Após livros dedicados a contar as vidas da artista plástica Lourdes Castro e da escritora Luzia (cujo livro de memórias foi publicado recentemente: Diário de Luzia), o novo título da colecção infanto-juvenil 'Vidas (des)conhecidas', da CADMUS, homenageia Vicente Jorge Silva (1945-2020), jornalista, cineasta e político madeirense. Esta terceira biografia conta com texto de Rúben Castro e ilustrações de Manuel Salvador Roldán.
Texto sinóptico
Um menino que cresceu no mundo estático da fotografia, mas que se apaixonou pela imagem em movimento. Das histórias que fabricava na sua cabeça, passou a colocá-las no papel, sempre com o pragmatismo, a irreverência e a exigência que o caracterizaram.
Tornou-se jornalista e marcou uma era do jornalismo português. Primeiro no Comércio do Funchal, depois no Expresso - onde coordenou a criação de um dos mais importantes projetos editoriais portugueses, a Revista do Expresso - e no Público, tendo sido um dos seus fundadores.
No entanto, o cinema nunca deixou de ser a sua paixão. Um contador de histórias, um cineasta dentro do corpo de um jornalista. Assim foi Vicente Jorge Silva.
O autor
Rúben Castro nasceu no Funchal, em 1990. Vive em Bruxelas, onde é o responsável pela política científica e comunicação da Federação Europeia de Academias de Medicina. Formou-se em Estudos de Cultura, na Universidade da Madeira, e em Jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se a terminar um mestrado avançado em Integração Europeia, no Instituto de Estudos Europeus da Universidade Livre de Bruxelas (VUB). Como voluntário, colaborou com a Académica da Madeira em diversos projetos, incluindo como editor de duas publicações académicas.
O ilustrador
Manuel Salvador Roldán é designer gráfico e ilustrador espanhol, oriundo da cidade de Valência. É formado em Design e Tecnologias Criativas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valência, tendo também estudado na Universidade da Madeira ao abrigo do programa ERASMUS+.
Sem comentários:
Enviar um comentário