segunda-feira, 22 de abril de 2024

«Textos de Rejeição para com as Mulheres» é uma das novidades de Abril das Edições Vieira da Silva

Após terem editado A Homossexualidade de Fernando Pessoa, em Maio de 2022, as Edições Vieira da Silva publicam Textos de Rejeição para com as Mulheres, o novo livro organizado por Victor Correia.

Texto sinóptico
Além de ter escrito vários poemas de conteúdo homoerótico, Fernando Pessoa escreveu também vários poemas dirigidos a mulheres ou sobre as mulheres. No entanto, há que ver bem o que Fernando Pessoa diz nesses textos, pois o facto de serem poemas dirigidos a mulheres ou sobre as mulheres, não significa que nesses poemas Fernando Pessoa exprima afeto para com elas, mas sim rejeição. Essa rejeição, conforme veremos ao longo desta antologia, é feita através de ironias, sarcasmos, dúvidas, ceticismo para com as mulheres.
Além de poemas, na obra de Fernando Pessoa existem muitos outros textos, de crítica, de desinteresse, de hesitação, de indiferença, de desdém, de desprezo, de desencanto pelas mulheres, e em alguns casos de aversão, por um lado sob o ponto de vista afetivo, e por outro lado sob o ponto de vista social e político, usado para exprimir a sua rejeição afetiva, levando-o ao sexismo e ao antifeminismo. Esta é portanto uma investigação que faltava, para completar a investigação sobre os poemas homoeróticos e os textos que se referem à homossexualidade na sua obra. Há mais textos de rejeição para com as mulheres, na obra de Fernando Pessoa, mas esta antologia é bastante significativa, e contribui para clarificar e compreender melhor a homossexualidade de Fernando Pessoa.

Excerto
«Em alguns textos de Fernando Pessoa não há apenas rejeição, mas também aversão. A sua classificação como aversão não é de minha autoria, mas sim do próprio Fernando Pessoa, pois foi empregue por ele nos seus Textos de comunicações mediúnicas, através de um "espírito" que com ele fala, ou seja, de Fernando Pessoa falando consigo mesmo, e sobre si mesmo, através de uma outra personagem (...).»


O autor
Victor Correia frequentou a Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma – formação em Filosofia. Licenciado e pós-graduado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestre em Estética e Filosofia da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – formações obtidas antes do Processo de Bolonha. Doutorado em Filosofia Política e Jurídica, pela Universidade da Sorbonne, em Paris. Pós-doutorado em Ética e Filosofia Política, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem exercido funções de docência na sua área de formação, além de organizar e apresentar comunicações em várias conferências.
É membro de algumas associações científicas e culturais. Publicou artigos em jornais e revistas, nacionais e internacionais. É autor de mais de vinte livroS, entre os quais Quem Tem Medo dos Filósofos? (2017), Fernando Pessoa - Textos Ateístas, Antirreligiosos e Anticatólicos (2019), Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses (2020), Deus e o Coronavírus (2021) e O Mundo Problemático das Redes Sociais (2022).

Sem comentários: