Jocelyne Saucier é uma jornalista e escritora nascida em 1948 que vive no Canadá. Esta romancista galardoada conta com vários livros publicados, entre os quais La Vie comme une image (1996), Les Héritiers de la mine (2000), À train perdu (2020) e Je n'ai jamais lu Baudelaire (2022).
E Choviam Pássaros (Il pleuvait des oiseaux), seu quarto romance publicado em 2011, traduzido em vinte países, ganhou vários prémios, incluindo o Prémio dos leitores Radio-Canada, Prémio do Clube dos Irresistíveis, Prémio literário França-Quebeque e Prémio dos Cinco Continentes da Francofonia, tendo sido nomeado para vários outros. Um filme baseado no livro foi lançado em 2019, realizado por Louise Archambault.
A tradução portuguesa deste romance deslumbrante acaba de chegar às livrarias portuguesas, com o cunho da Gradiva.Texto sinóptico
Habitando nas profundezas de uma floresta canadiana, Tom e Charlie, já bem avançados na idade, estão determinados a viver o resto das suas vidas segundo os seus próprios termos: livres de todos os laços e responsabilidades. Contudo, o tão desejado isolamento é interrompido pela chegada de duas mulheres, uma fotógrafa à procura do último sobrevivente que lhe falta encontrar do Grande Incêndio de Matheson, decorrido há décadas, e uma idosa a quem a vida ofereceu, finalmente, a oportunidade de ser livre.
Um romance marcante que mostra de forma maravilhosa que o amor, a esperança, a determinação e o desejo de ser livre se podem manter por muito tempo. A escrita irresistível de um livro várias vezes premiado.
Elogios da imprensa
«Um romance que vai certamente deixar a sua marca.»
Martine Desjardins, L’actualité
«Que lufada de ar fresco! E que humanidade! Jocelyne Saucier é uma mágica da alma.»
Danielle Laurin, Le Devoir
«É absolutamente necessário ler, pelo menos uma vez na vida, o livro E Choviam Pássaros...»
David Chabot, Radio-Canada
Outra publicação recente da editora: Enxaqueca - Como trato as minhas crises sem fármacos.
Sem comentários:
Enviar um comentário