Editora: Booksmile
Data de publicação: Setembro 2017 N.º de páginas: 40 |
Uma história sobre um urso que encontra um piano na floresta, aprende a tocar música, muda-se para a cidade e torna-se um pianista afamado mundialmente. Este é o chamariz do primeiro livro infantil de um jovem e auspicioso autor e ilustrador inglês, que com esta obra, já traduzida em 12 idiomas, venceu o Waterstones Children’s Book Prize para Melhor Livro Ilustrado de 2016.
Um dia, na floresta, um ursinho encontrou uma coisa que nunca tinha visto.
Nos dias, semanas e meses seguintes, o urso regressa sempre ao local da sua descoberta e vai, gradualmente, ganhando confiança com esse objecto que consegue emitir diferentes intensidades de sons. Ao mesmo tempo que o próprio vai crescendo, tornando-se num urso-pardo adulto e forte, as suas patas tornam-se cada vez mais hábeis e sensíveis quando manuseiam as teclas brancas e pretas do piano.
O instrumento, ao ficar posicionado no bosque continuamente, atrai a curiosidade de toda a população de ursos residentes, principalmente quando o urso manuseia-o e as melodias que dele irradiam agradam a todos.
Quando o urso tocava, sentia-se feliz! O som levava-o para longe da floresta.
Mas um dia, chegam à floresta uma menina e o seu pai e, encantados com a habilidade musical do urso, fazem-lhe um convite tentador… Mas será que o urso deve seguir os seus sonhos, mesmo que para tal isso signifique deixar para trás a sua família e amigos? O medo do desconhecido, de sair da sua zona de conforto, a vida agitada da cidade, os aplausos, a fama… Tudo tem um custo.O protagonista de O Urso e o Piano fala é um urso preso entre dois mundos, que descobre a alegria da música, o vazio da fama e a importância dos amigos na sua vida. A história tem uma simbólica maior por o autor escolher o urso como o animal central, pois é do conhecimento geral que os ursídeos têm uma qualidade reconfortante e protectora, na medida em que são animais fortes e poderosos, mas ao mesmo tempo são seres vulneráveis.
As ilustrações de David Lichtfield destacam-se pela envolvência dos cenários gigantescos da natureza, com árvores portentosas que dão a sensação de estarem em movimento (devido à técnica do traço a lápis de várias linhas finíssimas na horizontal, nos troncos e folhagens). Este ilustrador tem de facto, uma personalidade artística bem caraterística; o seu cuidado pelo pormenor é bem visível ao longo das 40 páginas que constituem esta obra.
O Urso e o Piano é, portanto, um livro com um texto recheado de mensagens importantes para os mais pequenos; depois, a parte visual é cativante, o que perfaz a junção perfeita que qualquer autor pretende quando trabalha numa obra que tem o infantil o público-alvo.
Já no próximo dia 13, a Booksmile publica o segundo livro infanto-juvenil de David Lichtfield: O Gigante Secreto do Avô.
Sem comentários:
Enviar um comentário