quinta-feira, 31 de maio de 2018

«O Homem das Cavernas», o novo livro de Jørn Lier Horst

O Homem das Cavernas, o livro que arrecadou em 2016 o Prémio Petrona para melhor romance policial escandinavo do ano no Reino Unido, será lançado em Portugal na segunda quinzena de Junho, pelas Edições Dom Quixote. Jørn Lier Horst (n. 1970) é, segundo o The Sunday Times, «Um dos mais brilhantes escritores de policiais da atualidade.»
Texto sinóptico
Durante quatro meses, um cadáver permaneceu por descobrir apenas a algumas portas da casa do inspetor-chefe William Wisting. Viggo Hansen morreu sentado em frente à televisão e aí permaneceu sem que ninguém tenha dado conta. Ter-se-á a sociedade norueguesa tornado tão grosseira que já ninguém se importa? A filha de Wisting, a jornalista Line, importa-se, e vai investigar o sucedido.
Enquanto isso, Wisting tem em mãos um caso que começa a adquirir proporções inimagináveis. a sua suspeita de que um assassino em série norte-americano tem estado ativo na Noruega, escondendo as suas vítimas no fundo de poços secos, confirma-se… mas há quanto tempo, e por quantos países passou até aí chegar?
Quando o FBI e a Interpol finalmente se envolvem no caso, as apostas aumentam e as tensões acumulam-se, até à última corrida mortal contra o tempo, com a vida de Line em jogo.

Título do autor publicado anteriormente: Cães de Caça (Maio 2017, Dom Quixote)

Editora Ponto de Fuga publica três novos livros infanto-juvenis

A colecção infanto-juvenil da Ponto de Fuga está mais composta. Três novos títulos juntam-se aos já publicados O Mundo é Redondo, de Gertrude Stein, e A Árvore dos Desejos, de William Faulkner.
Contos de Encantar, de E. E. Cummings  (Ilustrações: Rachel Caiano | Tradução: Hélia Correia)
Poeta americano, dos maiores e mais inventivos da modernidade, E. E. Cummings (1884–1962) escreveu quatro maravilhosos Contos de Encantar para a filha e para o neto. Nesta primeira edição em português, ilustrada com o traço sensível de Rachel Caiano, as palavras, ternas e mágicas, são também de Hélia Correia, que assina a tradução e o prefácio, descrevendo assim as histórias:
«São textos jubilosos sobre o amor, o nascimento e o desfazer da solidão. Sendo Cummings quem é, há a tendência para ler mais do que lá está escrito e cada um fará como quiser. A alegria da linguagem, as tentativas e os avanços rituais, próprios da literatura de encantar, são, porém, um valor absoluto que dispensa outras interpretações.»
O Homem de Ferro e A Mulher de Ferro, de Ted Hughes (Ilustrações: Andrew Davidson | Tradução: Sara Vieira)
Reconhecido sobretudo como um dos maiores poetas ingleses do século xx, Ted Hughes (1930–1998) foi também um prolífico e inspirado escritor para a infância, tanto em verso como em prosa. Originalmente publicado em 1968, O Homem de Ferro é uma aventura de ficção científica — que inspirou Brad Bird a realizar, em 1999, a animação O Gigante de Ferro, hoje um filme de culto —, imaginada e escrita como só um grande poeta seria capaz. Delicada na forma, incisiva na mensagem e com belíssimas ilustrações em xilogravura do artista britânico Andrew Davidson, esta é uma história para encantar as crianças e entreter os adultos.

Um quarto de século após a publicação de O Homem de Ferro, o poeta inglês Ted Hughes concebeu, em 1993, esta sequela, que tem como protagonista a Mulher de Ferro. Ambientada num mundo desolador, ainda e sempre ameaçado de destruição — já não pelos arsenais nucleares e pela Guerra Fria, mas pela industrialização desenfreada que consome os recursos naturais e ameaça os ecossistemas —, a narrativa, fortemente simbólica e uma vez mais ilustrada com xilogravuras de Andrew Davidson, faz eco das preocupações ambientais do autor. Conseguirá a Mulher de Ferro ajudar os homens a salvarem-se, e à Terra, da sua insensatez?
 www.pontodefuga.pt 

terça-feira, 29 de maio de 2018

Novidades do Grupo Almedina

A Minotauro acaba de publicar o primeiro livro de uma coleção de 6 volumes que reúne a obra completa de Maria Judite de Carvalho. Este primeiro volume inclui as suas primeiras coletâneas de contos: Tanta Gente, Mariana (1959) e As Palavras Poupadas (1961), Prémio Camilo Castelo Branco.
Considerada uma das escritoras mais proeminentes da literatura nacional do século XX, ao longo da sua obra, a autora, cuja voz permanece intemporal, trata, com mestria e um sentido de humor único, temas fundamentais, como a solidão da vida na cidade e a angústia e o desespero espelhados no seu quotidiano anónimo.

Pela Edições 70, foi publicado recentemente o livro Os Cinco Magníficos: Hollywood e a Segunda Guerra Mundial, da autoria do jornalista e escritor Mark Harris. A obra, conta, em simultâneo, a história de Hollywood e da Segunda Guerra Mundial, através da vida e do trabalho de cinco realizadores incontornáveis que partiram para filmar nos campos de batalha. Partiram, mas voltaram, e voltaram os cinco. Five came back, no original, deu também origem, no ano passado, a um documentário de três episódios pela Netflix.
Mais informações em: http://www.grupoalmedina.net/.

O primeiro livro publicado em Portugal sobre Criptomoedas

António Vilaça Pacheco é gestor, investidor e fundador e editor da Editora Self. No início de Junho lança Bitcoin, um livro cujo objectivo é mostrar que as Criptomoedas e a sua tecnologia são muito mais do que somente moeda e investimento especulativo.
Como investidor em criptomoedas começou por percorrer as principais fontes de informação sobre o tema. Já como investigador, dedicou-se à leitura de inúmeros livros, frequenta meetups, conferências internacionais e assistiu à primeira conferência nacional sobre blockchain e criptomoedas.
António Vilaça Pacheco é um dos grandes defensores da possibilidade que a Bitcoin traz de volta às pessoas: "A Bitcoin traz de volta às pessoas o poder sobre o seu dinheiro, que hoje está nas mãos de bancos centrais e governos.”

Texto sinóptico
Se nunca ouviu falar de Bitcoin está na hora de recuperar o tempo perdido. Atualmente na imprensa portuguesa publicam-se mais de 30 notícias por dia sobre Bitcoin e criptomoedas. Mais de 25 milhões de pessoas por todo mundo já têm "carteiras" de criptomoedas. Uma em cada três pessoas da geração Millenium possuirá Bitcoin até ao final de 2018. Em 2017 "bitcoin" foi o segundo tema mais pesquisado no Google. É provavelmente a invenção mais importante desde a criação da Internet, e o seu impacto no mundo será de igual modo revolucionário.
Em 2008, em plena crise financeira, Satoshi Nakamoto, alguém cuja identidade permanece desconhecida até hoje, teve uma ideia que mudou o mundo. Enquanto os bancos ruíam um após outro e obrigavam os governos a injeções de muitos milhões de euros, nascia a Bitcoin. Uma moeda eletrónica inovadora, global, sem fronteiras, sem intermediários e que não pode ser controlada por nenhuma pessoa ou instituição.
As criptomoedas deixaram de ser uma utopia e hoje servem de base a uma nova economia, financiam milhares de empresas pelo mundo, e o seu valor já atinge mais de 400 mil milhões de euros. As maiores empresas do mundo estão a investir milhões de euros na criação de projetos na blockchain. A Bitcoin é muito mais do que um investimento financeiro especulativo.
Neste livro, aprenderá o que é a Bitcoin, como funciona e o que pode fazer por si. Aprenderá os primeiros passos para a obter e como guardá-la de forma segura. Como comprar, trocar, investir e gastar Bitcoin ou outras criptomoedas. Aprenderá também o que é a blockchain e quais as criptomoedas mais importantes.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Já está à venda «O Poder do Silêncio», de Sylvia Loëhken

O Poder do Silêncio
de Sylvia Loëhken
O Poder do Silêncio - como ser um introvertido bem-sucedido é já um bestseller internacional.
Usando as mais recentes descobertas no campo de psicologia, combinadas com a sua longa experiência em coaching de introvertidos no local de trabalho, a doutora Loëhken apresenta-nos um livro cheio de conselhos práticos e fáceis de concretizar.
Nele são identificadas 10 vantagens específicas que os introvertidos normalmente possuem, bem como 10 dificuldades com que se deparam no seu dia a dia.
Um livro indispensável.
Outros livros que podem interessar:
A Magia do Silêncio, de Kankyo Tannier
A Biografia do Silêncio, de Pablo d’Ors
Silêncio, de Gonçalo Leal e Tânia Siopa
Silêncio na Era do Ruído, de Erling Kagge
Silêncio, de João Francisco Vilhena e Pedro Oliveira

10 novos livros infanto-juvenis

Inventário Ilustrado dos Dinossauros
de Emmanuelle Tchoukriel e Virginie Aladjidi
Há 230 milhões de anos surgiram os dinossauros, mas um meteorito caído sobre o atual território do México há 66 milhões de anos poderá, em parte, ser responsável pela sua extinção. Terão desaparecido por completo? Não sabemos ao certo, já que as aves atuais descendem deles... Neste Inventário ilustrado dos dinossauros podemos descobrir quarenta e seis espécies de dinossauros das setecentas já catalogadas, através das ilustrações a tinta da China de Emmanuelle Tchoukriel e dos textos de Virginie Aladjidi, as autoras desta série de inventários.


É o Rei da Selva - Hugo - O Stressado
de Georgia Pritchett
O HUGO vai de férias para África!!
O que pode correr mal? Só se for isto:
1. O MELÃO também vai,
2. O MELÃO está a tentar reunir um exército de animais para o ajudar a dominar o mundo,
3. O HUGO tem medo de animais, de férias e do Melão.
Além disso, é o único que pode impedir a desgraça…


Bem-Vindos a Cerebropólis
de Matteo Farinella
Uma história simples mas eficaz para ajudar as crianças a perceber como funciona o nosso cérebro.
O que é o sistema nervoso?
Como funcionam os nossos cinco sentidos?
E a memória?
Uma forma ideal de estimular os mais jovens a descobrirem a ciência de uma forma simples e divertida.
Uma prenda ideal para todas as crianças curiosas sobre ciências e o funcionamento do corpo humano.
O autor e ilustrador do livro é doutorado em neurociências pela University College de Londres o que garante o rigor científico deste excepcional libro, único no mercado português.

O Grande Livro Ilustrado de Cultura Geral
de James Maclaine e Annie Carbo
Um livro amplamente ilustrado que contém uma abundância de maravilhosos factos e informações notáveis sobre quase todos os assuntos.
Desde personalidades famosas, alimentação, animais, até desporto, mitos e monstros, O Grande livro Ilustrado de Cultura Geral é o livro perfeito para enriquecer o conhecimento.


Os Beijinhos do Lobo Mau
de Jean Leroy e Laurent Simon
Grrrr! O lobo mau está sempre de mau humor.
Já é de manhã. O lobo mau acorda na sua caverna, e boceja: OOOOOOOAAAAAAAA! E depois ainda rosna: GRRRRRRRR!
Ele uiva, rosna, urra, resmunga...
Será que ele precisa de beijinhos?
Um divertido livro-fantoche para ler, brincar e sorrir!
Um livro-fantoche, com fantoche de dedo integrado, ideal para crianças bem pequeninas e que convida os leitores (as crianças ou os pais) a encenarem a história com as suas próprias mãos.
Um livro com textos simples, repletos de musicalidade.
Uma história divertida que mostra às crianças que há sempre um amigo por perto para nos animar e nos encher de miminhos e beijinhos.


A Grande Birra
de Tom Jamieson e Olga Demidova
O Jorge está mal-humorado e num daqueles dias… mas hoje vai ter um encontro com a temida Grande Birra!
Uma história muito divertida sobre birras, fitas e fazer as pazes.

A Viagem
de Francesca Sanna

Como será deixar tudo para trás e percorrer quilómetros e quilómetros rumo a um destino longínquo e estranho?
Este livro conta, de forma cuidada e sensível, a história de uma mãe que parte numa viagem com os dois filhos para fugir à guerra.
Uma viagem carregada de medo do desconhecido, mas também de muita esperança.
Uma autora com uma escrita sensível e ilustrações bonitas e sofisticadas. Aborda com sensibilidade a questão da guerra.
Livro apoiado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e pela Amnistia Internacional (AI).
Livro multipremiado e com excelentes críticas internacionais.

Rua do Silêncio
de Margarida Fonseca Santos e Carla Nazareth
Nesta rua há muita gente: a dona Francisca, a padeira, o senhor Jacinto, o jardineiro, ou a dona Alcina e o filho.
Todos olham para a rua de uma forma diferente, mas ninguém a vê como a protagonista desta história.
Um texto cheio de ternura que nos mostra que há muitas maneiras de ouvir o mundo à nossa volta.


A Seguir
de Morris Gleitzman
Uma coleção que te surpreende pela história, que te atrai pela imagem, que te encanta pela mensagem, que se distingue como estrelas brilhantes.
«Esta história é a minha imaginação a tentar alcançar o inimaginável.»
Felix e Zelda são duas crianças polacas que ficaram órfãs e que estão agora a fugir dos nazis. Mas quanto tempo conseguirão manter-se escondidas e a salvo? Felix define os seus planos: manter--se vivo, proteger a sua melhor amiga Zelda e… encontrar novos pais.
Já cansados de correr pela floresta fora, e desesperados de medo, fome e sede, Felix e Zelda encontram Genia, uma mulher generosa que lhes dá abrigo, mesmo conhecendo o risco que corre ao esconder judeus em sua casa.
Genia, o cão Leopoldo e o porco Trotsky fazem com que estes dois pobres órfãos consigam sentir um pouco da alegria que tinham antes de as suas famílias morrerem às mãos dos nazis. Mas Felix sabe que o facto de ser judeu põe em risco todos os que estiverem consigo. Só lhe resta fugir, para os manter em segurança.
Esta é uma história admirável sobre o melhor e o pior da humanidade em tempo de guerra.


Vitinho
Perigo! Zona de Acidentes!
de José Maria Pimentel
Nesta coleção vais só ver como o dia a dia do Vitinho pode ser tão parecido com o teu.
É que as aventuras não acontecem só nos livros de histórias e, além de tornarem a tua vida muito mais divertida e interessante, acabam por ensinar-te muitas coisas do mundo para além da escola.
Ora pergunta ao pai e à mãe se isto não é uma boa ajuda para eles! Pois é…

sexta-feira, 25 de maio de 2018

A capa do aguardado livro de memórias de Michelle Obama

O livro de memórias de Michelle Obama, antiga Primeira-dama dos EUA, será lançado em Portugal pela Editora Objectiva. BECOMING – A Minha História, cuja publicação mundial está agendada para 13 de Novembro deste ano, será traduzido para 25 idiomas.

«Estou muito feliz por partilhar convosco a capa de BECOMING. O processo de escrita do livro tem sido profundamente pessoal e muito elucidativo para mim. Enquanto me preparo para o lançamento de BECOMING neste Outono, espero que os meus leitores também reflitam sobre a sua própria história, o que os ajudará por certo a tornarem-se na pessoa que aspiram ser. A vossa história é o que têm, o que terão sempre. É um valor que detêm.» Michelle Obama

Nas suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e uma impressionante narrativa, Michelle Obama convida o leitor para o seu mundo, contando as experiências que a moldaram — desde a infância na zona sul de Chicago, passando pelos anos como executiva, equilibrando as exigências da maternidade e o trabalho, até ao tempo passado no endereço mais famoso do mundo. Com honestidade e inteligência, descreve os seus triunfos e decepções, públicas e privadas, contando a história completa de como viveu, nas suas próprias palavras. Terno, sábio e revelador, BECOMING – A Minha História é um relato íntimo de uma mulher de alma e substância que desafiou constantemente as expectativas — e cuja história nos inspira a fazer o mesmo.
 www.gostodeler.pt 

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Alguns dos primeiros lançamentos de Junho da 20|20 Editora

A 20|20 Editora já deu a conhecer, através do seu site - www.2020.pt -, os seus próximos lançamentos, que estarão disponíveis para compra a partir do próximo dia 4 de Junho. Em seguida, eis alguns dos títulos das chancelas Topseller, Vogais, Elsinore e Nascente.
A Mulher de Einstein, de Marie Benedict
Um romance fascinante sobre a mulher extraordinária que casou e trabalhou com um dos maiores cientistas da História. Inspirado em factos reais, relata a história da primeira mulher de Einstein, uma cientista brilhante cuja contribuição para a Teoria da Relatividade continua a ser altamente debatida.


O Pântano dos Sacrifícios, de Susanne Jansson
Em tempos, realizavam-se oferendas humanas em pântanos. Agora, há pessoas a desaparecer?
«Com uma atmosfera apaixonante e habilmente construída, O Pântano dos Sacrifícios é sem dúvida uma das melhores e mais completas estreias literárias que irá ler.» - Dagens Nyheter (maior jornal matutino da Suécia)


Pedido de Amizade, de Laura Marshall
Um pedido de amizade no Facebook? É a coisa mais normal do mundo. Certo?
(...) Louise sente alguém a segui-la no metro. É tudo virtual, não é? Até quando há objetos a desaparecer de casa. O que se passa nas redes sociais não é a vida real, certo?
Obra finalista do Bath Novel Award 2016 e bestseller do Sunday Times.


Refugiados, de Viet Thanh Nguyen
Neste volume de contos, escrito ao longo de vinte anos, Viet Thanh Nguyen, vencedor do prémio Pulitzer, dá voz àqueles que, por fuga ou sonho, vivem entre dois mundos: o local onde nasceram e o país onde se encontram. Oportuno, direto e de uma rara sensibilidade,
Refugiados é uma exploração preciosa das questões em redor da identidade, do amor e da família.


Porque Falham os Líderes, de Lolly Daskal
Com mais de 30 anos de experiência de trabalho com as maiores e mais bem-sucedidas empresas mundiais, Lolly Daskal é atualmente uma das profissionais mais procuradas ao nível do coaching empresarial e da consultoria de liderança.


Génese, de Allan Kardec
Depois de O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno, a Editora Nascente publica o quinto tomo fundamental do Espiritismo. Dividido em três partes - a Génese, os Milagres, e as Predições -, este livro de Kardec publicado pela primeira vez em 1868, aborda várias questões de ordem filosófica e científica, como a criação do Universo e dos mundos, ou o surgimento do Espírito.

A 30 de Maio é publicado «Um Sentido para a Vida», de Antoine de Saint-Exupéry

Depois de Piloto de Guerra e Cidadela, a Livros do Brasil publica na próxima semana Um Sentido para a Vida, de Antoine de Saint-Exupéry.

Esta obra reúne testemunhos preciosos do eterno aviador-escritor: um excerto da sua primeira obra, O Aviador, de 1926, textos jornalísticos enviados a partir de Moscovo e da frente da Guerra Civil Espanhola, peças dos seus escritos mais filosóficos, e três prefácios onde são entretecidos os grandes temas da sua obra: o voo, as palavras, a humanidade.
Adversário acérrimo de todas as tiranias que oprimem a dignidade do Homem, Saint-Exupéry expressa nesta coleção de alguns dos seus textos mais marginais a paixão pela grandiosidade humana e a ansiedade em relação aos destinos do mundo.

Testemunhos preciosos de um dos mais inspiradores autores do século XX, traduzidos para português pelo poeta Ruy Belo.

terça-feira, 22 de maio de 2018

segunda-feira, 21 de maio de 2018

«Hippie», o mais autobiográfico dos livros de Paulo Coelho

Volvidos um ano e meio após a publicação de A Espia (2016), a Pergaminho prepara-se para lançar a 8 de Junho um novo livro de Paulo Coelho. Hippie é um livro que nos leva a reviver o sonho transformador e pacifista da geração hippie.

“Quem quer aprender deve começar olhando à sua volta.”

Texto sinóptico
Paulo é um jovem que quer ser escritor. Deixa crescer o cabelo e parte numa viagem pelo mundo em busca da liberdade e do significado mais profundo da existência. Uma jornada que vai desde a prisão como terrorista pela ditadura militar brasileira, em 1970, enquanto viaja pela América do Sul, até ao encontro com Karla, em Amesterdão, e a decisão de partirem juntos para o Nepal no Magic Bus. No caminho, os companheiros que vivem uma extraordinária história de amor também passam por transformações profundas e abraçam novos valores para as suas vidas.

Novo romance de Joel Neto

O escritor Joel Neto está de regresso com um novo livro de ficção. Meridiano 28 é o 4.º romance deste autor açoriano, após O Terceiro Servo (Editorial Presença, 2000), Os sítios sem resposta (Porto Editora, 2012) e Arquipélago (Marcador, 2015). Este novo romance de Joel Neto (lê aqui uma entrevista que o autor concedeu para este blogue aquando do lançamento do seu 2.º romance), é publicado pela Cultura Editora na próxima sexta-feira, dia 25.

Texto sinóptico
Em 1939, o mundo entrou em guerra. Foi o conflito mais mortífero da História da Humanidade. Mas, na pequena ilha açoriana do Faial, ingleses e alemães conviveram em paz durante mais três anos. Eram os loucos dos cabos telegráficos.
No mar em frente emergiam os periscópios de Hitler. Dezenas de navios britânicos eram afundados todos os meses. Já em terra, as crianças inglesas continuavam a aprender na escola alemã, dividindo as carteiras com meninos adornados de suásticas. As famílias juntavam-se para bailes e piqueniques.
Os hidroaviões da Pan Am faziam desembarcar estrelas de cinema e de música, estadistas e campeões de boxe. Recolhiam-se autógrafos. Jogava-se tennis e croquet. Dançava-se ao som do jazz. Viviam-se as mais arrebatadoras histórias de amor.
Poderia um agente nazi ter-se escondido nos Açores, consumada a derrota de Hitler?
QUEM FOI HANSI ABKE? QUE SOMBRA LANÇA HOJE SOBRE O DESTINO DE JOSÉ FILEMOM MARQUES, O SOBRINHO CRIADO NO BRASIL?

Um romance que vai de Lisboa a Nova Iorque, de Friburgo a Praga, de Bristol a Porto Alegre e às ilhas açorianas, onde todos são descobertos e ninguém pode ser apanhado.
Um reencontro entre dois homens de tempos distintos e que talvez tenham mais em comum do que aquilo que gostariam de acreditar. Uma memória das mulheres que amaram e talvez não tenham sabido fazê-lo.
 www.culturaeditora.pt 

«O que Perdemos», de Zinzi Clemmons

Editora: Minotauro
Data de publicação: 03-03-2018
N.º de páginas: 196

Zinzi Clemmons, de 33 anos, é uma nova voz da literatura americana. O seu romance de estreia, What We Lose, traduzido para português por Inês Fraga, foi publicado em Julho do ano passado e considerado pela Vogue como a grande revelação do ano.
O que Perdemos conta a história de Thandi, uma jovem afro-americana que luta para aceitar a morte da sua mãe — «A minha mãe está morta. Mas ainda a vejo. Mas ainda a sinto. Ainda consigo ouvir-lhe a voz» —, a sua heroína, a mulher que ensinou-lhe a olhar o mundo de forma cáustica, para que ó seu carácter nunca fique vulnerável ante o preconceito racial, que inequivocamente, podera vir a ser alvo, devido à cor da pele com que nascera.
Para esta mulher destemida, aparentemente forte, a dor que nela emerge após a morte da sua mãe — para ela, era a pessoa que lhe curava — catalisará toda uma série de questões prementes que ela sempre procrastinou. A sua identidade racial, a sua autoestima e o seu lugar no mundo, são tópicos que nesse momento, enquanto Thandi é uma mulher ferida e devastada pela perda, irá indagar.
Após uns tempos de autoanálise, de afastamento da faculdade, levando uma vida socialmente fugidia, a protagonista desta história tenta seguir em frente, sempre com o apoio de Aminah, a sua fiel amiga.
Depois de alguns relacionamentos sexuais promíscuos, em que o sexo serve apenas para expulsar os demónios do seu corpo, e para vingar-se, inconscientemente, dos seus pais, por estes terem feito do sexo um assunto tabu, ela engravida. Uma decisão precipitada fá-la aprender a não mais trocar o que mais quer na vida por aquilo que mais deseja num determinado momento. A protagonista, mais à frente no tempo, finalmente compreenderá que «perder é mesmo assim, uma coisa completa e irreversível.»
«Temos dentro de nós, uma reserva insuspeita de força que surge quando a vida nos põe à prova.» Esta frase da escritora Isabell Allende, poderia muito bem servir de premissa para O que Perdemos, um romance envolvente, incisivo e ao mesmo tempo comovedor, que nos faz reflectir perenemente sobre a vida, a identidade, a maternidade, o sexo, a morte e o luto.
Capítulos, parágrafos e frases breves, assim articulou a autora norte-americana a narrativa, que alterna entre uma prosa lírica, com passagens subtis sobre o amor e a perda, e uma outra, definitivamente agreste, onde Zinzi Clemmons descreve cenas de sexo.
A nível estrutural, este romance não é linear; a analepse é a anacronia presente ao longo de toda a história. Este facto faz com que o leitor só no epílogo possa juntar todas as peças com que a autora teceu O que Perdemos, um género de livro que pode-se denominar como auto-ficção, visto que este romance é semi-autobiográfico. Tal como a protagonista, a autora é filha de uma mãe sul-africana e de um pai americano; as mães de ambas foram diagnosticadas com cancro e faleceram.
Uma nota final para destacar a capa desta edição portuguesa, que não segue o frontispício da edição original. Esta capa revela-se visualmente mais apelativa do que as edições já publicadas a nível internacional; parabéns à equipa de design da Ideias com Peso.

Citações
“Quando o meu amor e eu fodemos, fazemo-lo com o medo do mundo em nós. Estamos a foder a morte, e a morte adora. Estamos a foder as nossas próprias mortes, as mortes das nossas mães, as mortes dos nossos amigos e a morte dos nossos direitos.” (p. 55)

“Tanto eu como o meu pai ficámos órfãos, desnutridos, emocionalmente distantes, negligenciados.” (p. 103)

sábado, 19 de maio de 2018

«Uma Mãe Perfeita» é o título de um dos novos romances de Maio

O Farol no Fim do Mundo, de Jean E. Pendziwol
Uma ilha bela e perigosa.
Um segredo escondido dos olhos do mundo.
Um barco naufraga nas turbulentas águas do Lago Superior, no Canadá. Entre os seus destroços são encontrados os diários do antigo faroleiro da remota e selvagem ilha de Porphyry, assim como a verdadeira história das suas filhas gémeas: Elizabeth e Emily.
Há décadas que Elizabeth, agora cega e a viver num lar de idosos, procura a chave para o seu passado. Contudo, sem poder confiar nos seus olhos para ler as páginas gastas dos diários, ela pede ajuda a Morgan, uma adolescente que cumpre serviço comunitário no lar.
Página a página, uma amizade improvável floresce, e enquanto Morgan lê, Elizabeth viaja até à sua infância, à ilha isolada e à memória da sua enigmática irmã gémea. Até que as coincidências nas histórias de vida de Elizabeth e Morgan lhes mostram que os seus destinos estão ligados à ilha de uma maneira que nunca imaginaram.
Um mistério por desvendar redescoberto num diário perdido.
Um assombroso romance sobre a forte e estranha ligação entre duas irmãs gémeas e o farol da ilha da sua juventude.

A Casa na Floresta, de Cass Green
Um estranho encontro,
Um presente inesperado,
Um segredo perverso…
Numa noite gelada, ao regressar a casa, Neve Carey é abordada por uma mulher estranha e perturbada, na ponte sobre o rio Tamisa, que lhe entrega um envelope, lançando-se de seguida para as águas do rio.
Duas semanas mais tarde, numa altura em que a sua vida está cada vez mais caótica, Neve descobre que a mulher que se suicidou à sua frente lhe deixou de herança uma casa na Cornualha, o que parece ser a solução perfeita para os seus problemas.
Neve decide então mudar-se sozinha para a casa, mas, assim que lá chega, arrepende-se. Fica no meio de uma floresta sombria, tem um aspeto sinistro, com grades nas janelas, e coisas bizarras começam a acontecer. Em pouco tempo, a casa dos seus sonhos transforma-se no seu pior pesadelo. E a verdade é que esta esconde um segredo perverso… que mudará para sempre a vida de Neve.

Mulheres da Noite, de Sara Blædel
Ninguém sabe exatamente quem é a mulher que aparece degolada numa das zonas mais mal frequentadas de Copenhaga.
Quando a inspetora Louise Rick chega ao local, rapidamente percebe que se trata de uma prostituta. Na Dinamarca, no entanto, a prostituição é legal e não anda de mãos dadas com o crime. Quem estará, então, por detrás desta morte? Isso é o que a imprensa quer saber, e o caso torna-se rapidamente mediático.
Quando Louise recebe um telefonema da sua amiga jornalista Camilla Lind, pensa que ela quer informações acerca do crime.
Mas o que Camilla lhe quer contar é que encontrou um bebé embrulhado numa toalha, no interior da igreja que frequenta. E o bebé não tinha um dos dedos do pé.
Estarão ambos os casos relacionados? Conseguirá Louise resolvê-los aos dois? E será que o que está a acontecer em Copenhaga tem ramificações ainda maiores?
Sara Blædel consegue, com o talento a que nos habituou, entrelaçar duas narrativas intensas e emocionantes, com Camilla Lind a surgir como a companheira perfeita para a nossa já bem conhecida Louise Rick.

Uma Mãe Perfeita, de Aimee Molloy
Quatro amigas encontram-se num jardim em Brooklyn, Nova Iorque. São mães há pouco tempo e debatem-se com as exigências das suas novas vidas. Colette é escritora e sonha em dedicar mais tempo à família. Nell é especialista em cibersegurança e quer fugir a um passado sombrio. Francie pretende ser mãe a tempo inteiro e, assim, expiar segredos antigos. E Winnie, atriz famosa…
Winnie quer apenas o filho de volta.
É que alguém aproveitou a única noite em que as amigas saíram sem as crianças para raptar o pequeno Midas. E agora que a investigação policial parece ter chegado a um impasse, Nell, Colette e Francie unem-se, determinadas a encontrá-lo… mesmo que tenham de agir a coberto das sombras.
Colette está a escrever um livro que lhe dá acesso a ficheiros policiais confidenciais.
Nell utiliza os seus dons de hacker para invadir sites privados.
Francie assiste a um talk-show sensacionalista que ninguém admite ver mas que segue obsessivamente o caso e transforma o rumo das vidas de todas.
E há ainda um pai. Um enigmático e afetuoso pai…

5 novos livros que visam potenciar o crescimento pessoal

A Vida É Curta, mas Pode Ser Maravilhosa
de Dale Carnegie
Dale Carnegie é um dos expoentes máximos do novo pensamento e um dos pioneiros da autoajuda: os seus livros, alguns dos quais publicados há mais de 50 anos, nunca deixaram de ser sucessos de vendas e influenciaram gerações de autores.
A Vida É Curta mas Pode Ser Maravilhosa apresenta alguns dos conselhos mais incisivos e inspiradores de Carnegie para fazer de cada momento da sua vida uma experiência inesquecível.


Deixar Ir - O caminho da entrega plena
de David R. Hawkin
Este livro apresenta um mecanismo para desbloquearmos a nossa capacidade inata de felicidade, sucesso, saúde, bem-estar, intuição, amor incondicional, beleza, paz interior e criatividade. Estes estados e capacidades estão dentro de todos nós. Não dependem de nenhuma circunstância externa nem de qualquer característica pessoal; não requerem a crença em nenhum sistema religioso. Nenhum grupo ou sistema é detentor da paz interior, visto que esta pertence ao espírito humano. Esta é a mensagem universal de todos os grandes mestres, sábios e santos.
Em Deixar Ir - O Caminho da Entrega Plena, o Dr. David Hawkins revela um caminho para a liberdade pela qual ansiamos, mas que nos parece difícil de alcançar. Pode parecer contraintuitivo que tenhamos de «deixar ir» para chegar a um dado lugar; todavia, ele dá-nos a prova, com a sua experiência clínica e pessoal, de que a entrega é a via mais segura para a realização plena. Os princípios aqui descritos não são difíceis de entender nem de implementar. Não custam nada. Não requerem roupagem especial nem viagens a países exóticos. O principal requisito é a vontade de abandonarmos o apego pelo nosso atual modo de vida.


O Caminho Menos Percorrido
de M. Scott Peck
Talvez nenhum outro livro tenha tido um impacto mais profundo na nossa vida intelectual e espiritual que o Caminho menos Percorrido.
Com mais de 7 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e traduzido em mais de 23 línguas, é notável a sua permanência durante mais de 10 anos na lista dos livros mais vendidos do New York Times. Narrada através de uma voz intemporal na sua mensagem de compreensão, esta obra continua a ajudar-nos a explorar a natureza das relações amorosas e guia-nos em direção a uma nova forma de serenidade e plenitude na vida.
Ajuda-nos também a aprender a distinguir entre amor e dependência, a sermos pais mais atentos e responsáveis e, em especial, a tornarmo-nos verdadeiramente nós mesmos. Reconhecendo que, tal como é dito na famosa frase de abertura do livro, A vida é difícil e que o caminho para o crescimento espiritual é longo, Dr. M. Scott Peck nunca inquieta os seus leitores; bem pelo contrário, guia-os paulatinamente através do árduo e, com frequência, doloroso processo de mudança rumo a um nível superior de autoconhecimento.


Faça Refresh
de Satya Nadella com Jill Tracie Nichols e Greg Shaw
Uma viagem pelos bastidores da transformação contínua da Microsoft e uma visão privilegiada da vaga de tecnologias inteligentes que se aproxima.
Satya Nadella analisa o modo como as pessoas, as organizações e as sociedades podem e devem transformar-se, como devem fazer refresh à sua persistente demanda por novas energias, novas ideias e maior capacidade de relevância e renovação. Contudo, Faça Refresh é, sobretudo, um livro sobre pessoas e sobre a maneira como uma das qualidades humanas mais essenciais — a empatia — poderá tornar-se ainda mais valiosa, num mundo em que os avanços tecnológicos prometem alterar mais do que nunca o estado de coisas.
Para complementar as suas reflexões acerca de espantosos progressos científicos como a inteligência artificial, a realidade mista ou a computação quântica, o CEO da Microsoft descreve a sua infância, antes de emigrar para os EUA, e o percurso pessoal e profissional que o conduziu à liderança da empresa.
Faça Refresh é uma astuta contemplação do que se espera de um líder consciencioso e deliberativo em busca de melhorias — para ele, para a empresa e para a sociedade.


Propósito
de Sri Prem Baba
Porque existimos? Qual é a nossa missão durante esta vida? Que propósito tem a nossa passagem por este planeta?
Nós não somos apenas uma gota de água num vasto oceano; através da força transformadora do amor, podemos compreender que somos, na verdade, o próprio oceano. E o amor é o propósito comum a todos os seres humanos. É certo que cada um de nós tem a sua missão e o seu caminho, mas o destino é comum: descobrir como o amor pode transformar as nossas vidas individuais e coletivas.
Propósito é um guia único para todos aqueles que sintam o irresistível apelo da jornada espiritual e queiram descobrir, em si mesmos, as coordenadas da transcendência. Desafia-nos a experimentar, por nós próprios, o sentido do amor autêntico - esse poder que nos habita, nos move e nos liberta.