O romance A Boneca de Kokoschka, publicado pela Quetzal em 2010, foi escolhido entre centenas de obras dos mais promissores talentos europeus na área da literatura.
Após o reconhecimento da qualidade da sua obra de contista, com a atribuição do prémio Camilo Castelo Branco à Enciclopédia da Estória Universal, o prémio da União Europeia para a Literatura é o primeiro passo na afirmação internacional do romancista português.
O prémio da União Europeia para a Literatura consiste na nomeação de um Embaixador para a literatura e na eleição de um jovem talento de cada um dos países participantes.
Aquando da publicação, em 2010, A Boneca de Kokoschka recebeu elogios da imprensa especializada, tendo sido notado o estilo próprio e o universo singular da escrita de Afonso Cruz.
O romance centra-se na história do pintor Oskar Kokoschka que, quando terminou a relação com Alma Mahler, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada.
3 comentários:
Foi um prémio mais do que merecido!
Ainda não tive oportunidade de ler este que foi premiado, pois é um livro que anda desaparecido das livrarias faz algum tempo...
Certamente merecido, mas como nunca li nenhum dele..
A foto que publiquei no post foi que "roubei" de um post da página da editora no FB. Nova resma de exemplares da obra premiada deve estar quase a chegar às livrarias.
Os Prémios são bons, pelo menos põem as gráficas em movimento, para que se satisfaça a vontade dos leitores :)
Nisso tenho de concordar contigo, Miguel! :)
Pode ser então que numa próxima visita o livro já possa vir para casa.
Enviar um comentário