A editora Minotauro publica a 19 de Fevereiro o romance Graziella, o novo volume da colecção Clássicos do Século XIX. Alphonse de Lamartine (1790–1869) foi um poeta, escritor e político francês, considerado, ao lado de Victor Hugo, um dos precursores do Romantismo em França.
Defensor de ideais republicanos e humanitários, alcançou grande notoriedade em 1820 com a publicação de Méditations poétiques, obra que inaugurou uma nova forma de poesia em França, marcada pela expressão dos sentimentos pessoais, pela melancolia, pela contemplação da natureza e pela reflexão espiritual.
Lamartine foi um dos líderes da Revolução de 1848. Morreu em 1869, em Paris, com a reputação de um dos grandes expoentes do romantismo francês, embora a sua influência tenha sido gradual e injustamente eclipsada por outros escritores e poetas.Sinopse
Graziella, aparição luminosa numa noite de tempestade...
A história de amor impossível que se desenrola é o mote de uma das mais importantes obras de ficção da tradição romântica francesa, um bildungsroman que é também um retrato melancólico do artista enquanto jovem no momento em que descobre a musa que o iria inspirar o resto da vida.
Mas nem o amor nem Graziella sobreviverão ao regresso do seu amado a França. As promessas de eternidade não apagam o peso das convenções. Muitos anos mais tarde, o poeta recorda as imagens assombrosas e cruéis do mais puro desgosto de amor: o primeiro. E poucos escritores as descreveram de forma tão pungente.
Outra novidade deste mês - livro de ficção - com a chancela Minotauro: Toda a Beleza do Mundo – O Museu Metropolitano de Arte e Eu, de Patrick Bringley.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
«Graziella», o livro mais ambicioso do precursor do romantismo francês
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário