quinta-feira, 23 de novembro de 2017

«Verdade Tropical», a autobiografia de Caetano Veloso

Originalmente publicado no Brasil em 1997, Verdade Tropical, a biografia de Caetano Veloso, conhece agora, vinte anos depois, uma nova edição, revista e ampliada pelo músico e autor.
Com textos inéditos, em Verdade Tropical o leitor pode encontrar a análise do músico sobre as transformações culturais e políticas do Brasil de 1997 até à actualidade. A obra é composta por 608 páginas e tem o selo da Editora Companhia das Letras.

Texto sinóptico
Verdade Tropical é uma obra incontornável para quem procura conhecer Caetano Veloso. Idealizador do projecto Tropicália, Caetano nasceu como músico e compositor “mais ou menos involuntariamente”, no seio de toda uma geração de artistas em efervescência contra os anos de chumbo impostos pela ditadura militar. As memórias de Caetano partem da infância em Santo Amaro, na Baía – onde leu Clarice Lispector, ouviu João Gilberto e se apaixonou pela primeira vez -, atravessam a adolescência, a prisão em 1968, o exílio em Londres, compondo no seu conjunto um extraordinário panorama do Brasil e um fascinante retrato do artista. Publicado pela primeira vez em 1997, quando Caetano cumpria 55 anos, o livro foi agora revisitado por ele, no ano em que cumpre 75.
No balanço, Caetano debruça-se sobre o seu percurso pessoal, musical e literário e faz um acerto de contas com a sua vida e a do seu país.
Com absoluta franqueza, aguda provocação e um estilo muito próprio de empregar a língua portuguesa, Caetano dá mais uma prova da sua capacidade única e incomparável de nos emocionar com a palavra, expondo a sua “própria verdade”.
«Este livro (ou Caetano) mistura memórias, reflexões e intuições poderosas para fazer uma releitura sensível de vários tempos brasileiros.» Milton Hatoum
 

Sem comentários: