sábado, 28 de abril de 2018

A Kalandraka publica «Minilivros - Imperdíveis 1»

Recentemente, a Kalandraka fez chegar às livrarias numa pequena caixa (7,4 x 7,7 x 2,4 cm) sete minilivros imperdíveis de alguns dos seus autores mais conhecidos, todos eles aconselhados pelo PNL | LER+.

Estes Minilivros - Imperdíveis 1, têm o tamanho perfeito para serem transportados nos bolsos dos mais pequeninos, e são compostos por:
- A árvore da escola, de Antonio Sandoval e Emilio Urberuaga
- Chibos sabichões, de Olalla González e Federico Fernandez
- A galinha ruiva, de Pilar Martíneze Marco Somà
- Grão de Milho, de Olalla González e Marc Taeger
- Os de cima e os de baixo, de Paloma Valdivia
- Orelhas de borboleta, de Luisa Aguilar e André Neves
- A casa da mosca fosca, de Eva Mejuto e Sergio Mora

Nova edição do bestseller «Curar - O Stress, a Ansiedade e a Depressão»

O livro Curar - O Stress, a Ansiedade e a Depressão, do psiquiatra francês David Servan-Schreiber, foi publicado em Portugal em 2003 pelas Edições Dom Quixote. Desde essa altura, o livro tem tido várias edições, incluindo versões de bolso (pela BIS - 1.ª edição em 2009), e agora a Lua de Papel volta a publicá-lo, na segunda quinzena de Maio.
Porque é que este livro é um enorme sucesso em todos os países em que é publicado? Segundo o reputado neurologista e neurocientista António Damásio, este livro deve o seu mérito «(...) porque as pessoas estão ansiosas por conhecer novas maneiras de lidar com ambientes de stress e porque este livro, escrito por um psiquiatra formado de forma tradicional que ousa pensar de uma forma não tradicional, oferece uma alternativa que pode funcionar e, ao fazê-lo, oferece-nos esperança.»
Entre as diversas temáticas abordadas no livro (traduzido para português por Magda Bigotte de Figueiredo), encontram-se as seguintes: o EMDR,  os Ómega 3 e a Acunpuntura.
Sinopse
O cérebro é uma fascinante caixinha de surpresas. No seu interior existe uma região, com propriedades únicas, a que podemos chamar “cérebro emocional”: controla não só o nosso bem-estar psicológico, como também o funcionamento do coração, as hormonas e até o sistema imunitário. Chegar lá através dos pensamentos ou da linguagem é difícil: não se pode simplesmente ordenar a uma emoção que cresça ou desapareça. E, no entanto, é ali que nasce a ansiedade e o stress. Um acontecimento doloroso pode ficar gravado para sempre na memória e controlar a nossa maneira de pensar, sentir e agir. Em casos graves, como a depressão, os psicoterapeutas tentam resolver o problema reprogramando o cérebro, através de consultas ou medicação – mas ambas as soluções têm um alcance muito limitado. Felizmente existe uma alternativa: utilizar o corpo para curar a mente (afinal, todos nós temos mecanismos de regeneração, basta pensar no modo como a pele cicatriza). David Servan-Schreiber apresenta-nos sete possíveis vias de cura: desde a regulação do ritmo cardíaco para controlar as emoções à sincronização dos relógios biológicos, passando pelas novas técnicas de “comunicação afectiva”.
São sete opções que dispensam psicoterapia ou fármacos. E cujos resultados poderão ter um enorme impacto positivo na sua vida – desde logo porque deixará de se ver como um estranho.

Referir que de David Servan-Schreiber (1961-2011), a LeYa tem também publicados os títulos Anti Cancro e Antes de Dizer Adeus.

«A Vida Secreta dos Animais», um livro que revela um mundo oculto por descobrir

Depois de A Vida Secreta das Árvores, a Editora Pergaminho publica a 4 de Maio um novo livro de Peter Wohlleben, autor de alguns dos maiores bestsellers mundiais sobre a vida na floresta. 
Em seguida, o texto de apresentação de A Vida Secreta dos Animais:
Esquilos superprotetores, corvos apaixonados, ratos de campo compassivos e veados de luto... Mas estes sentimentos não pertencem só aos seres humanos? 
Peter Wohlleben, um apaixonado pela natureza, apresenta-nos fascinantes e inesperados factos sobre a vida emocional dos animais. Recentes descobertas científicas, a par de histórias divertidas e comoventes, revelam-nos um mundo por descobrir: o das complexas inter-relações de animais na floresta e na quinta, e da sua vida emocional e cognitiva. Irá ficar surpreendido ao verificar como os animais nos são muito mais semelhantes do que alguma vez suspeitámos...

sexta-feira, 27 de abril de 2018

«O Poder da Música» é o novo livro da colecção 'Musicalmente', da Bizâncio

Um novo título da colecção 'Musicalmente', da Editorial Bizâncio, acaba de ser lançado. Depois de livros como Porque é a Música Clássica ainda Importante?; Uma Paixão Humana - O Seu Cérebro e a Música; Lições de Música; ou Breve História da Música Ocidental, chegou este mês às livarias O Poder da Música - Uma Viagem pelo Mundo em Busca de Músicos que Fazem a Diferença, de Osseily Hanna.

Texto sinóptico
A música pode ajudar a ultrapassar conflitos?
Pode ajudar a combater a discriminação?
Para o autor de O Poder da Música, sem dúvida que sim.
Percorrendo quinze países diferentes, em cinco continentes, o autor dá-nos a conhecer a história de vida de alguns dos mais espantosos músicos, que lutam contra obstáculos intransponíveis para que se instale a paz e a harmonia em lugares tão difíceis como o campo de refugiados de Shuafat, na Palestina, na Tanzânia, no México, na Irlanda, no Kosovo, entre outros.
Por mais duras e difíceis que sejam as situações é espantoso como sempre se revela, tal como Daniel Barenboim já antes provara, o poder da música.

Três romances que na primeira semana de Maio serão publicados


A Mulher no Expresso do Oriente
de Lindsay Jayne Ashford
Um romance inesquecível sobre Agatha Christie e uma viagem cheia de segredos e mistérios.
Depois de um divórcio difícil, Agatha Christie embarca incógnita no famoso Expresso do Oriente. Mas, ao contrário da sua personagem Hercule Poirot, ela não consegue desvendar com clareza os mistérios com que se depara nessa viagem fatal.
Agatha não é a única pessoa a bordo com segredos. O casamento da sua companheira de cabine acabou em tragédia, levando-a a uma segunda relação envolta em engano. Outra, recém-casada mas grávida de um estranho, tenta desesperadamente esconder essa gravidez. Cada mulher oculta ferozmente o seu passado, mas, à medida que o comboio para o Médio Oriente avança, as suas vidas acabam por se cruzar e as repercussões irão mudá-las para sempre.
Recheado de imagens evocativas, suspense e complexidade emocional, A Mulher no Expresso do Oriente explora o laço de irmãs forjado pela partilha da dor e dos segredos.

 
A Mulher de Cabelo Ruivo
de Orhan Pamuk
Perto de uma pequena cidade nos arredores de Istambul, um escavador de poços e o seu aprendiz são contratados para procurar água num terreno baldio. À medida que escavam o poço, metro a metro, sob um calor abrasador, vai-se desenvolvendo uma forte ligação entre ambos, como se fossem pai e filho, de uma forma nunca antes sentida quer pelo homem de meia-idade e fracos recursos quer pelo rapaz, de uma família da classe média, cujo pai desaparecera após ter sido detido por envolvimento em atividades políticas subversivas.
Os dois trocam histórias que refletem diferentes visões do mundo e acabam por depender um do outro. Mas na cidade, onde se abastecem de provisões e onde procuram distrair-se ao final do dia, o rapaz encontra uma atração irresistível. A Mulher de Cabelo Ruivo, uma artista encantadora ligada a uma companhia de teatro itinerante, atrai o seu olhar e parece igualmente fascinada por ele. o maior sonho do rapaz é realizado e, obcecado com este arrebatamento, esquece o escavador que vem a sofrer um acidente. o rapaz parte de regresso a Istambul e somente anos depois sabe qual o destino do seu mestre, e descobre finalmente quem era a misteriosa mulher de cabelo ruivo.
Uma envolvente história de amor, laços familiares e mistério, tradição e modernidade, escrita por um dos maiores escritores do nosso tempo.


A Namorada
de Michelle Frances
Uma mãe. Um filho. A namorada dele. E a mentira que eles desejariam que nunca tivesse sido contada.
Laura é uma mulher realizada. Tem uma carreira bem-sucedida, um casamento estável com um homem rico e um filho, Daniel, que ela adora. Quando Daniel, estudante de medicina de 23 anos, conhece Cherry, uma belíssima e inteligente rapariga oriunda de um meio mais modesto, Laura acolhe-a de braços abertos.
Mas Laura começa a desconfiar que a sua futura nora não é bem o que aparenta ser... Laura tentará a todo o custo afastá-la da vida de Daniel. Mas Cherry não é fácil de afastar…
Um thriller psicológico de cortar a respiração.
Direitos de adaptação cinematográfica já foram adquiridos pelos estúdios londrinos Imaginarium.

Nova edição do romance de estreia de Milton Hatoum

Já está novamente nos escaparates livreiros, uma novíssima edição de Relato de um Certo Oriente, do escritor brasileiro Milton Hatoum. Este foi o romance que marcou a estreia deste autor na literatura, em 1989, e foi a obra vencedora do Prémio Jabuti de Melhor Romance desse ano. Referir que Dois Irmãos, o segundo livro de ficção de Milton Hatoum, foi publicado por cá em 2017 pela Companhia das Letras.

Sinopse
Entre o Oriente e o Amazonas, este é o relato da procura de um mundo perdido, como perdidos estão sempre os lugares das nossas recordações.
Carregado do magnetismo e beleza da Amazónia, submerso no lirismo doce e envolvente da escrita de Milton Hatoum, Relato de um certo oriente traz o sopro das obras que vieram para ficar.

«Um romance subtil e delicado que procura uma compreensão profunda de uma história altamente pessoal.» The New York Times

As propostas da HarperCollins para o mês de Maio

A Editora HarperCollins já deu a conhecer as suas novidades para o próximo mês.
Filho Único é o romance de estreia de Rhiannon Navin, e segundo nota editorial, é um livro que vai agradar os leitores de Jodi Picoult.
De Veronica Roth, autora de Divergente, Insurgente, Convergente e Gravar as Marcas, é lançado um novo livro: Destinos Divididos.
De Nora Roberts, a editora publica num só volume, quatro títulos (de 5) de uma série intitulada As Calhoun. Em seguida, os textos de apresentação de cada título.
Naquela terça-feira fomos para a escola como sempre. Mas nem todos voltámos para casa…
Escondido num armário com os colegas de turma do primeiro ano e com a professora, Zach Taylor ouve tiros a ecoar pelos corredores da escola. Um homem armado entra no edifício, ceifando dezanove vidas e mudando uma comunidade outrora muito unida para sempre. Enquanto a mãe de Zach se dedica a fazer justiça junto dos pais do atirador, culpando-os pelos atos do filho, Zach enfia-se no seu esconderijo supersecreto para se embrenhar num mundo de livros e arte. Munido de uma capacidade de compreensão recém-adquirida, de um otimismo e de uma teimosia que só uma criança pode ter, Zach embarca numa viagem fascinante até à reconciliação e ao perdão, decidido a ajudar os adultos da sua vida a redescobrirem as verdades universais do amor e da compaixão de que tanto precisam para superar os momentos mais terríveis das suas vidas.

«Uma das maiores estreias do próximo ano.»
Library Journal

«Uma lição de empatia emocionante que recupera a verdadeira dimensão das coisas.»
Kirkus Reviews

O destinou uniu-os. E agora vai separá-los.
As vidas de Cyra Noavek e Akos Kereseth são regidas pelos seus destinos, ditados à nascença pelos oráculos. Uma vez pronunciados, os destinos são incontornáveis.
Akos está apaixonado por Cyra, apesar do seu destino: morrer ao serviço da família de Cyra. E quando o pai de Cyra, Lazmet Noavek, um tirano desalmado dado como morto, reivindica o trono de Shotet, Akos acredita que o seu final está mais próximo do que nunca.
Quando Lazmet desencadeia uma guerra bárbara, Cyra e Akos tentam desesperadamente pôr-lhe um fim, a qualquer custo. Para Cyra, isso pode implicar arrebatar a vida ao seu hipotético pai. Para Akos, pode implicar sacrificar a própria vida. Numa estonteante reviravolta, os dois vão descobrir como os destinos definem as suas vidas de formas tão inesperadas. Na sequela de Gravar as Marcas, Veronica Roth introduz duas poderosas novas vozes, numa narrativa de esperança, humor, fé e resiliência.

«Fruto de uma imaginação fértil, um mundo, tantas vezes brutal, de intriga política e aventura, perpassado por um incipiente romance.»
ALA Booklist

«Entre maquinações políticas e incursões espaciais, Roth reflete sobre
questões fulcrais tais como o poder da autodeterminação face ao destino.»
Publishers Weekly

Cortejando Catherine
A intenção de Trenton St. James III era comprar a mansão Towers e transformá-la num hotel. No entanto, Catherine Calhoun e as suas irmãs estavam relutantes em vender a casa da família, mesmo que a sua tia Coco tivesse concordado por causa da impossibilidade de a manter.

Um homem para Amanda
Sloan O’Riley era o arquiteto responsável pela conversão de uma parte da Towers, a mansão em que viviam as Calhoun, num hotel com spa e, desde o primeiro momento em que se conheceram, tornou-se uma pessoa insuportável para Amanda Calhoun. Contudo, enquanto a ajudava a procurar o colar de esmeraldas que a sua bisavó, Bianca Calhoun, tinha escondido na casa, Amanda descobriu que era mais amável e atraente do que pensara ao princípio.

Pelo amor de Lilah
A sensual Lilah Calhoun salvou o professor Max Quatermain de morrer afogado. Entre eles produziu-se imediatamente uma atração que ambos insistiam em negar, porque o amor não encaixava nos seus planos. Mas, então, a vida de Lilah foi ameaçada por um ladrão de joias que pretendia encontrar o colar de esmeraldas da sua bisavó...

A rendicao de Suzanna
Suzanna Calhoun e as suas irmãs pediram ajuda ao polícia Holt Bradford para encontrar o colar de esmeraldas da sua bisavó. Além disso, sabiam que Holt era o neto do homem que Bianca sempre amara, então, talvez ele tivesse alguma informação sobre o paradeiro do colar. Holt sempre sentira uma atração especial pela inacessível Suzanna e, finalmente, teve a oportunidade de proteger a sua vida e tentar fazer com que se interessasse por ele.

Novidade Suma de Letras: «A Casa da Beleza», de Melba Escobar


A Casa da Beleza é um livro que conta como é crescer na terra dos narcos e tornar-se mulher na Colômbia de Pablo Escobar. Este romance de estreia da colombiana Melba Escobar foi eleito um dos melhores livros (género novela) de 2016 na Colômbia.
A Editora Suma de Letras publica este livro, que foi traduzido para português por Paulo Ramos, a 2 de Maio.

Sinopse
Karen, esteticista de profissão, muda-se de Cartagena para Bogotá em busca de uma vida melhor, mas ao chegar não só consegue trabalho como depiladora n'A Casa da Beleza, como se converte na chave para resolver o mistério da morte de uma das suas clientes - uma jovem rapariga, vestida com o uniforme da escola, que aparece morta no dia a seguir a ter visitado Karen no salão.
Com quem se ia encontrar a cliente de Karen?
Entre conversas íntimas e confissões, Karen acabará por ser a confidente de uma psicanalista, da mulher dum congressista, de uma famosa apresentadora de televisão e de uma mãe desolada que busca justiça num país onde a verdade só pertence àqueles que podem pagar por ela.
1.º parágrafo do livro
«Odeio as unhas postiças de cores extravagantes, as cabeleiras falsamente louras, as blusas de seda e os brincos de brilhantes às quatro da tarde. Nunca tantas mulheres pareceram travestis ou prostitutas disfarçadas de boas esposas.»
Elogios da imprensa
«Uma história terna e reveladora, escrita com um toque delicado.»
The Times

«A escrita é inteligente, a história admirável e a autora verdadeiramente dotada para o retrato de personagens e incisiva na sua exposição da misoginia.»
Lovereading UK

«Melba Escobar oferece uma visão da sociedade colombiana, no microcosmo de A Casa da Beleza, a partir de uma lente feminina, onde as relações raciais, a corrupção e o problema do género têm telhados de vidro já aceites pela sociedade. O tom confessional e sensual transmite um mundo de relações violentas, seja através de acções ou palavras, um mundo de mal-entendidos e contradições.»
Bookwitty

«A Casa da Beleza é um e muitos livros ao mesmo tempo: uma novela social, uma história urbana, um thriller com corrupção na política em segundo plano. O romance de Melba Escobar, no entanto, é antes de mais sobre a violência com origem nas mentiras neste país, em todas as diferentes camadas da sociedade.»
Arcadia

domingo, 22 de abril de 2018

Novos guias práticos sobre Astrologia e Numerologia

Anna Southgate é editora e autora com mais de duas décadas de experiência na área do esoterismo, sobretudo da adivinhação, da astrologia e da saúde espiritual. Dois livros da sua autoria acabam de chegar a Portugal pela Editora Pergaminho.
A Arte da Astrologia
Uma introdução detalhada aos signos do zodíaco e à influência que têm na nossa vida quotidiana. A Arte da Astrologia inclui perfis fascinantes dos signos dos zodíacos chinês e ocidental - as caraterísticas de personalidade, gostos, versões, aptidões e prognósticos de saúde e prosperidade, bem como uma curiosa explicação das origens milenares desta arte divinatória.

A Arte da Numerologia
Uma introdução detalhada à numerologia, desvendando a sua história, a sua técnica e as suas aplicações, A Arte da Numerologia ensina a calcular os Números de Nascimento, de Nome Completo e de Nome Próprio, que revelam os perfis psicológicos e os traços de personalidade, para que possa descobrir mais sobre si mesmo e a sua compatibilidade com quem o rodeia.

Novas publicações Desenv. pessoal: «A Ciência de Ficar Rico» e «Acredite em Si Próprio»

A Ciência de Ficar Rico, de Wallace D. Wattles
O autor, depois de décadas a estudar a natureza humana, concluiu que uma atitude positiva fazia milagres na saúde física e mental dos seus contemporâneos. E decidiu canalizar essa mesma atitude para um objetivo concreto: o enriquecimento.
Segundo defende Wattles, todos nós nascemos com desejos que só podem ser realizados se os convocarmos e atrairmos. Neste livro mostra-nos que, se nos focarmos na Riqueza, o Universo vai tornar o nosso desejo realidade.
"Existe uma ciência para se ficar rico e é uma ciência exata, como a álgebra ou a aritmética. Existem certas leis que regulam a acumulação de riqueza e, quando essas leis são interiorizadas e respeitadas, as pessoas enriquecem com uma certeza matemática."
Descubra as 17 lições breves, claras e sucintas, que o vão ajudar a ver com clareza o que quer, a cultivar a gratidão e a receber as numerosas ofertas que a vida tem à sua espera.

Acredite em Si Próprio, de Joseph Murphy
Para tornar todos os seus sonhos realidade, precisa apenas de uma pessoa ao seu lado - você próprio!
Um livro que revela como o poder de acreditar em si próprio o poderá ajudar a concretizar todos os seus sonhos, objetivos e metas. O Dr. Joseph Murphy, autor de alguns dos maiores bestsellers de sempre do desenvolvimento pessoal, recorre a exemplos de grandes feitos - de inventores, cientistas, artistas e empreendedores - para demonstrar que o fator-chave de qualquer história de sucesso é um só: a capacidade de acreditar em si mesmo, sem duvidar e sem vacilar, apesar de todos os obstáculos e dificuldades. Um bestseller perene que dará ao leitor as ferramentas necessárias para ser o melhor sócio de sempre - de si próprio!

Novo livro do Kazuo Ishiguro entre as novidades da Gradiva

A Gradiva já deu a conhecer as suas novidades para o final de Abril. Entre os seis títulos que publica, o destaque vai para o segundo romance que o Prémio Nobel de Literatura 2017 publicou em 1986 (An Artist of the Floating World). Em breve, será também traduzido para português A Pale View of Hills, a obra que marcou a estreia na literatura deste escritor nipo-britânico actualmente com 63 anos.

Um Artista do Mundo Flutuante, de Kazuo Ishiguro
Sinopse
1948. O Japão procura reconstruir-se após a hecatombe da II Guerra Mundial. O autor galardoado com o Nobel da Literatura 2017 apresenta-nos uma trama familiar, ao mesmo tempo intensa e delicada, retratando com perícia o Japão do pós-guerra. Nesse retrato, subtil e comovente, destaca-se Masuji Ono, artista agora retirado, constantemente assediado pelas memórias de uma vida e carreira marcadas pela ascensão do militarismo japonês. A culpa, o envelhecimento, a maleabilidade da memória e a solidão atravessam este romance, que se abre a leituras múltiplas.

«Os bons escritores abundam, mas os bons romancistas são muito raros. Kazuo Ishiguro é uma dessas raridades. Este seu segundo romance é o tipo de livro que aumenta a consciência do leitor, ensinando-o a ler com mais sensibilidade.»
The New York Times Book Review

«Este romance é uma análise genial do tumulto vivido no Japão pós-guerra, um tempo em que as certezas haviam sido derrubadas, a hierarquia das gerações parecia invertida e mesmo a geografa das cidades fora alterada. Tudo isto é pungentemente visto através do olhar de um homem que, sendo rejeitado pelo futuro, escolhe também rejeitar o seu próprio passado.»
The Japan Times


Um Silêncio de Sombras, de Silvério Manata
Sinopse
Trama rica e historicamente documentada reúnem-se num romance de leitura cativante, com uma escrita original, sensível e talentosa. Obra vencedora do Prémio Literário Alves Redol 2017, a narrativa conduz sabiamente o leitor por uma história vivida entre palavras não ditas sobre um período sombrio das vidas das personagens e da região da Gândara, aqui retratada. O convívio entre um idoso, ligado à região, e um jovem, citadino, marca o ritmo de uma obra com diversos planos temporais e acontecimentos variados. No fim, uma revelação surpreendente.


As Virtudes do Fracasso, de Charles Pépin
Sinopse
Ainda que o fracasso faça parte da vida, vivemos numa época que o despreza e que idolatra o sucesso. Mas mesmo aqueles nomes que facilmente associamos ao sucesso – como Steve Jobs, Thomas Edison ou J. K. Rowling – tiveram os seus fracassos. Vários. Recorrendo a estes e a outros exemplos, o autor sugere que vejamos o fracasso como sinal de audácia e aquisição de experiência. Cada provação pode tornar-nos mais lúcidos e mais combativos.


Uma Mulher de Cinquenta Anos - Diário Íntimo, de Maria Monforte
Sinopse
Em cinco dias, com recurso ao diário íntimo, Cármen desnuda a sua vida a um interlocutor que não a conhece nem a pode ver. Entre a consciência e a perdição, entre o que se lhe afigura correcto e a violação das fronteiras, entre o controlo e o irreparável, emergem as fragilidades e desejos, esperanças e desilusões, sensações de companhia e solidão, medos e impulsos irreprimíveis de fruição carnal de uma mulher de 50 anos, viúva há sete.
Mas a autora – Maria Monforte (pseudónimo) – vai mais longe. Explorando a profundidade da dimensão humana; desenvolvendo uma visão feminina transposta para os sentimentos e materializada nas relações que brotam nas esquinas da vida de Cármen; metamorfoseando os tons cinza em cores rubras, no cenário do final dos anos sessenta do Século XX. Uma época em que também o mundo fervilha com novas experiências, e a sociedade portuguesa assiste à queda de Salazar, vivendo a expectativa do fim da ditadura.
Um retrato em grande formato de uma mulher à beira da perdição, num tempo de mudanças estonteantes.


A Língua dos Deuses - Nove Razões Para Amar o Grego, de Andrea Marcolongo
Sinopse
Nascendo de uma paixão da autora pela língua, este livro é verdadeiramente apaixonante. Se isso explica parte do enorme sucesso internacional da obra, na realidade este resulta também do fascínio que desperta pelo grego clássico, transformando nove características linguísticas noutras tantas lições para a vida. Leitores com ou sem formação linguística podem maravilhar-se aqui com múltiplas curiosidades do grego antigo e com o modo como esta língua é capaz de transformar a nossa forma de ver o mundo.


Hubert Reeves Explica a Biodiversidade, de Hubert Reeves e Daniel Casanave
Sinopse
A biodiversidade é preciosa para a nossa sobrevivência, mas nem por isso o conceito é bem percebido. Aqui, a sabedoria e a excelente capacidade comunicativa do astrofísico Hubert Reeves, conhecido como o poeta das estrelas, tornam acessível um tema de especial importância nos dias de hoje. Somos todos diferentes, assim como os animais e os insectos que habitam a Terra e os oceanos, e precisamos uns dos outros para viver num ambiente natural comum. Um livro de leitura simples, muitíssimo esclarecedor.
 www.gradiva.pt 

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Entre as novidades literárias encontram-se «Fahrenheit 451» (nova edição) e «O Fogo Será a Tua Casa»

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury
Sinopse
Como uma mensagem mais relevante do que nunca, venha descobrir o clássico profético de Ray Bradbury sobre o poder da resistência à tirania política.
Guy Montag é um bombeiro. O seu emprego consiste em destruir livros proibidos e as casas onde esses livros estão escondidos. Ele nunca questiona a destruição causada, e no final do dia regressa para a sua vida apática com a esposa, Mildred, que passa o dia imersa na sua televisão.
Um dia, Montag conhece a sua excêntrica vizinha Clarisse e é como se um sopro de vida o despertasse para o mundo. Ela apresenta-o a um passado onde as pessoas viviam sem medo e dá-lhe a conhecer ideias expressas em livros. Quando conhece um professor que lhe fala de um futuro em que as pessoas podem pensar, Montag apercebe se subitamente do caminho de dissensão que tem de seguir.
Mais de sessenta anos após a sua publicação, o clássico de Ray Bradbury permanece como uma das contribuições mais brilhantes para a literatura distópica e ainda surpreende pela sua audácia e visão profética.

O Fogo Será a Tua Casa, de Nuno Camarneiro
Sinopse
O escritor Nuno Camarneiro decide viajar até uma zona de guerra no Médio-Oriente para melhor entender as razões do conflito e de quem nele participa, juntando-se a um jornalista turco. Mas o que começa por ser uma visita de estudo transforma-se rapidamente num pesadelo, quando ambos são sequestrados por um grupo de fundamentalistas islâmicos e encerrados num barracão que partilham com outras vítimas: uma freira ortodoxa, um engenheiro holandês, um soldado americano e um francês misterioso e suicida. Ao longo de várias semanas, terão de encontrar estratégias de sobrevivência para não enlouquecerem nem perderem a esperança: contam histórias, revisitam memórias, inventam jogos e vidas inteiras, tornam-se guerrilheiros da ficção.
Numa guerra entre homens, ideias, deuses e civilizações, não há partes neutras, e é difícil distinguir as vítimas dos agressores. A verdade escreve-se em muitas línguas, como as histórias, os romances e os sonhos de cada um.

Adèle é o nome da ninfómana protagonista de «No Jardim do Ogre»

Depois do livro Tu Não És Como as Outras Mães, de Angelika Schrobsdorff, que já se encontra à venda, a Editora Alfaguara prepara-se para publicar um novo romance que irá, com certeza, proporcionar boas horas de leitura.
Falo de um novo livro da mesma autora de Canção Doce (Alfaguara, 2017), a franco-marroquina Leila Slimani (n. 1981). No Jardim do Ogre marcou a estreia na literatura da escritora em 2014 e obteve imediato reconhecimento da crítica e dos leitores. Segundo nota editorial, este é «um romance inquietante, perturbante, sobre a liberdade sexual» que tem como protagonista uma ninfomaníaca. Dia 2 de Maio nas livrarias.

Texto sinóptico
Adèle tem tudo para ser feliz. Mas falta-lhe tudo.
É jovem, atraente, trabalha como jornalista, é casada com um médico de sucesso que a adora, tem um filho pequeno, vive num bonito bairro de Paris.
Mas nada a satisfaz.
Vive sem prazer, numa solidão extrema. Dentro dela, um fogo consome-a vorazmente, sem piedade: um desejo insaciável, uma necessidade imparável de somar conquistas e amantes. Adèle só existe no desejo dos outros, vive para ser observada, cobiçada, possuída. Nunca quis ser outra coisa senão “uma boneca no jardim de um ogre”.
Vive uma vida dupla, no mais íntimo sentido da palavra. O risco é o seu impulso, o silêncio o seu cúmplice. Mas o segredo tem os dias contados. E as consequências serão implacáveis.
No Jardim do Ogre é a história de um corpo escravo das suas pulsões. Um romance de traições, mentiras e desilusões. Mas é, ainda assim e sobretudo, um romance de amor.

Elogios da imprensa
«Leila Slimani é extraordinária a escrever sobre o corpo das mulheres.» The New Yorker

«Obscuro, fulgurante, vital. (…) Um romance que abala, agarra, desequilibra e fascina.» Marie Claire

«Impossível de largar: tem sexo, é cru, é frio, é violento.» Libération

«É impossível não ser conquistado pela frontalidade com que Leila Slimani descreve a vida sexual da sua heroína. Algumas páginas, muito cruas, revelam uma inegável força literária, com palavras que magoam como um chicote.» Lire

«Um romance de uma perfeita justiça, de uma sensibilidade rara.» Le Point

«Os prazeres da carne nunca pareceram tão sórdidos como neste romance, exame clínico da ninfomania.» Le Nouvel Observateur

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Passatempo: «A Mulher do Oficial Nazi», de Edith Hahn Beer

aqui

Passatempo a decorrer na página deste blogue no Facebook, aqui.

«O Caçador» é o título do 7.º livro de Lars Kepler publicado em Portugal


De hoje a uma semana os fiéis leitores dos romances policiais da dupla Lars Kepler (Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril) têm um motivo para se dirigirem à livraria mais próxima.

Depois de um interregno, a dupla mais famosa da Suécia traz de volta à acção o ex-comissário Joona Linna para uma investigação sangrenta. O Caçador, livro que tem como de costume a chancela da Porto Editora, é um novo episódio deste duo de escritores de sucesso que já vendeu mais de 12 milhões de livros em todo o mundo.

Sinopse
A noite tinha acabado de cair, quando Sofia entra numa mansão nos arredores de Estocolmo, onde o seu cliente - um homem muito abastado que nunca viu - a espera. Talvez seja por isso que Sofia avança furtivamente, como um animal selvagem. Enquanto atravessa o grande salão, tentando memorizar todos os detalhes, Sofia não imagina quem é o homem que a escolheu para aquela noite. Nem ele imagina que dentro em breve se encontrará frente a frente com um assassino implacável e meticuloso, que não deixa vestígios nem pistas.
Limitar o círculo de eventuais alvos torna-se um verdadeiro pesadelo para a Polícia, embora na mira se encontrem personalidades proeminentes do país. E, para tentar resolver o mistério, a Polícia terá de contar com a ajuda do ex-comissário Joona Linna, há dois anos a cumprir pena na prisão de alta segurança de Kumla. Infiltrado e trabalhando em estreita parceria com a agente especial Saga Bauer, Joona Linna tudo fará para travar «o caçador» antes que seja tarde de mais ou que o caçador os cace a eles…
Livros já publicados de Lars Kepler:
https://www.portoeditora.pt/autor/lars-kepler

Livro inédito de Herberto Helder é lançado pela Porto Editora

A Porto Editora irá publicar a 4 de Maio em minúsculas, livro que compila crónicas e reportagens de Herberto Helder em Angola. Esta é uma obra com investigação, digitalização, transcrição, revisão e seleção a cargo de Daniel Oliveira, Diana Pimentel e Raquel Gonçalves.

Todos os textos reunidos em minúsculas foram publicados no NotíciaSemanário Ilustrado, quando Herberto Helder viveu em Luanda, e correspondem a pouco mais de um ano de colaboração – entre abril de 1971 e junho de 1972.

«Se perguntassem a Herberto Helder se alguma vez foi jornalista é possível que respondesse, com um sorriso irónico ou até alguma irritação, que não. Diria, talvez, que escreveu no Notícia para poder viver em Angola. Assim como antes escrevera em jornais da metrópole por “coisas de dinheiros”. E se olharmos para o jornalismo que quotidianamente era e é feito é justo dar-lhe razão. Recusa a impessoalidade competente, foge da narrativa de consumo confortável, não se compartimenta em géneros com as suas respetivas receitas e sorri de quase tudo que é o que quase tudo merece. Conta-nos quase tudo como se fosse a primeira vez que vê e que a coisa é vista, com uma virgindade nada inocente. Herberto Helder não foi jornalista porque foi sempre outra coisa qualquer.» (Do Prefácio de Daniel Oliveira)
 www.portoeditora.pt 

Três novos livros de poesia

De Silêncio é o Polén
de Carlos Frias de Carvalho
Raramente o Haiku é tratado com esta leveza.
Uma leveza onde o pólen é a metáfora mais exacta da luz.
Um livro onde o silêncio existe e nos abraça.


Publicação da mortalidade
de valter hugo mãe

poemas são transumâncias
de deuses

pastam nos versos
a infinita criação


Varanda de Inverno
de Marta Chaves

FRUTOS DO ACASO

Tal como tudo
o cheiro do lápis acabado de afiar
vai-se embora.
No cinzeiro
a ponta do cigarro que arde
desperta o cedro.
Tal como tu
o cheiro regressa.