente insuficientes para compreender os paradoxos do presente.

Os Exércitos da Noite, de Norman Mailer
21 de outubro de 1967, Washington. É o dia da Marcha sobre o Pentágono, a grande manifestação contra a Guerra do Vietname que culminou em violentos confrontos e com a detenção de centenas de pessoas. Nela estão presentes todos os grupos da Velha e da Nova Esquerda, hippies, liberais de classe média, militantes negros, quakers, cristãos, feministas e as mais variadas tribos urbanas.
Mailer, tal como muitas outras estrelas da cultura americana da época, foi, viu, participou, sofreu na pele a repressão, foi preso e depois escreveu um dos livros mais inteligentes sobre os anos sessenta, os seus mitos, heróis e demónios.
Um livro-documento que destrói os moldes da reportagem tradicional, entrelaçando magnificamente jornalismo, história e ficção, e que reflete algumas das grandes questões da sociedade contemporânea.

Sem comentários: