terça-feira, 29 de agosto de 2023

Novas edições de «Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais» e «Manual de Psicopatologia»

Em Setembro será publicado a 5.ª edição, revista, do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais - DSM-5-TR, da American Psychiatric Association (edição da Climepsi Editores) e a 3.ª edição, revista e actualizada, do Manual de Psicopatologia, obra com coordenação do Prof. Doutor Diogo Telles Correia  (edição da LIDEL).

O Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, Quinta Edição, Texto Revisto, é o produto de uma extensa revisão do DSM-5 que foi desenvolvida pela Associação de Psiquiatria Americana desde 2012.

Ao contrário daquela que foi a opção para a revisão do texto da quarta edição — que atualizou o texto, mas manteve inalterados os critérios de diagnóstico —, a presente revisão do texto quis, de forma global e aprofundada, reescrever o Manual, focando-se não apenas numa muito relevante revisão dos textos descritivos das perturbações mentais nele classificadas, mas também na alteração dos critérios de diagnóstico de mais de 70 perturbações, na adição do novo diagnóstico de Perturbação de Luto Prolongado, entre outras alterações de relevo que, por exemplo, visaram a garantia de que era utilizada uma linguagem desestigmatizante e inclusiva.
A presente edição portuguesa, resulta de uma tentativa rigorosa de tradução fiel do texto original para português continental. Para tal, contribuiu, indubitavelmente, a opção por fazê-la com recurso a uma equipa de médicos de pequena dimensão, todos eles com formação específica em Psiquiatria e Saúde Mental, dado que se considerou que era importante que a equipa estivesse familiarizada com a prática clínica e com a terminologia nela utilizada.


A primeira edição da obra Manual de Psicopatologia surgiu no contexto de uma tendência generalizada para mudanças nos sistemas classificativos em saúde mental. Tornou-se assim fundamental ter um bom conhecimento das bases que deram origem aos últimos critérios diagnósticos e que podem contribuir para a sua revisão, sendo para isso necessário regressar ao sintoma e às suas raízes históricas.

Elaborado por um grupo de médicos psiquiatras ligados às faculdades de medicina das universidades de Lisboa, do Porto e de Coimbra e aos serviços de psiquiatria do Hospital de Santa Maria em Lisboa, do Hospital de São João no Porto e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, este livro, além de referir os principais elementos históricos que estão na base da psicopatologia, faz uma revisão da semiologia psiquiátrica e dos vários termos utilizados na descrição psicopatológica, ensina a metodologia médica para a construção de uma história clínica psiquiátrica, descreve a história e o estado atual dos sistemas classificativos oficiais em psiquiatria, aborda as principais síndromes psico-orgânicas e os sintomas psiquiátricos na doença médica a ter em conta para um diagnóstico diferencial com qualidade. De modo a facilitar a consolidação de conhecimentos, todos os capítulos incluem perguntas de revisão, sendo as respetivas soluções disponibilizadas no fim do livro.
Esta obra, recomendada por várias faculdades de Medicina e de Psicologia em Portugal, no Brasil e em países de língua oficial portuguesa, foi, nesta 3.ª edição, revista e atualizada de acordo com o DSM-5 e o CID-11. Passou também a incluir uma secção de Competências de Comunicação Especificas em Pacientes com Perturbações Mentais. Reúne ainda a informação indispensável aos estudantes e, de uma forma geral, a todos os profissionais de saúde (médicos, psicólogos, psicoterapeutas, enfermeiros) que trabalham e investigam em saúde mental e àqueles que, não estando diretamente ligados a esta área, queiram dela aproximar-se através de instrumentos rigorosos e ao mesmo tempo acessíveis a um leitor informado.

Sem comentários: