quinta-feira, 11 de abril de 2024

«Identidade e Família», o livro que está a gerar controvérsia


Chegou a 12 de Março às livrarias Identidade e Família – Entre a Consciência da Tradição e As Exigências da Modernidade, uma obra coordenada pelos quatro fundadores do Movimento Acção Ética – António Bagão Félix, Pedro Afonso, Paulo Otero e Victor Gil.

O livro, que tem gerado grande celeuma na opinião pública, reúne um conjunto de textos de várias personalidades da vida pública portuguesa sobre a importância de um pilar central da vida em sociedade: a família.
A obra, chancelada pela Oficina do Livro, conta com a colaboração de duas dezenas de figuras destacadas dos mais diversos quadrantes da sociedade portuguesa, como Jaime Nogueira Pinto, Manuela Ramalho Eanes, João César das Neves, Isabel Galriça Neto, Guilherme D’Oliveira Martins ou José Ribeiro e Castro.

Fundado a 1 de Janeiro de 2021, sob a divisa Vida, Humanismo e Ciência, o Movimento Ação Ética (MAE) tem na sua génese a vontade e determinação de pessoas de diferentes gerações, formação académica e percurso profissional, para quem o primado da ética é inseparável da razão de ser das acções pessoais e dos códigos de conduta profissionais ou institucionais. Neste sentido, o MAE é uma iniciativa cívica que visa propor abordagens, reflexões, estudos e contributos em torno das questões éticas actuais, propondo uma ética centrada na pessoa e na valorização da vida humana, combatendo a indiferença e o relativismo ético, desejando contribuir para uma maior consciencialização dos imperativos éticos e para uma ética do futuro que não seja uma ética para o futuro, mas para hoje.

Texto de apresentação
De todas as sociedades humanas, a família é a única natural, universal e intemporal. Por isso, este livro lhe é dedicado. Apesar de a sociedade estar em constante mudança e de os avanços científicos obrigarem a uma permanente actualização, existe um conjunto de princípios éticos que não são negociáveis, mas sim intemporais.
Em Identidade e Família, coordenado pelos fundadores do Movimento Acção Ética, duas dezenas de autores dos mais diversos quadrantes da sociedade portuguesa, com estilos e experiências marcadamente diferentes, contribuem para um perfil ético da vida em sociedade, destacando, em particular, a instituição familiar.

«A família é o habitat natural de convivência solidária e desinteressada entre diferentes gerações, o veículo mais estável de transmissão e aprofundamento de princípios éticos, sociais, espirituais, cívicos e educacionais, o elo entre a consistência da tradição e as exigências da modernidade, e, em consequência de tudo isto, a mais eficaz instituição de garantia de coesão do tecido social.»

Sem comentários: