segunda-feira, 5 de junho de 2017

Novos lançamentos das cantoras brasileiras Ana Carolina e Rita Lee - e não, não são álbuns

Dia 7 a Editorial Planeta faz chegar a Portugal o livro Ruído Branco, obra que marca a estreia na literatura da cantora Ana Carolina, uma das maiores figuras da música popular brasileira actual. Ruído Branco tem um prefácio da autoria de José Luís Peixoto, onde podemos ler: «Ana Carolina conhece bem o indizível, o silêncio, o ruído branco. Esta é a minha maneira de lhe chamar poeta.»
Segundo nota editorial, este é «um livro forte, desassombrado e que olha o leitor nos olhos para lhe dizer: «O homem que há em mim se apaixonou perdidamente pela mulher que sou.» Num livro que espelha toda a diversidade do seu universo, os fãs de Ana Carolina, e agora os seus leitores, encontrarão a inconfundível marca da mulher e da artista que é: forte e corajosa, grave e livre, sem concessões a moralismos de fachada.»


Dia 23 é a vez de Rita Lee - Uma Autobiografia estar disponível nas livrarias, numa publicação a cargo das Edições Contraponto. Em seguida, o texto sinóptico deste livro que tem um prefácio do cantor Rui Reininho: «Do primeiro disco voador à última overdose, Rita é consistente. Corajosa. Sem culpa nenhuma. Tanto que, ao ler o livro, várias vezes temos a sensação de estar diante de uma biografia não autorizada, tamanha a honestidade com que conta as histórias. A infância e os primeiros passos na vida artística; a prisão em 1976; o encontro de almas com Roberto de Carvalho; o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos; os tropeços e as glórias. Está tudo aqui. E o leitor pode ter certeza: esta é a obra mais pessoal que uma estrela rock lhe poderia oferecer.
Rita Lee tratou de tudo: escreveu, escolheu as fotos e criou as legendas - e até decidiu a ordem das imagens -, fez a capa, pensou na contracapa, nas badanas... Entregou o livro assim, totalmente pronto. Entregou-se a ela própria. Em livro.»

Sem comentários: