terça-feira, 30 de abril de 2024

Novo livro de Salman Rushdie, entre as novidades da Dom Quixote

Eis 10 novas publicações que as Edições Dom Quixote vão publicar até ao final de Maio.

Manual para a Obediência

Com perspicácia e lirismo, Sarah Bernstein aborda as questões de cumplicidade e poder, desenraizamento e legado. É um romance minucioso e perturbador, uma obra-prima que confirma Bernstein como uma das mais estimulantes novas vozes da literatura em língua inglesa.

Anna Kim – de ascendência coreana a viver na Áustria – escreve um romance em torno da noção de raça, tema que ainda hoje marca as sociedades e se impõe no espaço privado, dividindo famílias ou impedindo a progressão de carreiras. De um modo inteligente e tocante, História de Uma Criança, baseado num caso verídico, fala de como olhamos para o outro e do que acreditamos ver nele.

Baseado numa história real, a partir de relatos de família e artigos de jornais, Voltar do Bosque – que evoca a prosa de Pavese – é a história de um trauma, de uma amizade improvável e da comunhão do ser humano com a natureza. Nomeado para o Prémio Strega em Itália, em 2023, é o romance de estreia de Maddalena Vaglio Tanet.


Escrito com uma simplicidade apenas aparente, A Filha Única (finalista do Prémio Booker Internacional 2023) é um romance profundo e cheio de sabedoria que nos fala de maternidade, da sua negação ou aceitação, das dúvidas, incertezas e até dos sentimentos de culpa que a rodeiam, das alegrias e angústias que a acompanham. É também um romance sobre três mulheres – Laura, Alina, Doris – e os laços – de amizade e amor – que estabelecem entre elas.
Guadalupe Nettel nasceu na Cidade do México, em 1973, e é uma das vozes mais importantes da nova geração de escritores latino-americanos.

Depois do sucesso de Pátria, este novo romance de Fernando Aramburu arrasta-nos, de uma forma muito ágil e surpreendente, para uma aventura inesperada com um desenlace magistral. Contado com um humor permanente, cáustico e veloz, e escrito com frases cuja brevidade são um autêntico virtuosismo, Filhos da Fábula é mais uma prova de que Fernando Aramburu pertence à estirpe dos grandes escritores, aqueles que nos contam histórias como mais ninguém é capaz de o fazer.


Detalhes é um romance construído à volta de quatro retratos, revelando os pequenos detalhes que, juntos, compõem uma vida. Quem é o sujeito real do retrato, a pessoa que está a ser pintada ou a pessoa que segura no pincel? Será que nos tornamos plenamente nós próprios através das nossas conexões com os outros? Pode um ente querido desaparecer de facto?
Numa prosa estimulante e provocadora, Ia Genberg levanta estas e outras questões profundas sobre a natureza das relações e a maneira como contamos as nossas histórias. O resultado é um estudo íntimo e esclarecedor sobre o que significa ser humano.

Maldade
, o novo tríler do norueguês Jørn Lier Horst.

O best-seller que inspirou a segunda temporada da série Wisting, transmitida no AMC.
Um caso arquivado ganha nova vida quando o corpo de uma jovem mulher é encontrado na floresta. Ela foi morta e desmembrada de uma forma que lembra estranhamente a assinatura do assassino em série Tom Kerr. Mas Kerr está a cumprir o seu quarto ano de prisão e não poderia ter cometido este homicídio. Em seu lugar, tudo aponta para o homem a quem a imprensa chamou o Outro – o parceiro de Kerr, que não chegou a ser encontrado.
Adrian Stiller prepara uma reconstituição na qual Kerr conduzirá a polícia aos restos mortais de uma antiga vítima. O local situa-se numa península com cerca de quinhentos hectares de florestas e terras agrícolas, e Wisting fica com a segurança a seu cargo. A sua filha Line foi destacada para documentar todo o processo. Kerr está acorrentado e algemado. A polícia tem cães e armas. Mas a reconstituição corre desastrosamente mal e, quando Kerr foge, desaparecendo na floresta, Wisting percebe que será transformado em bode expiatório.
Agora, dois cruéis assassinos estão de novo a monte e, com o relógio em contagem decrescente até ao próximo homicídio, Wisting tem de arriscar tudo para deter um mal terrível antes que este ataque de novo.

A 12 de agosto de 2022, trinta e três anos depois da fatwa contra ele decretada pelo aiatola Khomeini, assim que subiu ao palco do anfiteatro de Chautauqua, Nova Iorque, para falar sobre a importância de manter os escritores fora de perigo, Salman Rushdie foi atacado, e quase morto, por um jovem com uma faca.
Falando pela primeira vez, e com memorável pormenor, dos traumáticos acontecimentos desse dia, Salman Rushdie responde à violência com a arte e relembra-nos o poder que as palavras possuem de racionalizar o que é impensável. Ao fazê-lo, oferece-nos não só o relato pungente e profundamente pessoal da experiência – e superação – desse atentado, mas também uma revigorante meditação sobre a vida, a perda, o amor e a arte – e sobre a descoberta da força que permite a alguém voltar a erguer-se.
Faca - Meditações na Sequência de Uma Tentativa de Homicídio tem tradução de J. Teixeira de Aguilar.

Romance sensível e profundo sobre os persistentes traumas da guerra, os indestrutíveis laços familiares e a inelutabilidade do passado, O Arco-Íris é uma obra lancinante e melancólica de um dos maiores escritores japoneses.
Um romance poderoso e pungente sobre três meias-irmãs no Japão do pós-guerra. Da autoria de Yasunari Kawabata (1899-1972),
que em 1968 recebeu o Prémio Nobel de Literatura.

Coração-Castelo é um extraordinário romance, finalista do Prémio LeYa em 2023.
Japão, 1637. Com a proibição de professar o cristianismo e a imposição de avultados tributos à população, cerca de 35 000 camponeses liderados por um general-menino com reputação de fazer milagres invadiram várias fortalezas governamentais e acabaram por se refugiar na ruína do castelo de Hara. Reconstroem-no em conjunto para resistir, ao longo de vários meses, à resposta do xogum - um cerco implacável levado a cabo pelas suas tropas.
Entre os que lutam contra a tirania, encontram-se Jana e o seu filho pequeno, bem como o ronin Haru - samurai renegado e agora ao serviço do seu povo. Apesar do ódio mútuo inicialmente sentido, Haru não consegue ficar indiferente a essa mulher que carrega um mistério e sabe pegar em armas, nem ao ciúme provocado pela relação dela com o missionário Clarimundo, um dos poucos portugueses que ainda não deixaram o Japão.
Mas são forçados a lutar em conjunto e, no caos que só a guerra poderia causar, os sentimentos entre estas três personagens vão exacerbar-se. Tal como no final do cerco, não existirá redenção, só a grande busca da liberdade. e a certeza de que há vida enquanto houver amor.
De Raquel Ochoa, autora de O Vento dos Outros, A Noiva do Sultão, entre outros.

Outros livros de ficção lançados recentemente pela Dom Quixote:
Vemo-Nos em Agosto, de Gabriel García Márquez;
Hans - Son o Peso das Rodas, de Hermann Hesse.

Sem comentários: