quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

«Sonho de Neve», o único álbum natalício de Eric Carle, agora disponível em edição cartonada

Publicado originalmente em 2000, Sonho de Neve é o único livro de Natal do inconfundível escritor e ilustrador americano de histórias para crianças Eric Carle (n. 1929). Depois de Dream Show (título original) ter sido traduzido para português (por Ana M. Noronha) em 2010, num formato 26 x 26 cm, a Kalandraka reeditou-o agora numa edição cartonada e canteada, 18 x 18 cm, contendo texturas brilhantes na capa.
Das mais de 70 obras deste reconhecido e premiado autor, a editora já publicou A lagartinha muito comilona, Amigos, A joaninha resmungona, O artista que pintou um cavalo azul, O Senhor Cavalo-Marinho, Queres brincar comigo?, Papá, por favor, apanha-me a Lua, 10 patinhos de borracha e O grilo muito silencioso.
Texto sinóptico
Sonho de neve de Eric Carle é uma história invernosa e natalícia que parece tornar simples toda a mística que envolve o Natal. Agora em edição cartonada e num formato mais apropriado para mãos pequenas, este livro-objeto destaca-se pelas suas particularidades gráficas: a capa acetinada, que contrasta com a rugosidade dos fragmentos têxteis nela colados, a imitar flocos de neve; e as páginas intercaladas com janelas para espreitar e descobrir, cujas manchas de cor branca, qual mantos de neve, se sobrepõem às imagens escondidas, cobrindo não só o agricultor, o protagonista desta história, como também os seus animais domésticos.
A intensidade das ilustrações, bem ao estilo de Eric Carle, em collages de papel pintado e texturado, propõe uma experiência de contraste entre a brancura da neve e um vistoso colorido de tudo o resto.
O autor
Eric Carle começou a ilustrar em 1967, depois de muitos anos como diretor de arte numa agência publicitária. Estudou na prestigiada escola de arte Akademie der Bildenden Künste, de Estugarda (Alemanha), país onde residiu na sua infância. Mas como sempre quis voltar para os EUA, regressou em 1952 em busca de uma oportunidade, que acabou por lhe surgir como designer gráfico no The New York Times.
O primeiro livro da sua completa autoria foi 1,2,3, to the Zoo (1968); The Nonsense Show é o título do seu último trabalho, datado de 2015. A lista completa de todos os seus livros pode ser consultada no site oficial de Eric Carle, aqui.
 _______________________________________________________________________

 Outro livro com temática de Natal publicado pela Kalandraka: 
texto de Charles Dickens
ilustrações de Roberto Innocenti

2 comentários:

Unknown disse...

Até aos Adultos encanta.

Unknown disse...

Livro cheio de magia.