segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Está quase a sair uma nova biografia de Winston Churchill

É um dos próximos livros a sair pela Texto Editores. Churchill - Caminhando com o Destino é já considerada a biografia definitiva de Winston Churchill (1874-1965), antigo primeiro-ministro inglês. Esta obra é da autoria do historiador britânico Andrew Roberts.
Andrew Roberts recorre a mais de 40 fontes históricas inéditas, incluindo os diários privados do rei Jorge VI, nunca antes usadas em biografias de Churchill, para o retratar de forma mais íntima e completa do que qualquer um dos seus predecessores.
O livro não oculta as falhas de Churchill, mas permite que o leitor aprecie plenamente as virtudes do homem e do seu carácter: a capacidade titânica para trabalhar (e para beber), o talento para compreender as grandes questões do momento, a disponibilidade para correr riscos e a insistência em estar no centro da acção, o bom humor que não o abandonava mesmo em circunstâncias desesperadas, a vitalidade e a força das suas amizades, e a sua extraordinária propensão para chorar em momentos inesperados.

domingo, 29 de setembro de 2019

Dois novos romances publicados pela Bertrand Editora

Um livro com uma trama complexa, no qual as personagens se debatem com questões morais de difícil decisão.
Um livro de descoberta de um passado envolto em mistério, que mantém os leitores agarrados até à última página.
Memórias Esquecidas, de Jodi Picoult
Andrew Hopkins é um pai dedicado que criou sozinho a filha Delia, deixando-a acreditar que a sua mãe morreu num acidente de viação há vinte e sete anos.
Porém, quando Delia se prepara para um novo capítulo na sua vida, recebe a visita de um polícia que lhe traz uma informação terrível: Andrew raptou a filha de quatro anos e levou a mãe a acreditar que a menina estava morta.
Não resta sombra de dúvida de que Andrew é culpado. Mas isso significa necessariamente que ele agiu mal?

O Mistério da Minha Irmã, de Tracy Buchanan
As recordações que Willow tem dos pais são cheias de sorrisos, ternura, sol e gargalhadas. Porém, quando recebe um misterioso convite que a leva a uma exposição de fotografia, é confrontada com um segredo sombrio, que aparentemente todos têm tentado esconder-lhe, sobre um trágico acidente que aconteceu há anos. Willow é obrigada a questionar tudo o que sabe sobre Charity, a mãe que perdeu ainda criança, e Hope, a tia com quem vive desde então. Qual a relação entre este enigmático fotógrafo e os pais de Willow? Porque é que Hope não quebra o silêncio? Para seguir em frente, Willow precisa de respostas. Mas já não sabe em quem confiar…

sábado, 28 de setembro de 2019

«O poder da Lua» é um dos mais recentes livros do Grupo Porto Editora

Eis algumas novidades literárias, de ficção e não-ficção, a cargo de quatro das editoras que compõem o Grupo Porto Editora, neste caso a Porto Editora, Sextante, Ideias de Ler e Albatroz.
Uma vida inteira, de Robert Seethaler
Conta-me o teu segredo, de Dorothy Koomson

Trieste, de Dasa Drndic
Morrer na primavera, de Ralf Rothmann

À prova de stress, de Mithu Storoni
O poder da Lua, de Yasmin Boland

«Orlando», de Virginia Woolf, ganha nova tradução

Recuperando o espírito com que foi escrito — ser leitura e divertimento —, a Cavalo de Ferro repropõe, com nova tradução (a cargo de Miguel Romeira) fiel ao texto e ilustrações originais, um dos grandes romances de Virginia Woolf: Orlando. Disponível a partir de 30 de Setembro nas livrarias. Referir que a 3 de Outubro estreia nos cinemas o filme Vita & Virginia, baseado neste livro sobre a sua vida e a da sua amiga íntima e amante, Vita Sackville-West.
Texto sinóptico
«Mal Orlando abriu a janela, o seu rosto ficou iluminado apenas pelo próprio Sol, e decerto teria sido impossível encontrar outro que fosse tão sincero — ou tão melancólico. Feliz a mãe que gera um filho assim e mais feliz ainda a biógrafa que lhe narra a vida! Porque jamais terá de se preocupar e ir pedir ajuda a um poeta ou a um romancista. A um tal biografado, basta ir de façanha em façanha, de triunfo em triunfo, de cargo em cargo, e o escriba apenas tem de o seguir, e ambos alcançarão as alturas que desejam!»

«Escrevi este livro com mais rapidez do que qualquer outro, e é uma grande piada; acho, apesar disso, que é uma leitura alegre e fácil: umas férias de ser escritora.»

São estas as palavras que se podem encontrar numa das entradas dos diários de Virginia Woolf, datada de 18 de Março de 1928, e com as quais a autora se refere ao seu então recém-terminado Orlando: um livro escrito de um só fôlego — no breve espaço de cinco meses —, que se quis leve, divertido, absolutamente satírico e, acima de tudo, livre. Obra virada para a modernidade, para o futuro, Orlando é um dos raros momentos em que a literatura, rompendo barreiras e o pudor de uma época, alcança a intemporalidade, para nunca mais se sentir datada ou ultrapassada na sua coragem, beleza e estilo.

Incipit: «Ele — que era um «ele», não havia dúvida, por mais que a moda da altura fizesse por disfarçá‑lo — ia treinando estocadas numa cabeça de mouro pendurada do tecto. A cabeça era da cor de uma bola de futebol já velha e tinha mais ou menos o formato de uma, tirando as faces chupadas e um par de fiapos de cabelo seco e áspero, parecido com as fibras dos cocos. O pai de Orlando, ou talvez tivesse sido o avô, cortara‑a dos ombros de um imponente infiel que lhe aparecera subitamente pela frente ao luar nos campos bárbaros de África; agora, estava ali, sempre a baloiçar suavemente na corrente de ar que varria sem descanso o sótão da enorme mansão do lorde que decapitara o seu dono.»

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Novas publicações com o cunho da HarperCollins

A HarperCollins Portugal já deu a conhecer os títulos e autores dos seus mais recentes livros. Este que é o segundo maior grupo editorial em todo o mundo - a editar em Portugal desde 2016 - publica um novo tríler de Karin Slaughter, um novo livro (onde estão compiladas 3 histórias) de Nora Roberts, e apresenta aos leitores portugueses o livro de estreia do autor Tom Mitchell.

A Última Viúva
Numa noite quente de verão, Michelle Spivey, cientista do Centro para o Controlo de Doenças (CDC) de Atlanta é levada por desconhecidos de um parque de estacionamento de um centro comercial. Não há pistas, ela parece ter-se desvanecido como se fosse fumo e as autoridades procuram-na
desesperadamente.
Passado um mês, a tranquilidade de uma tarde de domingo vê-se sacudida por uma explosão que faz tremer o chão a quilómetros em redor, seguida segundos depois por uma segunda, igualmente potente. O coração de Atlanta, onde se encontra a Universidade de Emory, a sede do FBI da Geórgia, os hospitais e o próprio CDC, foi atacado.
A médica forense Sara Linton e o seu namorado, o polícia Will Trent, aparecem na cena do crime... E sem o saberem, mesmo no epicentro de uma conspiração letal que ameaça acabar com a vida de milhares de inocentes. Quando os terroristas sequestram Sara, Will vai-se infiltrar colocando a sua vida em perigo para salvar a mulher e o país que ama.

.
Histórias Escolhidas
CONSTRUIR UM AMOR
Era a mulher, com um capacete, mais sensual que o arquiteto Cody Johnson alguma vez vira. Porém, a engenheira Abra Wilson tinha uma vontade tão forte como uma viga de ferro... e estava disposta a enfrentar quem fosse preciso para conseguir o que queria.

UMA LUZ NA TEMPESTADE
Grávida, sozinha e em plena fuga para proteger o filho que esperava, Laura Malone ficou parada numa estrada nevada do Colorado e à mercê de um desconhecido. Felizmente, o único propósito de Gabriel Bradley era dar-lhe abrigo.
Ela era um anjo de cabelo ruivo e olhos azuis-escuros e Gabriel poderia ter pensado que surgira da noite nevada para o salvar... Se acreditasse nesse tipo de coisas. No entanto, perdera toda a esperança desde a morte do irmão e já só encontrava consolo na solidão.
Enquanto esperam que a tempestade amaine, confessam os seus segredos e surge uma paixão poderosa entre eles.

O HOMEM DOS SEUS SONHOS
Emprestaram uma casa a Jackie McNamara, uma escritora de romances, para que pudesse acabar de escrever o seu último livro. O que não esperava era que Nathan Powell, o dono da casa, aparecesse lá. A única coisa que Jackie tinha de fazer era convencer o teimoso Nathan Powell de que eram capazes de partilhar o mesmo teto e de que os finais felizes começam em casa. E entre os seus braços...


Como Assaltar um Banco
Quando Dylan, de quinze anos, pega por acidente fogo à casa da rapariga que tenta impressionar, sente que apenas um gesto ousado poderá compensá-la. Um gesto como assaltar um banco para lhe pagar a nova casa. Só um emprego indesejado ao sábado, um gerente bancário tirânico e um trabalho de História inacabado se interpõem entre Dylan e o assalto do século. E, realmente, qual é a pior coisa que pode acontecer?

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Os melhores textos de Martha Medeiros são editados em Portugal

É conhecida como uma das melhores cronistas brasileiras. Martha Medeiros comemora este ano 25 anos de carreira e no passado mês de Maio lançou no Brasil uma antologia que compila as suas melhores crónicas. A edição portuguesa da obra, O Melhor de Martha Medeiros, tem o selo da Editorial Planeta e ficará disponível nas livrarias a partir do primeiro dia de Outubro.

Salientar que originalmente, O Melhor de Martha Medeiros foi pensado ser publicado primeiramente em Portugal, como forma de apresentar o trabalho da consagrada escritora ao público português (apenas um dos seus livros, Divã, foi publicado em Portugal, em 2006 e encontra-se esgotado). A proximidade do aniversário foi o motivo para que a antologia tivesse a sua edição primeiramente em terras brasileiras.
Muitos dos livros de Martha Medeiros já foram adaptados para o teatro, cinema e televisão.

Sinopse
Martha tem o dom de encantar e de provocar; de questionar e de inspirar. Possui milhares de leitores fiéis que a tratam como a uma amiga, ou familiar. A autora selecionou as 100 crónicas de maior sucesso em toda a sua carreira. A maioria são sobre relacionamentos - amorosos e consigo mesmo. Alguns destes textos tornaram-se virais na internet, outros costumam ser citados em palestras e muitos fizeram diferença na vida de quem os lê.

4 novos livros de não-ficção acabam de ser lançados pela Editorial Planeta

Ama-me Quando Menos Mereço, 
Porque é Quando Mais Preciso
de Jaume Funes
Depois do seu enorme sucesso em Espanha chega a Portugal este guia para pais e professores pela mão de um dos mais reconhecidos psicólogos especialistas na adolescência.
Este livro é um guia imprescindível e muito atual que desmistifica as principais incertezas educativas de pais e professores.
Um livro inspirador que nos permite compreender e conviver com adolescentes sem perder a cabeça (ou querer "arrancar" a deles).

Como Ser Feliz no Trabalho
de Bruce Daisley
Steve Jobs argumentou uma vez que «É preciso adorar o que se faz», mas é mais fácil dizer do que fazer. Se devíamos estar à espera de adorar o nosso emprego, então, de quem é a culpa se não gostamos?
Neste livro, o autor, vice-presidente do Twitter, transformou o conhecimento dos peritos em 30 alterações simples que abrangem todos os aspetos da vida do escritório do século XXI e que qualquer pessoa pode experimentar por si própria, ou sugerir que sejam adotadas na empresa.

Olá Futuro
de Hannah Fry
Uma viagem pelo mundo dos algoritmos que traçam as nossas vidas e os importantes dilemas que nos colocam pela mão de uma das mais reconhecidas especialistas do Reino Unido.
Se quisesse comprar um carro sem condutor e tivesse de escolher entre um programado para salvar o máximo de vidas possível e outro cuja prioridade fosse salvar a dos próprios passageiros qual escolheria?
E se fosse acusado de um crime, quem preferiria que decidisse a sua sentença - um algoritmo matematicamente consistente mas incapaz de empatia ou um juiz humano com compaixão mas também com maior probabilidade de erro e preconceito?
Estaria disposto tornar público todo o historial clínico da sua família se lhe dissessem que isso ajudaria na investigação da cura para o cancro?
Estes são apenas alguns dos dilemas com que podemos estar prestes a confrontar-nos, à medida que nos aproximamos da era do algoritmo, em que o poder das máquinas ameaça ser supremo.
Olá Futuro: Como Ser Humano na Era dos Algoritmos leva-nos numa viagem pelo bom, o mau e o potencialmente desastroso dos algoritmos que nos rodeiam todos os dias.

A Sabedoria da Transformação
de Monja Coen
Para encontrar a transformação, Monja Coen apresenta-nos um texto claro e objetivo, recheado de amor.
Num texto leve e bem-humorado, conta factos históricos e situações quotidianas, fala de personagens ilustres e de pessoas comuns.
A sabedoria da transformação procura consciencializar-nos da importância de refletir sobre as nossas atitudes no dia a dia, para que, fazendo o nosso melhor, possamos ser a transformação que desejamos ver no mundo. Buscar a paz interior e, consequentemente, a felicidade é uma meta a ser conquistada.
Pelo desafio da vida humana, podemos encontrar um caminho de prática que nos leve ao nosso Eu verdadeiro, para desfrutarmos de uma vida simples e feliz.

domingo, 22 de setembro de 2019

Novos tríleres estão já à espreita

A Raposa, de Frederick Forsyth (já à venda)
Uma corrida contra o tempo para salvar a arma mais poderosa do mundo: um hacker de 18 anos

Branco Ósseo, de Ronald Malfi (à venda a 30-09-2019)
O mundo divide-se entre os que não acreditam no bicho-papão? e os que acreditam.
«Malfi é o mestre do terror.» - RT Book Reviews
O Rumor, de Lesley Kara (à venda a 30-09-2019)
«Uma história assustadora. Mantém o suspense mesmo até à última página.» - Paula Hawkins

Os Conspiradores, de Un-Su Kim (à venda a 01-10-2019)
Os Conspiradores deram a conhecer ao Ocidente o premiado autor coreano Un-su Kim, que deixou a crítica tão rendida como desconcertada. Surgiram as comparações, falou-se muito em Camus, em Murakami e até em Don DeLillo. Mas se nas referências literárias não foi encontrado um denominador comum, sempre que se frisava o fulgor cinematográfico da obra, o nome evocado era o mesmo: Quentin Tarantino.
Sem Mentiras, de Robert Wilsonde (à venda a 01-10-2019)
O novo e muito aguardado romance da série Charles Boxer, o consultor freelance especialista em sequestros.

O Manuscrito de Malta, de Steve Berry (à venda a 04-10-2019)
Uma corrida mortal em busca do mais antigo segredo do Vaticano. Do mesmo autor de O Terceiro Segredo e A Profecia Romanov.

Nome de Código - Traição, de Karen Cleveland (à venda a 01-10-2019)
Stephanie Maddox desempenha a sua função de sonho: vigiar os poderosos e denunciar a corrupção dentro do FBI. Para lá chegar, precisou de vinte anos de trabalho árduo, empenho e sacrifícios pessoais (...) Um dia, ao arrumar o quarto do filho, Steph fica abalada ao descobrir uma pistola escondida no guarda-fatos...

O Dia do Assassínio, de Annie Ward (já à venda)
Há sempre dois lados para a mesma história… e para cada pessoa.
«Um thriller bem construído... brilhantemente concebido... Patricia Highsmith ficaria orgulhosa.» Booklist

sábado, 21 de setembro de 2019

Novo livro de Sandra Duarte Tavares: «Comunicar com Sucesso»

Sandra Duarte Tavares, consultora de linguística e de comunicação, no seu mais recente livro, Comunicar Com Sucesso, editado pela Oficina do Livro, junta dicas úteis para comunicar com rigor, clareza, empatia, persuasão e assertividade.

Excertos
«Um orador de excelência é aquele que consegue transmitir uma mensagem interessante e com alguma surpresa num curto período de tempo. Respeitar o tempo de quem o ouve é mais do que lhe agradar. É dar-lhe honra.» (p. 125)

«(...) se queremos escrever com eficácia, devemos dedicar algum tempo a planear, fazendo esquemas e organizando muito bem a informação, porque o plano é, sem dúvida, o mapa orientador do caminho da escrita.» (p. 145)

Texto sinóptico
Dicas úteis para uma comunicação clara, empática e emocionalmente inteligente.
Comunicar com eficácia para alcançarmos os resultados que desejamos. Escrever com rigor linguístico para projectarmos uma imagem positiva e credível. Criar Empatia com o nosso interlocutor através das nossas palavras. Inspirar a audiência ao falarmos em público e tudo isto sem dar erros e com a confiança de estarmos a ser ouvidos e a nossa mensagem ser a mais eficaz é o que se pretende com este livro.

Inclui:
- Lista dos erros mais comuns
- Dicas para uma comunicar com assertividade e com vista aos objectivos.
- Técnicas e ferramentas para aperfeiçoar as competências linguísticas, etc.

Destina-se a todos os que desejam aperfeiçoar competências linguísticas e comunicativas. e a todas as pessoas que acreditam que as competências de comunicação são, hoje em dia, o passaporte para se alcançar credibilidade, aceitação e poder.

Outros títulos da autora
Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa (Editorial Planeta, 2017)
Falar Bem, Escrever Melhor (A Esfera dos Livros, 2016)
500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa (A Esfera dos Livros, 2015)
Pares Difíceis da Língua Portuguesa (Editorial Planeta, 2015)
Gramática Descomplicada para os Pais (Editorial Planeta, 2015)
Outros livros que podem interessar
Comunicar Com Sucesso, de Dale Canergie

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Self publica «Princípios», de Ray Dalio, obra elogiada por Tony Robbins e Bill Gates

Já está à venda em Portugal, com o selo da Self, o livro Princípios, de Ray Dalio, considerado como o melhor livro sobre gestão/tomada de decisão dos últimos anos. Escrito por um dos maiores investidores e empreendedores do nosso tempo, considerado pela Time como umas das 100 pessoas mais influentes do mundo, colocado em 25º no ranking das pessoas mais ricas do mundo pela revista Forbes em 2018.

Texto sinóptico
Ray Dalio partilha os princípios não convencionais de vida e do trabalho que transformaram um miúdo comum da classe média de Long Island numa das pessoas mais bem-sucedidas do nosso tempo – e que podem ser utilizados por qualquer pessoa para atingir os seus próprios objetivos.
Em 1975, Ray Dalio fundou a Bridgewater Associates no seu apartamento de dois quartos, na cidade de Nova Iorque. Quarenta anos mais tarde, a Bridgewater tornou-se na quinta empresa privada mais importante dos EUA (segundo a Fortune) e tem gerado mais capital para os investidores do que qualquer outro fundo de investimento da história (Bloomberg). Ao longo do seu percurso, Dalio descobriu um conjunto de princípios singulares que acredita serem a razão do seu sucesso e que partilha agora neste livro.
Embora Princípios esteja repleto de ideias inovadoras, na sua essência, trata-se de uma abordagem clara e objetiva da tomada de decisão – incluindo o processo inovador de Dalio de “ponderação da credibilidade” – que toda a gente pode aplicar independentemente do que procura alcançar. O livro também apresenta um modelo de criação de “uma meritocracia de ideias, que aspira ao trabalho significativo e a relações significativas através da verdade radical e da transparência radical”, e que é o motivo do sucesso da Bridgewater. Este livro, escrito por um homem a quem a revista CIO chamou “o Steve Jobs do investimento”, é uma rara oportunidade de dispor de aconselhamento comprovado, ao contrário do que encontrará na imprensa empresarial convencional.

Elogios
“Ray Dalio proporcionou-me uma orientação e perspetivas inestimáveis que estão agora ao seu alcance no livro Princípios.” – BILL GATES

“Concluí que é verdadeiramente extraordinário. Cada página está repleta de princípios de excelência e revelações – além disso, adoro a forma elegante como o Ray incorpora a sua história e a sua vida.” – TONY ROBBINS

“Simplesmente maravilhoso, este livro. Está muito bem escrito e repleto de sabedoria.” – ARIANNA HUFFINGTON

Novidades da Manuscrito Editora

Atreve-te a Mudar
E constrói a vida que gostavas de ter
de Diana Gaspar

Porque é que é tão difícil mudar, nas nossas relações pessoais, na nossa vida profissional, nas rotinas do dia a dia?
Porque é que desejamos tanto mudar, sonhamos com outro emprego, sentimos que não estamos bem como estamos, pensamos no que gostaríamos que a nossa vida fosse, mas? não conseguimos dar o passo para essa transformação?
Diana Gaspar traz-nos um livro poderoso e transformador que, mais do que uma alavanca de crescimento e resolução pela mudança, pretende ser um livro sobre florescimento.
Mudar significa transformar, renascer, reaprender, encontrar, avançar e florescer. Estás preparado/a?
Com exercícios práticos e mensagens poderosas que nos vão fazer refletir sobre a nossa vida, as nossas escolhas e objetivos. Para construíres a tua realidade precisas de paciência, determinação e coragem. A mudança não é fácil, desperta os nossos medos, mostra-nos as nossas inseguranças. Mas é possível tomares essa decisão.
ATREVES-TE A MUDAR?

Da mesma autora: Atrai Pessoas Fantásticas para a Tua Vida

Camões conseguiu escrever muito para quem só tinha um olho...
E outras respostas disparatadas em aulas e testes
de Lúcia Vaz Pedro

À pergunta «Qual a função do apóstrofo?» o aluno responde: «Os apóstrofos são os discípulos de Jesus e andavam sempre com ele.»
A meio da aula há um aluno que levanta uma dúvida: «Professora, como é que Camões conseguia escrever tanto só com um olho?»
Honestidade acima de tudo! O que fazer quando um aluno escreve na pergunta de um teste: «Não estudei. Ou tive uma branca. Não me lembro da matéria. Pode dar nega»?
Analisando o Auto da Barca do Inferno, à pergunta «Indica o símbolo cénico do Judeu e explica a sua simbologia» o aluno responde: «É o body e serve para o judeu não ir nu para o Inferno.» Uma pequena confusão entre bode e body?
Ao pedido de explicação do famoso verso «Vai fermosa e não segura» de Luís Vaz de Camões, os alunos mostram que a imaginação não tem limites? «Este verso quer dizer que ela é bonita e ninguém lhe liga nenhuma», «Se ela não se sentia segura não devia ir», «Lianor ia toda bonita e ia sozinha, ia sem segurança, porque na época não havia seguranças».
Lúcia Vaz Pedro, professora de Português há mais de 25 anos, traz-nos alguns dos erros que foi colecionando em sala de aula, testes e exames nacionais, com a devida correção e explicação. À semelhança de Gil Vicente, o mestre que utilizava o cómico como forma de ensinar os outros, Lúcia Vaz Pedro acredita que é possível rir enquanto se ensina a falar e escrever em bom português.
Camões conseguiu escrever muito para quem só tinha um olho inclui a explicação do erro, a sua solução e ainda informação adicional sobre cada matéria.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

«Escândalo dos escândalos» e «O que és para mim» são os títulos dos novos livros da PAULUS

São duas as novidades da PAULUS Editora para este mês de Setembro: Escândalo dos escândalos - a História secreta do Cristianismo, de Manfred Lütz, e de Luigi Maria Epicoco, o livro O que és para mim - Palavras sobre a intimidade.
Muito se tem falado da imagem cristã do homem, dos valores cristãos ou mesmo do Ocidente cristão. Esquerda e Direita, mas também o centro político, não ficam indiferentes quando se fala do Cristianismo. Ao mesmo tempo, porém, o público em geral associa o Cristianismo a Cruzadas, caça às bruxas, Inquisição e, mais recentemente, a escândalos sexuais e de poder. Como chegámos a esta situação? O que existe realmente de escandaloso na história do Cristianismo, a ponto de quase todas as produções cinematográficas associarem-lhe sempre sexo, sangue e poder? O que nos diz a mais recente pesquisa histórica? O Cristianismo ainda é um adequado fundamento espiritual da Europa ou passou a ser o euro e o mercado interno? Esta obra deve interessar também aos ateus que, como Jürgen Habermas, procuram desesperadamente «salvar as traduções do conceito judaico-cristão da imagem divina de Deus».
Com a colaboração científica de Arnold Angenendt, Manfred Lütz conta a empolgante história do Cristianismo de acordo com as mais recentes descobertas da investigação histórica. Prepare-se para ler muitas páginas surpreendentes. Um livro esclarecedor para quem quer entender as raízes espirituais da Europa, sem preconceitos nem “mitos”, numa experiência educativa única, contada em forma de thriller.

Parar é necessário! Na fugacidade do tempo e na necessidade de trabalhar e produzir a todas as horas, encontrar um espaço adequado para Deus e para si é um dom precioso. Descanso e espiritualidade. Pilares que ajudam a continuar os afazeres e nos ajudam a encontrar um equilíbrio para as responsabilidades de cada um. O padre Luigi Maria Epicoco convida o leitor a fazer cinco pausas. O “kairós” na vida da pessoa para a oração, leitura da Palavra de Deus e um salto para o interior. Com este livro nas mãos, o leitor será levado a um descanso operante e eficaz.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Novo romance da autora que há vinte anos conquistou o mundo com «Sexo e a Cidade»

A Quinta Essência publica hoje a edição portuguesa de Ainda Há Sexo na Cidade?, o novo romance de Candace Bushnell, autora bestseller do fenómeno global Sexo e a Cidade, que influenciou toda uma geração de mulheres. Sexo e a Cidade começou por ser uma crónica no New York Observer, tendo sido adaptada a televisão numa série de culto produzida pela HBO, e mais tarde ao cinema. Ainda Há Sexo na Cidade?, nono livro da autora, irá também ser adaptado à TV pela Paramount.

Sinopse
O que é que acontece quando uma mulher de uma certa idade dá por si solteira e livre na cidade da Nova Iorque? Paixão, sexo, divórcio, filhos, homens mais novos, homens mais velhos…. Entre a agitação cosmopolita de Manhattan e o charme das praias dos Hamptons, Candace e o seu grupo de amigas deparam-se com um mundo tremendamente diferente daquele que conheceram quando estavam no auge dos seus trinta anos. Desde os novos fenómenos como o Tinder e rejuvenescimentos vaginais às situações mais caricatas – o que fazer, por exemplo, quando um potencial parceiro pede à “namorada” para lhe pagar as obras de recuperação da sua cozinha? – para a autora, não há temas tabu.

O passado e o futuro do ser humano, para ler em «Últimas Notícias do Sapiens»

A paleontóloga e orientadora de investigação Silvana Condemi e o jornalista François Savatier juntaram-se para nos trazer as Últimas notícias do Sapiens. Este livro procura responder à pergunta: «O passado do Sapiens diz-nos algo de útil sobre o seu futuro?», ao mesmo tempo que esclarece a enigmática saga evolutiva humana.

«Poucas disciplinas foram tão abaladas nestes últimos anos como a pré-história. Eis a crónica de uma transformação assombrosa, que fez aparecer um estranho animal que vive de pé, presente em todo o lado, trazendo com ele uma poderosa cognição e cuja forma mais evoluída, o Sapiens, recebeu a herança de todas as outras.»
L’Archéologue

Livros assinalam os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Na semana em assinala-se os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), são publicados os livros 40 Anos do SNS, Salvar o SNS e Saúde Digital. Em Fevereiro passado tinha já sido lançado SNS, O Tempo de um Renascimento.
40 Anos do SNS, de Maria Elisa Domingues
Edição: Ministério da Saúde-Secretaria Geral

Salvar o SNS: Uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia
de João Semedo e António Arnaut
Edição: Porto Editora


Saúde Digital: um sistema de saúde para o século XXI, de José Mendes Ribeiro
Edição: Fundação Francisco Manuel dos Santos
 
SNS, O Tempo de um Renascimento, de Sofia Leal e Adriana Taveira
Edição: Medicabook

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Novidade Topseller: «A Livraria dos Dias Passados»

A partir de hoje está à venda «uma história fascinante acerca da força do amor, dos laços de sangue e da nossa capacidade de reinvenção.» A Livraria dos Dias Passados é o romance de estreia de Amy Meyerson. Um edição Topseller.

Texto sinóptico
Uma livraria que alberga segredos difíceis de imaginar.
Uma herança capaz de mudar a vida de uma família inteira.
Miranda Brooks cresceu entre as estantes da livraria do seu excêntrico tio Billy, em busca de soluções para as fascinantes caças ao tesouro que ele adorava criar especialmente para ela. Mas uma estranha desavença familiar entre o tio e a mãe de Miranda ditou um afastamento que haveria de perdurar por 16 anos, até à data da morte de Billy.
Além da notícia inesperada do falecimento do tio, Miranda fica também a saber que ele lhe deixou de herança a livraria onde ela guardara tantas memórias e que agora se encontra à beira da falência. Determinada a evitar que o legado de Billy caia no esquecimento, Miranda regressa à livraria e encontra no interior de livros, gavetas e estantes uma derradeira caça ao tesouro que a leva à redescoberta de si mesma e à revelação de um inimaginável e chocante segredo de família.

domingo, 15 de setembro de 2019

sábado, 14 de setembro de 2019

«Demian», de Hermann Hesse

Editora: Dom Quixote
Data de publicação (4.ª edição): Agosto de 2019
N.º de páginas: 192
Edição comemorativa dos 30 anos de lançamento em Portugal, pelas Publicações Dom Quixote, de Demian, um dos romances mais icónicos de Hermann Hesse (1877-1962). 2019 é simultaneamente o ano em que se assinala 100 anos desde que esta obra foi publicada pela primeira vez na Alemanha. Curiosamente, só anos mais tarde é que Hesse revelou ser ele o autor da obra, visto que a mesma foi assinada sob o pseudónimo de Emil Sinclair, o nome do protagonista e narrador da história.
Desde a infância até ao início da vida adulta é apresentado ao leitor o processo incessante de busca de respostas, de um jovem atormentado pela falta de explicação às suas questões sobre tudo quanto existe.
Sinclair nasce numa família extremamente religiosa e com ideologias sobre o mundo muito «límpidas». Desde cedo mostra-se incapaz de perceber e coadunar com esse pensamento unicamente benfazejo sobre as pessoas e suas acções. «No meio da paz e da ordem da nossa casa, eu vivia como um fantasma, assustado e torturado.»
O seu ensejo de realização interior e pelo autoconhecimento, e de vivenciar os lados opostos e duais (o bem e o mal), é começado a ser trilhado, assim que ele se vê livre das perseguições e ameaças (100 anos depois de escrito, a palavra mais apropriada é bullying) de Franz Kromer, um perverso e maléfico rapaz, um pouco mais velho que Sinclair: «o demónio tinha tomado a minha mão e eu era, agora, perseguido pelo inimigo».
A agonia e desespero deste jovem apenas termina quando conhece Max Demian, um novo colega de classe, perspicaz, inteligente, empático, de olhar «pétreo», que tinha o dom de ler o pensamento dos outros através da observação: «Observa bem uma pessoa e passarás a conhecer a sua personalidade melhor do que ela própria.» Assim nasce uma amizade entre estas duas almas novas solitárias, sedentas de respostas sobre assuntos como a fé, a moral e a sexualidade.
Mesmo quando Sinclair ingressa noutra escola e pela primeira vez sai de casa, a influência deste seu grande amigo - Demian era uma espécie de mensageiro de aguçada maturidade, que instigava-o a pensar por moto próprio – não deixa de ser sentida nos anos seguintes, quando o protagonista encalça por uma fase boémia, mas também de profunda alienação: «O meu objectivo não era já a libertinagem, mas a pureza, não o sucesso e sim a beleza e a espiritualidade».
Outro amigo, o esotérico e organista Pistórius, aparecerá também no caminho de Emil Sinclair, para influir os seus pensamentos filosóficos e gnósticos (sobre Abraxas) na curta e simultaneamente densa jornada de descoberta interior do narrador, que «não fora fadado para respirar na abundância e no conforto, necessitava dos tormentos». Com 18 anos «era um jovem diferente do comum, precocemente amadurecido».
Com uma excelente tradução de Isabel de Almeida e Sousa (introduz várias notas de rodapé muito pertinentes e de valiosa ajuda ao leitor), Demian é uma obra de carácter faustiano, onde o escritor alemão, através de uma escrita rica e elíptica, foca-se no tema da busca pelo autoconhecimento dentro dos limites impostos pela família, religião e sociedade em geral. É um romance onde estão tácitos os pensamentos de Nietzsche e Carl Jung, de quem o autor de Narciso e Goldmund era partidário.
A existência do bem e do mal, e de que todo o ser humano tem imbuídas em suas veias as características de ambos estes polos, é o grande tema e reflexão deste belo romance, que reúne algumas frases bem ilustrativas da profundidade do pensamento do seu autor.
Como em outros livros do vencedor do Nobel de Literatura de 1946, em Demian o protagonista precisa sair do seu ninho, da sua ilha, para ver a ilha: «não nos vemos se não saímos de nós.» (José Saramago)

Excertos
«As pessoas decididas e de carácter surgem, aos olhos das outras, como assustadoras.» (p. 37)

«Não há necessidade de ter receio de ninguém e, se o temos, é porque alguém conseguiu alcançar poder sobre nós.» (p. 45)

«… dentro de nós, há um ser que tudo sabe, tudo quer, tudo realiza melhor do que nós próprios» (p. 96)

«Há que não recear, nada considerar proibido de entre aquilo por que a alma apela.» (p. 125)

«Ao odiar uma pessoa, detestamos, na sua imagem, algo oculto em nós próprios. O que em nós se não encontra, não nos incomoda.» (p. 125)