segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lançamento de livro: Atelier Bugio João Favila Menezes

Esta tarde decorreu o lançamento do livro, que teve a apresentação a cargo do arquitecto Paulo David.

 


O livro “Atelier Bugio João Favila Menezes” apresenta os trabalhos mais relevantes compreendidos entre 1994 e 2010
Cada projecto apresentado no livro revela uma fase do processo de fazer ou “cozinhar” arquitectura.






“O domínio da preexistência a partir de um levantamento exaustivo é objectivamente o primeiro grande trabalho do processo estabelecido pelo Atelier Bugio. A construção do tema de trabalho reside neste encontro mediado pela fotografia, pelo desenho e por sucessivas maquetas do território que é dado a trabalhar. Trata-se de construir a memória accionando mecanismos de observação detalhados e sistemáticos.”

 



João Favila Menezes foi o autor do projecto da Quinta da Casa Branca, que venceu o Prémio de Arquitectura da Cidade do Funchal, e foi precisamente neste espaço que o livro foi lançado.


 
Um dos projectos do arquitecto no Garajau (Ilha da Madeira) 














  





Sobre o arquitecto:
Nasceu em Coimbra em 1966, e é, desde 1998, sócio e arquitecto coordenador do Atelier Bugio, em Lisboa. Desenvolveu vários projectos no âmbito da arquitectura e turismo, incluindo a ampliação do Hotel do Porto Santo. Tem sido referido em vários artigos dedicados à arquitectura, no Expresso, DN, Independente e El País, e nas revistas 2G (Barcelona), arq./a (Lisboa) e Evasões (Lisboa). Recebeu o prémio anual de recuperação da Associação Portuguesa de Municípios e Centros Históricos, pela recuperação e reconversão em restaurante do Forte de N. Sra. da Conceição, no Funchal, em 1997. Foi nomeado para o prémio SECIL e o para o prémio Mies van der Rohe em 2001.


¥ O autógrafo do arquitecto foi muito original, em vez da sua assinatura, em cada exemplar rabiscou o que lhe veio à mente.

Sem comentários: