sexta-feira, 23 de setembro de 2016

«Com o Humor Não se Brinca» é o título do próximo livro de Nelson Nunes

É publicado pela Editora Vogais, a chancela de não-ficção do grupo editorial 20|20, a 3 de Outubro e no dia seguinte é oficialmente apresentado ao público pelo comando de Nuno Markl, na Fnac Colombo. Com o Humor Não se Brinca é o resultado da paixão do jornalista e escritor Nelson Nunes (n. 1986) por uma boa piada e das suas investigações sobre os limites e os mecanismos da comédia. O prefácio desta obra é assinado por Filipe Homem Fonseca.

Com o Humor Não se Brinca (352 pp.) é o seu terceiro livro publicado. Em 2015 lançou Quando a Bola Não Entra (Ideia-Fixa) e Um Dia Não São Dias (Chiado Editora) foi dado à estampa em 2013.
Texto sinóptico
Ricardo Araújo Pereira, Herman José, Nuno Markl, Bruno Nogueira, João Quadros, Salvador Martinha, Nilton e muitos outros humoristas (incluindo os mais destacados da novíssima geração) levam-nos, neste livro, até ao fascinante centro do mundo da comédia portuguesa, revelando os seus mecanismos, fronteiras e polémicas.

Repleto de histórias pessoais sobre o percurso, as técnicas e o pensamento dos principais comediantes portugueses, este livro desvenda as ferramentas fundamentais para a escrita humorística e aborda com absoluta frontalidade as problemáticas mais importantes para a criação de uma piada.

Através de conversas com os comediantes, Nelson Nunes, jornalista e escritor, dá-nos a conhecer as suas carreiras - os passos em falso, os momentos de sorte, os grandes êxitos, as rivalidades, o que os une e os afasta - e revela tudo o que pensam sobre a arte de fazer rir os outros e as dúvidas que o humor pode suscitar:

Como se pode e deve fazer uma piada?
Quais são as técnicas mais importantes?
Porque existem tão poucas mulheres humoristas?
As piadas só funcionam se tiverem um alvo?
Há limites para o humor?
O que é o humor negro?
Roubo de piadas: facto ou ficção?

Um retrato completo do humor português contemporâneo, obrigatório para quem gosta de boa comédia e para quem dela vive.

«Escrever humor é sempre uma dor, implica olhar durante muito tempo para uma folha e pôr tudo em dúvida.» Herman José
«Há pessoas que acham que o riso tem um poder enorme, mas eu acho que isso é falso e que, quando há alguma manifestação desse poder, é impossível prevê-la. A existir algum poder no humor, é incontrolável.» Ricardo Araújo Pereira

«Fazer humor é como desarmar uma bomba.» Bruno Nogueira

 «Humor é saber ver o avesso das coisas.» César Mourão

 «Uma boa piada parte sempre da surpresa.» Salvador Martinha

 «Qualquer humorista tem dentro de si uma pequena besta.» Nilton


https://www.facebook.com/onelsonnunes/photos/a.1776603222556855.1073741825.1776602882556889/1776603579223486/?type=1&theater
O autor
Nelson Nunes é jornalista e escritor, embora o próprio tenha uma certa resistência em aceitar tão gloriosos e dignos epítetos. O escritor fez muito trabalho de reportagem ao longo dos últimos dez anos em variadas publicações como a Focus, Nova Gente ou Rádio Renascença. Também trabalhou como investigador científico na Faculdade de Ciências Humanas da Univ. Católica Portuguesa.
Actualmente, é responsável por muito estardalhaço na sua crónica semanal no P3 – do jornal Público.

Sem comentários: