"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade do que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro, e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento”.
É este o texto que inicia Pássaros Feridos, um épico arrebatador tão bem escrito por Colleen Mccullough.
Quando um livro me cativa e me dá prazer, virar a última página é sempre doloroso. É tal e qual uma despedida. Tal como os ciclos e tal como na vida, tudo é efémero e há que tirar partido das vivências que nos fazem felizes, enquanto estas luzem, no momento.
Não consegui ficar aborrecido nem parar de virar as 600 e tal páginas deste livro, pois não encontrei nenhum ponto fraco, tanto na narrativa como na escrita, que é envolvente e de genial maestria.
As três gerações de mulheres que dão vida a este romance dramático, Fee, Meggie e Justine são de contrastes, onde as vivências individuais complementam-se mutuamente.
É um romance completo e de extrema sensibilidade, não fosse o amor proibido a temática abordada.
10 comentários:
Lembro-me de ver a série quando tinha 8 anos e muitos anos depois comprei os dvds da séria, se não me engano são 4. Magníficos. Adoro esta história, o filme, o livro!!
Li da autora "O toque de midas" adorei também :) mas não tanto como pássaros feridos!
Abrraços
tenho a vaga sensação de ter visto este filme há muiiiito tempo!
no entanto, entre ver o filme e ler o livro, sem dúvida que prefiro a última alternativa. a introdução transcrita fisgou-me. um livro a ler, sem dúvida :)
beijo.
Olá,
Eu tenhio ideia de ter visto o filme e de ter gostado.
Quanto à autora, recomendo-a...li "Tim" e adorei.Podes ver a minha opinião aqui: http://livrosomeuvicio.blogspot.com/2010/09/tim-de-colleen-mccullough.html
Boas Leituras e Bons Filmes!
Bjs
viva, miguel do atlântico,
são assim mesmo as narrativas/filmes que me prendem: fortes, centrados nas personagens e nas suas [in]completudes.
um abraço!
Paula, deves ter visto a série de 1983.Eu vi a de 1996, a que é menos completa.
Outros Encantos, recomendo sim.
Ana, "Tim" será uma das minhas próximas leituras da autora.
Jorge, 1 abraço.
Da Colleen Mccullough, li "Um Toque de Midas", um magnifico épico que se passa na Austrália, muito bom, um dos melhores desta autora! Não li "Passáros Feridos", mas vi a série quando se deu na TV, era eu um adolescente, e não perdia um episódio! :)
Boas leituras!
Olá Miguel
Eu não li o livro e julgo não ter visto a série, contudo já li muitas críticas positivas sobre este livro, "Um Toque de Midas" e "Tim", todos livros desta escritora. Tenho os três e depois de ter lido o teu comentário acho que vou mesmo começar por este:"Pássaros Feridos". Mas não vai ser uma leitura para breve,contudo espero que a faça ainda este ano.
Beijinhos
Boa leitura;)
Li o livro há uns tempos e posso dizer que gostei muito. Concordo quando dizes que o facto de ter 600 páginas não o desvaloriza e nem o torna aborrecido, antes pelo contrário: queremos tanto conhecer o destino das personagens - no meu caso, principalmente o de Meggie - que é impossível perder o entuasiasmo.
Confesso que não vi nem o filme nem a série, talvez um dia o faça. (:
Nossa, adorei este livro também, é um dos meus TOP 10. Depois desse li mais dois da autora, TIM e as As Moças de Missalonghi. Estes dois também são bons, mas pássaros feridos com certeza é sua melhor obra.
Gisela - Ler para Divertir
Eu li o livro (passaros feridos)ha uns 10 anos atrás e ADOREI!!! Queria o ler novamente mas não o encontro à venda em lado nenhum... Alguém me consegue dizer onde o posso encontrar à venda??
Enviar um comentário