O vento e o sol começaram a discutir quem era mais forte. O vento disse: "vou provar que sou o mais forte. Vês aquele velhinho lá em baixo? Aposto que consigo tirar o casaco dele mais depressa do que tu". Assim o sol se escondeu detrás de uma nuvem e deixou o vento soprar até quase se transformar em num tornado. Porém quanto mais forte soprava, tanto mais o velhinho se apertava no casaco. Finalmente o vento se acalmou e desistiu. Quando o sol saiu detrás da nuvem, apenas sorriu gentilmente para o velhinho, e este secando o suor da testa com a mão, tirou o casaco.
Foi então que o sol disse ao vento: " A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a força.”
Autor desconhecido
NAOTO HATTORI - O vento do norte e o sol
O sol pode fazer com que a gente tire o casaco mais rapidamente que o vento, o que metaforiza que a gentileza e a simpatia podem fazer com que as pessoas alterem a sua forma de pensar mais celeremente do que todas as ameaças e violências do mundo.Infelizmente as pessoas não agem assim e maioritariamente utilizam o modo mais grosseiro para exporem as suas discórdias e exigências para com os outros. Acho que muita gente deveria ler esta fábula.
4 comentários:
Muito giro! Dá que pensar.
muito engraçada esta fábula! estou de acordo.
Assertividade e respeito pelo Outro são aspectos tão importantes nas relações.
ah Miguel, infelizmente o "respeito" parece estar a ficar fora de moda para muita gente.
gostei da tua fábula, sugere uma excelente reflexão.
obrigada pelo mimo que me deixaste, adorei o video. tenho um especial carinho pelo povo cigano, gosto daquelas danças e cantares.
beijinho, Miguel.
Gostei de reler esta fábula, que já conhecia... :)
Enviar um comentário